CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O concurso anual promovido pela Schneider Electric convida estudantes universitários de todo o mundo a partilharem as suas ideias de inovações que possam ajudar a tornar o mundo mais limpo, inclusivo e sustentável. Este ano a equipa vencedora na Europa é a Elk Suggestions, de Portugal, composta por quatro estudantes do Instituto Superior Técnico.
Guilherme Francisco, Mariana Serrão, Murillo Teixeira, e Vinícius Damin apresentaram o projecto de uma plataforma online para o acompanhamento do consumo de energia de pequenas empresas e subsequente sugestão de hábitos energéticos. A plataforma, que se integra com o sistema Wiser da Schneider Electric, cria recomendações simples e personalizadas com um impacto claro, para que os clientes poupem dinheiro e aumentem a sua eficiência energética, tornando-se ao mesmo tempo mais sustentáveis.
“A ideia do projecto surgiu de um desafio lançado na disciplina de Energia e Sustentabilidade, no qual identificámos a necessidade de pequenas e médias empresas terem acesso a uma análise profunda e personalizada dos seus hábitos energéticos de forma automática,” comentou a equipa vencedora. “O Schneider Go Green foi uma óptima oportunidade de desenvolver o projecto com ajuda de mentores especialistas e conhecer outras ideias inovadoras durante a final europeia. Estamos orgulhosos por termos conseguido alcançar o primeiro lugar europeu e acreditamos estar no caminho certo para impactar o mundo através de inovação e tecnologia.” A ideia da equipa portuguesa foi a mais inovadora em toda a Europa e ganhou, assim, a edição deste ano do Schneider Go Green, recebendo um prémio no valor de 5.000€ e uma viagem no final do ano.
Originalmente lançado em 2011 pela Schneider Electric, e agora também em colaboração com a empresa de software industrial AVEVA, o Schneider Go Green expandiu-se rapidamente durante a última década. Anualmente, milhares de estudantes de mais de 200 países inscrevem-se no evento, apresentando ideias inovadoras enquadradas nas suas cinco categorias: Acesso à Energia; Casas do Futuro; Global Supply Chain do Futuro; Redes do Futuro e Descodificação do Futuro.