CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Roca regressa ao prestigiado Salão do Móvel de Milão 2023 (Salone del Mobile), com Nutura, criado por Benedetta Tagliabue – EMBT Architects, inspirado na luz e nas texturas do Mediterrâneo. Nutura transporta os visitantes ao longo de uma viagem sinuosa e multissensorial entre paredes de madeira onduladas e cerâmica, onde pilares e persianas criam um jogo de luzes, sombras e texturas. O nome e a inspiração do pavilhão resultam da junção dos nomes das mais recentes colecções da Roca: Nu, concebida por Inma Bermúdez, e Tura, por Andreu Carulla.
Uma homenagem à natureza e à arquitectura de Barcelona do século XX, o pavilhão integra-se na perfeição no Cortile d’Onore da Universidade, rodeando e respeitando um imponente Gingko biloba.
“É possível desfrutar do pavilhão Nutura a partir do interior e do exterior. É um lugar de paz, de descanso, construído com elementos naturais que se vão descobrindo pouco a pouco. Quando se entra no pavilhão, é como se se entrasse num mundo junto ao mar e que está directamente relacionado com a arquitectura mediterrânica de Coderch”, afirma Benedetta Tagliabue.
Tanto as formas orgânicas do pavilhão como a combinação de cores neutras, desde as tonalidades da madeira às gamas de azul, fazem recordar a terra e o mar. “Ecos do Mediterrânico”, explica Benedetta Tagliabue, “elementos da natureza com a qual os visitantes entram em contacto e interagem progressivamente”.
O pavimento de cerâmica apresenta desenhos alegóricos das colecções Nu e Tura. As peças de cerâmica, seguindo o design de Benedetta Tagliabue – EMBT Architects, foram produzidas pela Ceràmica Cumella, em colaboração com o IAAC (Instituto de Arquitectura Avançada da Catalunha), e unem tradição artesanal e tecnologia.
Além disso, à medida que o visitante caminha pelo espaço ou o contempla a partir de um ponto de vista diferente, este descobrirá um mar de letras flutuantes sobre o solo que revelam uma mensagem oculta. O caminho termina numa espécie de praça, na qual o visitante pode relaxar e desfrutar da vista sobre o belo claustro renascentista do Cortile d’Onore.
Os materiais naturais do pavilhão contrastam com uma criação digital dos artistas de 3D Julia Ippolito e Joe Mortell, com direção artística de Isern Serra. “Metaverso Mediterrânico: uma jornada onírica” transforma Nutura numa experiência imersiva e apresenta, em simultâneo, uma terceira colecção para espaços de banho, Ona, através de um mundo surrealista de imagens cativantes inspiradas na paisagem, nas cores e na luz do Mediterrâneo.
Para Marc Viardot, director corporativo de marketing e design do grupo Roca, “A Semana de Design de Milão é o cenário internacional para apresentar o que significa verdadeiramente uma marca. Cada apresentação é uma fotografia que dá vida à marca com toda a história e todas as camadas intangíveis que estão subjacentes. A colaboração com Benedetta Tagliabue representa o ADN da Roca de uma forma intrigante e misteriosa, e converte-se numa parte dele a partir desse mesmo momento.”
Em sintonia com o lema Re-Evolution (re-evolução) e de acordo com a filosofia de sustentabilidade da Roca, todos os materiais que compõem o pavilhão serão desmontados, recuperados e utilizados noutros projetos.