Programa de reabilitação e conservação da Gebalis inicia intervenções no bairro Padre Cruz
13 edifícios com mais de 210 fogos vão ser alvo de obras no âmbito do programa de reabilitação do património municipal de habitação “Morar Melhor”. A Câmara Municipal de Lisboa deverá reforçar o investimento no programa, com um novo contrato-programa, a ser anunciado em breve
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Arranca hoje, 20 de Junho, no Bairro Padre Cruz, a empreitada de recuperação e reabilitação deste conjunto habitacional. Depois do arranque do programa “Morar Melhor”, que ocorreu no passado dia 06 de Junho no Bairro dos Alfinetes, assinala-se agora mais uma série de intervenções de fundo com vista a oferecer mais qualidade de vida aos habitantes do bairro localizado na freguesia de Carnide.
Ao abrigo do programa “Morar Melhor”, um plano de intervenções global que abrange um total de 11 bairros de habitação municipal, cuja dotação financeira é de 40 milhões de euros – valor consagrado no contrato-programa acordado com a Câmara Municipal de Lisboa e que tem um prazo de vigência entre 2022 e 2026 –, está previsto para o Bairro Padre Cruz levar-se a cabo obras de substituição de coberturas em 13 edifícios situados nas ruas Professor Pais Silva, Professor Lindley Cintra, Professor Miller Guerra e Professor Arsénio Nunes.
Iniciada a sua construção na década de 1950, aquando do realojamento de famílias por força da construção da Cidade Universitária, o Bairro Padre Cruz tem sido alvo, ao longo das últimas décadas, de inúmeras intervenções que foram mudando a sua paisagem urbana. Nesse sentido, e tendo como objectivo principal proporcionar uma franca melhoria das condições de habitabilidade e conforto à comunidade deste bairro de habitação municipal gerido pela Gebalis, que conta com mais de 3300 residentes distribuídos por cerca de 1400 fogos, as obras de reabilitação e conservação iniciadas hoje vão desenvolver-se ao longo de 2023, dotando assim o edificado de uma maior sustentabilidade energética.
De acordo com Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, as intervenções que arrancam hoje no Bairro Padre Cruz “são mais um passo que damos, de forma segura e consistente, para garantir a obrigatória qualidade de vida da comunidade”, ainda acrescentando que a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis “assumem desde o primeiro momento esse mesmo compromisso, agora corporizado por um programa que vem dar um enorme impulso de inclusão a uma cidade que se quer agregadora e sobretudo socialmente sustentável”.
A Câmara Municipal de Lisboa já manifestou ter como objectivo aumentar de forma significativa o investimento no programa “Morar Melhor”, o qual terá continuidade durante a próxima semana no Bairro da Boavista, com um novo contrato-programa, a ser anunciado em breve.