Carlos Teles, director geral da Sonepar Portugal
“Mais do que um evento, a Sonepar Costumer Summit será um espaço de partilha”
É entre os dias 20 e 22 de Setembro que a Sonepar vai reunir na Batalha o sector eléctrico. Partilha de informação , reforço de sinergias entre diferentes empresas e apresentação de novidades para a construção e renovação é o que se pode esperar deste encontro
Portalegre: Governo promete medidas que respondam a “ilha rodoviária” no distrito
“Portugal tem de trabalhar para não ser só um ponto de passagem”
Azores Retail Park representa um investimento de 40M€
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
C/ Ricardo Batista (director editorial)
Tendo como ambição tornar-se a uma referência para todos os seus parceiros, Carlos Teles, director geral da Sonepar Portugal, avança ao CONSTRUIR, que este objectivo passa por tornar-se „a primeira distribuidora B2B a fornecer, a todos os clientes, uma experiência multicanal inteiramente digitalizada e sincronizada“. Mas outros desafios como a transição energética e a descarbonização ou a valorização dos seus profissionais têm definido a estratégia do Grupo
Em que consiste este Sonepar Customer Summit?
Num sector em que o próprio mercado tem vindo a criar um real ajuste entre a procura e a oferta, só as empresas mais dinâmicas e competitivas podem manter uma actividade sólida e de futuro na construção.
É neste contexto que a Sonepar Customer Summit se afirma como um espaço privilegiado para a apresentação de novidades, um ponto de encontro para partilha de informação e know-how reforçando sinergias entre todos os agentes deste sector, perspectivando-se assim um alicerce ideal para bons negócios.
O Customer Summit, que terá lugar na Exposalão da Batalha, consiste na exposição das principais novidades em material eléctrico para a construção e renovação de edificíos residenciais, comerciais e industriais.
Que necessidades identificaram para a organização deste evento?
Este é um mercado em permanente evolução, e pelo feedback que temos dos nossos clientes, bem como, pela nossa própria experiência, sabemos que existe a necessidade de uma constante actualização tecnológica, de práticas e de produtos, que nos levam a que todos os dias exista uma necessidade de pesquisa constante pelas melhores soluções a disponibilizar aos nossos clientes.
É com esse compromisso para com os nossos clientes, e com a identificação clara das suas necessidades de informação de soluções de vanguarda que organizamos este evento. É o nosso contributo para que todo o mercado esteja informado sobre o que de melhor se faz actualmente.
O que esperam que resulte desta iniciativa?
Esperamos um sector mais informado, mais atento a necessidades cada vez mais importantes e relevantes no sector energético, como por exemplo no campo da sustentabilidade.
Acima de tudo esperamos que todos se possam rever e contar com um parceiro que está, e sempre estará, aqui para os ajudar e ao seu negócio, da melhor forma, e com soluções equilibradas e económicamente vantajosas para todos.
Além da exposição de soluções inovadoras, a Sonepar Customer Summit oferece a todos os seus visitantes um ponto de encontro de interesses do sector eléctrico, com palestras, conferências, apresentações de novidades, fóruns para partilha de informação e know-how. Mais do que um evento, a Sonepar Costumer Summit será um espaço de partilha de opiniões entre todos os instaladores, integradores, engenheiros, arquitectos, projectistas, responsáveis de manutenção industrial e outros profissionais que actuam no sector do material eléctrico.
A Sonepar não é fabricante, tem uma perspectiva distinta e global enquanto distribuidor. Dessa forma, como olham para o mercado do sector /material eléctrico? Quais são os grandes desafios que as empresas e este segmento têm pela frente?
É certo que o facto de não sermos fabricantes nos dá uma outra perspectiva sobre o mercado onde operamos, no entanto, estamos em crêr que os desafios que são colocados ao sector são de natureza transversal e muitos, afectam tanto os fabricantes parceiros, bem como a Sonepar.
Sendo nós o maior distribuidor mundial de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, temos como será de prever, uma visão abrangente sobre o sector, e também para onde devemos ir. E apontamos três os principais desafios para o futuro. Primeiramente, a Transformação Digital, onde a Sonepar tem investido fortemente, nomeadamente com ferramentas como a Inteligência Artifical (IA), e modelos predictivos de análise que serão cada vez mais comuns no sector de forma a proporcionar não só a melhor experiência aos clientes mas também a uma optimização de recursos equilibrada.
Estamos altamente empenhados, também, na promoção de soluções cada vez menos impactantes no ambiente e com a menor pegada de carbono possivel. Tendo como objectivo a transição energética e a descarbonização, a Sonepar iniciou, recentemente, a disponibilização da sua oferta verde a todos os seus clientes, com a definição das melhores soluções e produtos de menor impacto ambiental, e tal como no ponto anterior, esta é uma área em que investimos de forma dedicada e robusta.
As nossas operações logísticas são optimizadas constantemente para uma redução efectiva da sua pegada de carbono, bem como, todos os nossos centros logísticos são pensados levando em conta o menor impacto possivel.
A qualificação da mão-de-obra é outro dos desafios. Acreditamos que apenas com mão-de-obra altamente qualificada e especializada poderemos estar preparados para enfrentar o futuro com confiança, e com a segurança necessárias para novos desafios. A valorização profissional de todos e o seu enriquecimento profissional é algo que temos sempre presente, bem como ambientes de trabalho seguros, inclusos e de bem-estar.
A Sonepar é uma multinacional de grande dimensão. O que pode aportar a operação em Portugal à actividade global do Grupo?
A Sonepar é uma empresa familiar independente com posição de liderança no mercado global de distribuição B2B de materiais eléctricos e soluções complementares. Apoiando-se em uma sólida rede de 80 marcas presentes em 40 países, o Grupo definiu o ambicioso objectivo de tornar-se a primeira distribuidora B2B de materiais eléctricos no mundo a fornecer, a todos os clientes, uma experiência multicanal inteiramente digitalizada e sincronizada.
Graças à competência e ao empenho dos seus 44 mil colaboradores, a Sonepar registou uma facturação de 32,4 biliões de euros em 2022.
A empresa não mede esforços para facilitar a vida dos seus clientes nas lojas, físicas e online, nas reuniões nas instalações dos clientes, por telefone ou por e-mail, sempre disponível para atender no que for necessário. A ambição da Sonepar é tornar-se “La Référence” – a referência para todos os seus parceiros, em todos os países onde actua.