
CONSTRUIR
Olhar para as “Oportunidades Portugal 2030 & Horizon Europe”
APDL adjudica implementação do Porto Seco da Guarda por 3,7M€
40 startups na Construmat “impulsionam” mudança para uma nova forma de construir
Governo prepara empréstimo de 1000M€ para obras em escolas
Greenvolt lidera seis instalações de energia renovável para a Logifrio
Novo ‘Condominhas Urban Living’ nasce entre a Foz do Douro e o centro histórico do Porto
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com mais imóveis transaccionados pela Remax
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
“As Soluções para Construção e reabilitação, desenhadas para evitar a perda de energia e aumentar o conforto, sempre com uma forte preocupação na sustentabilidade, serão o tema da participação das nossas empresas. Será possível conhecer à escala real os sistemas de isolamento para interior da Gyptec e Volcalis, as soluções para as paredes exteriores Preceram e as vantagens da utilização da argila expandida Argex nos edifícios e cidades”, revela José Ávila e Sousa, director técnico e marketing do grupo. O responsável sublinha ainda que os dois grandes destaques do Grupo Preceram são candidatos a prémio inovação: o tijolo térmico PRO25, na categoria Materiais, Máquinas e Equipamentos e a lã mineral Volcalis Alpha Plus na categoria Eficiência Energética.
Os visitantes terão ainda oportunidade de experimentar o conforto acústico das soluções do grupo no auditório Tektónica Tek Talks no pavilhão 2 destinado às apresentações, workshops e formações das empresas presentes na feira. Um espaço “construído com recurso às soluções em placas de gesso Gyptec e isolamento em lã mineral Volcalis. A utilização destes produtos permitirá ter um espaço com uma acústica melhorada, criando o ambiente ideal para as apresentações”, afirma Ávila e Sousa. “Estaremos ainda presentes no espaço da associação Passivhaus Portugal, com um exemplo de solução para parede exterior, com o novo tijolo PRO25, desenhada para os edifícios Passivhaus”.
Uma presença reforçada, naquele que o director técnico do grupo considera ser “um palco privilegiado para conhecer e ser conhecido”. “É uma aposta que o Grupo Perceram faz, em estreita colaboração com os nossos parceiros. Este ano gostava de destacar alguns momentos um pouco diferentes em que pretendemos potenciar esse “networking”, nomeadamente o 2º Meeting Woman in BIM Portugal que decorre no final do primeiro dia da Tektónica, a conferência da ANCV Greenroofs que promove as vantagens das coberturas verdes e os almoços de trabalho no novo espaço Tektónica Village”, adianta Ávila e Sousa.
Sendo a Tektónica um ponto de encontro do sector este é também o palco de discussão das questões prementes do sector, em especial as que envolvem a eficiência energética e a descarbonização e debate sobre as soluções existentes para uma construção mais rápida e eficiente. Temas que têm dominado o trabalho e o esforço interno que o grupo tem desenvolvido. “A indústria tem tido a capacidade de se actualizar, evoluindo sempre no sentido de dar resposta aos desafios. Podemos ver isso na indústria do cimento e, falando do Grupo Perceram, o novo formato do Tijolo Térmico PRO25 vem responder a essa necessidade de construirmos de forma mais rápida e sustentável. Claro que estamos também envolvidos nos temas da construção industrializada e nos sistemas de construção leve com os sistemas Gyptec e Volcalis”, sublinha Ávila e Sousa.