Gebalis inicia intervenção em Telheiras Sul
A empreitada de reabilitação dos lotes localizados na freguesia de Alvalade, que integra o programa da Gebalis “Morar Melhor” vai beneficiar 200 fogos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No âmbito do programa da Gebalis “Morar Melhor”, cinco lotes do Bairro Telheiras Sul começaram a ser alvo de um conjunto de intervenções, que visam proporcionar uma melhoria significativa na vida dos mais de 430 moradores deste aglomerado urbano localizado na freguesia de Alvalade.
Construído em 1996, o Bairro Telheiras Sul é composto por seis lotes de nove andares cada, cinco dos quais estão sob gestão da Gebalis. Na sua história, o bairro já beneficiou de várias intervenções, sendo, por isso, um símbolo da reabilitação que tem sido feita nas diversas habitações municipais em Lisboa.
Este bairro, que originalmente realojou a população da Quinta das Fonsecas e da Quinta da Calçada, vê agora mais uma intervenção a ganhar forma. O objectivo é, até 2024, substituir as antigas coberturas em fibrocimento – melhorando a eficiência energética –, reabilitar as empenas, bem como efectuar uma revisão geral de infraestruturas técnicas, como é o caso dos elevadores.
Sobre as obras que agora iniciam, Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, confessa que, “ao avançarmos com notórias melhorias nestes bairros urbanos, também estamos a promover uma experiência transformadora na vida destes moradores”.
Recorde-se que, desde o arranque, no início de Junho, do Morar Melhor – Programa de Reabilitação de Bairros Municipais de Lisboa já se iniciaram intervenções em quatro bairros geridos pela Gebalis, nomeadamente os bairros dos Alfinetes, da Boavista, Padre Cruz e João Nascimento Costa. Nesse sentido, requalificar os núcleos urbanos significa, para Fernando Angleu, “regenerar a qualidade de vida destas pessoas para que se sintam, cada vez mais, em casa, e isso é o que nos move todos os dias”.
Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o programa “Morar Melhor” inclui intervenções de fundo em 478 edifícios com 8614 fracções e reabilitação directa de 1545 fracções.