Athena Advisers inicia comercialização de dois projectos da Savoy Residence na Madeira
A consultora quer potenciar as vendas no mercado internacional num destino muito procurado por norte-americanos e britânicos e onde os nómadas digitais, um fenómeno na ilha pós-covid, são atraídos para a compra de casa
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Savoy Residence Monumentalis, já em construção resulta de uma parceria da AFA Real Estate com a reconhecida marca de hotéis Savoy Signature, um novo projecto residencial que acaba de integrar o portefólio de comercialização da Athena Advisers. A par deste, a consultora irá também comercializar as últimas unidades do Savoy Residence Insular, concluído e pronto a habitar no centro da capital madeirense, junto à frente marítima.
O Savoy Residence Monumentalis é composto por 147 apartamentos com um novo conceito de habitação multifamiliar, desenhados como se fossem moradias, onde todos os quartos são suites e as áreas ao ar livre são em muitos casos semelhantes ou significativamente maiores que áreas interiores.
Com tipologias entre o T1 e o T3, maioritariamente, e alguns T4, os apartamentos apresentam áreas interiores amplas, entre os 105 m² e os 350 m², com varandas espaçosas que amplificam as vistas sobre o oceano e a paisagem envolvente, jardins privativos e, em alguns casos, também piscinas de uso exclusivo. Nas penthouses sobressaem os terraços e as piscinas privativas aquecidas. Os preços variam entre os 750 mil euros e os 3,3 milhões de euros para as 46 unidades disponíveis.
Este conjunto residencial, que deverá ficar concluído no Verão do próximo ano, distingue-se ainda pelas suas praças, jardins comuns e zonas de lazer para a prática de actividades, bem como uma piscina de grandes dimensões com vistas únicas para o mar.
“Estes dois projectos da AFA Real Estate reúnem todas as qualidades da marca Savoy Residence, desde a localização, as áreas amplas, os elevados padrões de construção e de acabamentos, sem esquecer o enorme cuidado com os espaços verdes e respeito pelo ambiente”, refere David-Moura George, director geral da Athena Advisers Portugal.
“Acredito que a associação da Athena Advisers à comercialização será uma grande mais-valia, já que podemos potenciar as vendas para o mercado estrangeiro, onde está a maioria dos nossos clientes. Os principais compradores nos projectos Savoy Residence, e também na Madeira, têm sido os norte-americanos e os britânicos, que são igualmente as nacionalidades que mais compram connosco. Só no ano passado representaram, respectivamente, mais de 36% e 21% das vendas realizadas pela Athena e estes dois produtos, a par do estilo de vida que o arquipélago oferece, têm tudo o que estes clientes procuram”, salienta Moura-George.
Ainda que os portugueses, incluindo os madeirenses, tenham um longo historial de compra de imobiliário na Madeira e nos projectos Savoy, a maioria dos compradores, cerca de 78%, acaba por ser de origem internacional. Entre os principais mercados estão os EUA, Alemanha, Reino Unido e Brasil, mas também os escandinavos do Norte da Europa, que têm uma grande tradição de compra na Madeira, atraídos pelo clima ameno que os leva a passar na ilha cerca de metade do ano.
Desde a pandemia de Covid-19 que o perfil de visitantes no arquipélago se alterou, tendo-se assistido a um boom de nómadas digitais, um fenómeno que antes dessa altura não se verificava. Procuram essencialmente as temperaturas amenas do clima subtropical e o contacto com a natureza, “sendo muitas vezes atraídos para a compra de casa, já que a forma como as pessoas trabalham actualmente permite que se mudem para a ilha para fugir da rotina das grandes cidades e encontrar aqui um estilo de vida mais saudável e um sentido de comunidade” , nota com David Moura-George,
Razões que justificam que a aquisição de habitação no arquipélago seja cada vez mais motivada pelo propósito de viver ou passar temporadas neste destino, em detrimento da procura para investimento puro.
De acordo com o Grupo AFA “pretendeu-se com este conceito desenvolver um produto exclusivo, de qualidade ímpar na região, capaz de competir com o que de melhor se faz no país e a nível internacional. Criou uma oferta diferenciada pela qualidade e localização, colocando a ilha da Madeira no radar dos investidores em imobiliário de luxo, com alto poder de compra. Aposta ganha, olhando para os resultados alcançados.”
Savoy Residence Insular reabilita bairro histórico
Além do Monumentalis, a Athena Advisers associou-se ainda à comercialização do Savoy Residence Insular, que nasceu da recuperação de quatro edifícios no centro do Funchal e de toda a área envolvente, no quarteirão delimitado pelo Largo do Pelourinho, a rua Visconde de Anadia e a Travessa da Malta. O conjunto habitacional disponibiliza ainda apartamentos com tipologias entre o T1 loft e o T3 triplex com áreas totais que vão dos 111 m² aos 440 m² num dos bairros mais emblemáticos e históricos da cidade, o bairro Insular, no coração da cidade. Os preços oscilam entre os €575 mil euros e os 3,3 milhões de euros para as unidades disponíveis.
A antiga moagem Insular, o mais icónico edifício e que dá o nome ao conjunto, assume-se como peça central do projecto. Além de amplos apartamentos de estilo clássico com varandas e vistas de mar, o edifício acolhe o concierge e o hall de entrada com a antiga chaminé ao centro. O projecto imobiliário recuperou ainda um antigo palacete junto ao Largo do Pelourinho, os edifícios mais modernos e minimalistas virados para o Mercado dos Lavradores, e um antigo edifício industrial que inspirou os amplos lofts com pé-direito duplo.
Ainda que localizados em edifícios distintos, as habitações partilham do mesmo conceito, onde se destacam as vistas desafogadas sobre o oceano, as piscinas privativas nos apartamentos penthouse, as zonas ajardinadas e os terraços panorâmicos, com uma piscina infinita no rooftop que oferece a todos os seus moradores uma vista deslumbrante e única sobre a cidade e baia do Funchal.
A arquitectura de ambos os projectos imobiliários, é da autoria do atelier madeirense RH+ Arquitectos.