Exportações da fileira da madeira e mobiliário crescem 14% no 1º trimestre de 2023
Depois de um ano recorde, as exportações da fileira da madeira e do mobiliário continuam a registar um forte crescimento com as vendas ao exterior a ultrapassarem os 840M€ nos três primeiros meses do ano, mais 100 M€ que no período homólogo. Os números foram avançados no final do “The Hotel Show Dubai”, um dos maiores certames internacionais da fileira e onde Portugal marcou presença

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Nos primeiros três meses do ano as exportações da fileira da madeira e do mobiliário ultrapassaram os 840 milhões de euros, o que representa um crescimento de 14% face a igual período do ano transacto. Recorde-se que 2022 foi um ano recorde para esta indústria com as exportações a ultrapassarem, pela primeira vez, a fasquia dos 3 mil milhões de euros.
“O sector viu as suas exportações crescerem mais 100 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023” destacou Vítor Poças, presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP). As declarações do responsável foram feitas no encerramento da feira “The Hotel Show Dubai”, que se realizou de 23 a 25 de Maio, no World Trade Centre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A participação da delegação portuguesa foi organizada pela AIMMP, no âmbito do seu projecto de internacionalização Inter Wood & Furniture.
“The Hotel Show Dubai” é um dos maiores e mais completo evento do sector hoteleiro na região do Médio Oriente e Norte de África atraiu mais de 10.000 visitantes profissionais provenientes de todos os pontos do globo. Portugal fez-se representar com um grupo diversificado de empresas: A.Freitas & Barbosa; Apacheco; ARQ Tailor’s; Bloma by Covema; Casa Magna; Compincar; Fagotel; Flumen by Decor in White; MainGUILTY; MAMOA; MBN Group; Muranti; PA.ArK Arquitetos; Ribadao Wood Boutique; Safina; Salma; Toronobre – Comércio de Madeiras;. e X8 Solutions Group.
O mercado dos Emirados Árabes Unidos é hoje um dos mercados mais importante para o sector da madeira e mobiliário português, onde a AIMMP tem vindo a fazer uma aposta forte através do seu projecto de internacionalização com a presença em certames como “Dubai Design Week”, “Hotel Show Saudi Arabia”, “Build Your House Qatar”, e através de diversas missões de negócios.
“Continuamos a abrir fronteiras e caminhos para as empresas do nosso sector, a promover a qualidade e o design dos nossos produtos e a contar com as capacidades e competências dos nossos fornecedores que fazem acontecer”, sublinhou ainda o presidente da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.