Arranque do projecto europeu de investigação RAIL4CITIES
Um dos objectivos deste projecto é tornar as estações ferroviárias novos centros urbanos vitais para estimular cidades sustentáveis. O projecto arrancou no início de Julho e estará concluído em 2025
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto Railway stations for green and socially-inclusive cities (RAIL4CITIES) arrancou no dia 1 de Julho de 2023 e terá uma duração de 24 meses. O consórcio integra perto de duas dezenas de empresas europeias ligadas ao sector ferroviário, entre elas a Infraestruturas de Portugal (IP).
O projecto RAIL4CITIES tem tês objectivos principais: tornar as estações ferroviárias como novos centros urbanos vitais para estimular cidades sustentáveis; desenvolver e publicar uma metodologia e ferramenta com aplicação ao nível europeu; e focar na activação do ecossistema para replicação e sustentabilidade após o término do projecto. O projecto compreende cinco grandes grupos de trabalho, integrando a empresa portuguesa o grupo responsável pela criação de living labs nas estações ferroviárias. Neste âmbito serão realizados três estudos de caso em Portugal, testando especificamente como as estações ferroviárias da futura Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa podem desempenhar um papel relevante no desenvolvimento urbano sustentável.
Do ponto de vista Científico, o projecto pretende desenvolver o modelo SCP, a ferramenta de análise de impacto e o modelo europeu para a transformação efectiva e sustentável de estações ferroviárias. A nível económico/tecnológico a intenção é que os living labs demonstrem o potencial das estações para se desenvolverem como novos centros urbanos reunindo múltiplos serviços para utilizadores e cidadãos e levando à concepção de serviços e soluções inovadoras com impacto nas vertentes económica, ambiental e social.
O RAIL4CITIES é financiado pela Europe’s Rail Joint Undertaking Call Proposals 2022-02 (HORIZON-ER-JU-2022-02).