C&R 2023 prepara edição
Até à data, a feira regista um crescimento de 23,12% no número de empresas expositoras. A reabilitação energética, a emergência do NZEB, soluções para a distribuição alimentar e CAEs são alguns dos temas em destaque na feira de Climatização e Refrigeração que decorre de 14 a 17 de Novembro em Madrid
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Agendada para 14 a 17 de Novembro, a Feira de Climatização e Refrigeração C&R 2023, transformará os pavilhões da IFEMA MADRID na grande plataforma de referência da península ibérica para os sectores do Ar Condicionado, Climatização, Ventilação, Refrigeração Industrial e Comercial, Aquecimento e Canalização. Num momento-chave de recuperação do mercado e coincidindo com a celebração do 20º aniversário da feira, todas as expectativas apontam para que esta seja uma edição muito representativa, reafirmando a sua posição como o principal ponto de encontro de toda a cadeia de valor desta indústria.
É o que revela a excelente taxa de contratação registada até à data, que já ascende a 245 empresas expositoras directas e uma ocupação de 22.160 m2, representando aumentos de 23,12% e 42%, respectivamente, face aos números finais de 2021.
A primeira reunião do Comité Técnico do Comité Organizador da feira, definiu os temas a abordar pelo FORO C&R 2023 nas suas várias sessões. Este programa de Conferências Técnicas, tal como em cada edição, será de grande alcance e interesse profissional, uma vez que abordará os temas mais relevantes da actualidade do sector, e será coordenado por algumas das associações que integram o Comité Organizador da C&R.
Numa primeira antevisão de conteúdos, na terça-feira, dia 14 de Novembro, a manhã será dedicada às implicações dos novos fluídos frigorígenos nas instalações térmicas, por referência às exigências do novo regulamento dos gases fluorados, numa sessão coordenada pela AFEC (Associação de Fabricantes de Equipamentos de Ar Condicionado), e à tarde, as soluções disruptivas na refrigeração industrial serão analisadas pela AEFYT (Associação das Empresas de Refrigeração e suas Tecnologias).
No segundo dia da feira, será abordado o desafio da reabilitação energética em todas as suas dimensões, não só em termos de energia, mas também de conforto e saúde dos utilizadores, numa conferência organizada pela AFEC, e na sessão da tarde, o ASHRAE Spain Chapter fará uma apresentação sobre o caso de estudo do projeto realizado no Hospital Universitário 12 de Octubre em Madrid.
Na quinta-feira, 16 de Novembro, o FORO C&R abordará três temas de grande actualidade como os Edifícios de Emissões Zero, conferência coordenada pela ATECYR (Associação Técnica Espanhola de Ar Condicionado e Refrigeração); Desafios e Soluções para a Distribuição Alimentar e CAEs (Sistema de Certificação de Poupança Energética), estas duas últimas sessões coordenadas pela AEFYT.
Como todas as edições, a Galeria de Inovação mostrará as principais novidades e I&D+i do sector, e a feira dedicará um capítulo especial à promoção das boas práticas na instalação, nas Oficinas de Técnicas Aplicadas à Climatização (TAC) e na Oficina de Refrigeração.