DCIM100MEDIADJI_0558.JPG
SunEnergy instala mais de 2.000 painéis solares no Hospital de Gaia
A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, concluiu a instalação de 2.027 painéis solares fotovoltaicos de 455W, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho. Este é um dos maiores projectos de autoconsumo em hospitais em Portugal

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
“Com a instalação destes mais de 2.000 painéis solares fotovoltaicos em vários dos edifícios desta unidade de saúde conseguiu-se obter uma potência muito próxima do limite máximo de potência permitido para este tipo de projectos regulados pelo Decreto-Lei nº 162/2019, de 25 de Outubro, uma potência total próxima de 1 MW”, sublinha a empresa em comunicado.
A concretização deste projecto vai permitir, por um lado, diminuir a fatura energética do Hospital na ordem dos 200 mil euros por ano, e, por outro, vai permitir igualmente reduzir significativamente as emissões de CO2, estando prevista uma diminuição anual das emissões de CO2 em 300 toneladas.
“Este é mais um projecto de referência no panorama nacional do autoconsumo, que posiciona a Sunenergy como um dos principais players na área da energia solar em Portugal. O Hospital de Gaia, sendo um dos maiores hospitais do país, tem um grande consumo energético e muito regular, pelo que, a aposta na instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo como forma de reduzir a sua factura energética e também a sua pegada ecológica faz todo o sentido e foi com enorme orgulho e satisfação que a SunEnergy aceitou este desafio”, sublinha Raul Santos, CEO da SunEnergy.
Este projecto surgiu no seguimento de um concurso público lançado pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, com financiamento dos fundos de coesão da União Europeia e do Portugal 2020 através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
“As questões relacionadas com a sustentabilidade são cada vez mais relevantes e as unidades de saúde como o nosso Hospital, que são grandes consumidores de energia, também sentem necessidade de dar o seu contributo, por pequeno que seja, para garantir a sustentabilidade do nosso planeta. Por este motivo, decidimos que faria todo o sentido apostar na instalação de painéis solares, não só porque nos permite obter uma poupança significativa na nossa factura energética e, com isso, aplicar esses recursos na melhoria dos cuidados de saúde prestados aos nossos utentes, mas também porque estamos a ajudar as gerações futuras”, refere Rui Guimarães, médico e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar V. N. Gaia / Espinho.