CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O concurso anual promovido pela Schneider Electric convida estudantes universitários de todo o mundo a partilharem as suas ideias de inovações que possam ajudar a tornar o mundo mais limpo, inclusivo e sustentável. Este ano a equipa vencedora na Europa é a Elk Suggestions, de Portugal, composta por quatro estudantes do Instituto Superior Técnico.
Guilherme Francisco, Mariana Serrão, Murillo Teixeira, e Vinícius Damin apresentaram o projecto de uma plataforma online para o acompanhamento do consumo de energia de pequenas empresas e subsequente sugestão de hábitos energéticos. A plataforma, que se integra com o sistema Wiser da Schneider Electric, cria recomendações simples e personalizadas com um impacto claro, para que os clientes poupem dinheiro e aumentem a sua eficiência energética, tornando-se ao mesmo tempo mais sustentáveis.
“A ideia do projecto surgiu de um desafio lançado na disciplina de Energia e Sustentabilidade, no qual identificámos a necessidade de pequenas e médias empresas terem acesso a uma análise profunda e personalizada dos seus hábitos energéticos de forma automática,” comentou a equipa vencedora. “O Schneider Go Green foi uma óptima oportunidade de desenvolver o projecto com ajuda de mentores especialistas e conhecer outras ideias inovadoras durante a final europeia. Estamos orgulhosos por termos conseguido alcançar o primeiro lugar europeu e acreditamos estar no caminho certo para impactar o mundo através de inovação e tecnologia.” A ideia da equipa portuguesa foi a mais inovadora em toda a Europa e ganhou, assim, a edição deste ano do Schneider Go Green, recebendo um prémio no valor de 5.000€ e uma viagem no final do ano.
Originalmente lançado em 2011 pela Schneider Electric, e agora também em colaboração com a empresa de software industrial AVEVA, o Schneider Go Green expandiu-se rapidamente durante a última década. Anualmente, milhares de estudantes de mais de 200 países inscrevem-se no evento, apresentando ideias inovadoras enquadradas nas suas cinco categorias: Acesso à Energia; Casas do Futuro; Global Supply Chain do Futuro; Redes do Futuro e Descodificação do Futuro.