Morfologia da cidade portuguesa em exposição na Universidade Portucalense
A exposição resulta do projecto de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) ‘Tipologia do Edifício: inventário morfológico da cidade portuguesa’, coordenado por Carlos Dias Coelho e Sérgio Padrão Fernandes, docentes e investigadores da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
A Biblioteca Geral da Universidade Portucalense (UPT) recebe, a partir desta sexta-feira, 28 de Abril, a exposição “Tipologia Edificada: Portugal” que tem como objectivo apresentar o Atlas Morfológico da Cidade Portuguesa e explicar a forma da cidade em Portugal e a própria construção do território do ponto de vista dos edifícios. A exposição estará patente na Biblioteca Geral da UPT até 30 de Maio.
Esta exposição resulta do projecto de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) ‘Tipologia do Edifício: inventário morfológico da cidade portuguesa’, coordenado por Carlos Dias Coelho e Sérgio Padrão Fernandes, docentes e investigadores da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
“A ideia subjacente ao projecto da exposição é a conclusão do Atlas Morfológico da Cidade Portuguesa que tem vindo a decorrer na última década. Este capítulo final de pesquisa aborda as tipologias construtivas e traduz a diversidade cultural e a riqueza das construções feitas pelo homem no âmbito de um pequeno país, como retratados simultaneamente pela singularidade ou repetição das estruturas construídas, constituindo classes e séries sincrônicas e diacrônicas”, explica Sérgio Padrão Fernandes.
São três as categorias teóricas – Programa, Contexto, Tempo – que organizam o mapeamento do território e a selecção de 120 edifícios, de acordo com critérios representativos que levam em conta os diferentes programas arquitectónicos, as características geográficas do país, os princípios típicos de composição de alguns períodos históricos, bem como as fases do processo evolutivo.
O acolhimento da exposição no Campus da UPT celebra o recente protocolo de criação do núcleo de investigação UPT – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) e inicia uma colaboração entre instituições, nas áreas científicas da Arquitetura e do Urbanismo, mais precisamente da morfologia urbana.
A exposição inclui, ainda, uma conferência de abertura, intitulada “Building typology: morphological inventory of the Portuguese City”, apresentada por Sérgio Padrão Fernandes, Co-PI do Projecto de Investigação, que vai apresentar os objectivos do projecto, a sua metodologia e os resultados alcançados.