Câmara de Lisboa substitui mais de 16 mil luminárias por tecnologia LED
Câmara Municipal de Lisboa vai avançar com a substituição de mais de 16 mil luminárias da rede de iluminação pública da cidade por tecnologia LED, que irá permitir uma poupança de de 1,8 milhões de euro/ano. Autarquia lançou concurso para a escolha da empresa de gestão de eficiência energética

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Esta medida, que nesta fase irá abranger um total de 16.135 luminárias, disseminadas pela cidade (que representam 22% do parque de iluminação pública e 29% do consumo dessa rede), permitirá uma poupança anual estimada de mais de 1,8 milhões de euros.
“O Município de Lisboa está empenhado na transição energética da cidade e na concretização de políticas e de acções concretas que permitam atingir a neutralidade climática até 2030. A requalificação energética da rede de iluminação pública constitui uma medida muito relevante para alcançar essa meta e para tornar Lisboa uma cidade mais sustentável”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Tendo em vista a substituição das luminárias, foi aprovada em reunião camarária, com os votos contra do PCP e do Bloco de Esquerda, a abertura de um concurso para a celebração de um contrato de gestão de eficiência energética.
Através desse contrato, que deverá vigorar por 16 anos, uma empresa de serviços energéticos irá fornecer as soluções técnicas e financiar as medidas de eficiência energética, recebendo como contrapartida uma remuneração assente na partilha das poupanças obtidas.
O projecto de modernização do sistema de iluminação pública que se pretende concretizar na cidade inclui, além da substituição das luminárias por tecnologia LED com sistema de gestão inteligente ponto-a-ponto, a operacionalização de uma rede de comunicação e de um centro de comando e controlo.