Câmara de Lisboa substitui mais de 16 mil luminárias por tecnologia LED
Câmara Municipal de Lisboa vai avançar com a substituição de mais de 16 mil luminárias da rede de iluminação pública da cidade por tecnologia LED, que irá permitir uma poupança de de 1,8 milhões de euro/ano. Autarquia lançou concurso para a escolha da empresa de gestão de eficiência energética
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Esta medida, que nesta fase irá abranger um total de 16.135 luminárias, disseminadas pela cidade (que representam 22% do parque de iluminação pública e 29% do consumo dessa rede), permitirá uma poupança anual estimada de mais de 1,8 milhões de euros.
“O Município de Lisboa está empenhado na transição energética da cidade e na concretização de políticas e de acções concretas que permitam atingir a neutralidade climática até 2030. A requalificação energética da rede de iluminação pública constitui uma medida muito relevante para alcançar essa meta e para tornar Lisboa uma cidade mais sustentável”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Tendo em vista a substituição das luminárias, foi aprovada em reunião camarária, com os votos contra do PCP e do Bloco de Esquerda, a abertura de um concurso para a celebração de um contrato de gestão de eficiência energética.
Através desse contrato, que deverá vigorar por 16 anos, uma empresa de serviços energéticos irá fornecer as soluções técnicas e financiar as medidas de eficiência energética, recebendo como contrapartida uma remuneração assente na partilha das poupanças obtidas.
O projecto de modernização do sistema de iluminação pública que se pretende concretizar na cidade inclui, além da substituição das luminárias por tecnologia LED com sistema de gestão inteligente ponto-a-ponto, a operacionalização de uma rede de comunicação e de um centro de comando e controlo.