Grupo Pestana adquire complexo turístico de 5 estrelas por 43M€ no Algarve
O “complexo” turístico Vila Sol, localizado na região de Vilamoura, que estava já sob gestão deste grupo hoteleiro, inclui um hotel de 5 estrelas, 2 campos de golf de 18 e 9 buracos e um terreno para desenvolvimento com uma área bruta construtiva de 7.770m². Esta é, até ao momento, considerada a maior transacção do ano de um single asset hoteleiro
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A JLL, CBRE e Worx assessoram Santander Asset Management na venda do complexo turístico Vila Sol, em Vilamoura no Algarve ao Grupo Pestana, O grupo hoteleiro português já assegurava a gestão da unidade hoteleira e campos de golfe e, com esta aquisição, reforça a sua posição, tornando-se assim proprietário.
Este empreendimento, que inclui um hotel de 5 estrelas, 2 campos de golf de 18 e 9 buracos e um terreno para desenvolvimento com uma área bruta construtiva de 7.770m², tendo sido alienado por cerca de 43 milhões de euros.
“A aquisição do empreendimento Pestana Vila Sol é o culminar de um processo iniciado há uma dezena de anos, quando o Grupo Pestana assumiu a gestão desta unidade hoteleira e do campo de golfe adjacente. Numa primeira fase, conseguimos recuperar a rentabilidade destas unidades tendo, posteriormente, reforçado a aposta, assumindo o risco enquanto arrendatários com uma renda fixa de mercado. Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projecto e com a aposta no turismo no Algarve.”, salienta Pedro Lopes, administrador da região Algarve do Grupo Pestana.
O Pestana Vila Sol tem 189 quartos, uma ampla gama de comodidades de primeira classe e dois campos de golfe de renome internacional, com o total de 27 buracos, o complexo atrai tanto turistas quanto jogadores de golfe de todo o mundo. Além disso, o terreno para desenvolvimento acrescenta ainda valor a este negócio, oferecendo oportunidades para futuros projectos de expansão ou empreendimentos imobiliários.
“Esta venda representa um marco significativo no mercado imobiliário de Vilamoura, destacando o potencial de investimento contínuo na região. O Pestana Vila Sol é uma referência do turismo e do golfe no Algarve, e estamos satisfeitos e orgulhosos em ter participado nesta transacção.” comenta Karina Simões, head of hotel advisory da JLL.
Por sua vez, Duarte Morais Santos, head of hotel da CBRE Portugal destaca o crescente dinamismo do mercado hoteleiro na zona sul do país. Uma localização atractiva “quer para investidores internacionais como nacionais. O Pestana Vila Sol é um activo ímpar e de referência no Algarve e foi para nós um orgulho estarmos envolvidos nesta transacção. Acreditamos bastante no potencial crescente da região algarvia que com produto de qualidade terá o que é necessário para crescer e atrair novos investidores no futuro”, sublinha.
“O sector hoteleiro tem ganhado um crescente destaque em 2023, representando 40% do volume total de investimento na primeira metade do ano. Desta forma, é notória a contínua importância de Portugal no mapa de investimento internacional, bem como o peso do turismo no país. O Algarve, com destaque para Vilamoura, tem evidenciado a sua constante evolução e desenvolvimento, tornando-se atractivo no contexto do turismo mundial. Esta operação enfatiza a importância estratégica da região, tanto para operadores quanto para investidores nacionais e internacionais. Por fim, é importante destacar o trabalho realizado pelas três consultoras, que em estreita colaboração com o Santander, enquanto cliente, concretizaram uma transacção de sucesso e de referência em 2023, da qual todos se podem orgulhar”, conclui Francisco Caldeira, da Worx Real Estate Consultants.