Projectos para indústria 4.0 vão ter apoios de 60M€ do PRR
Os investimentos em tecnologias para a indústria 4.0 e que contribuam para a transformação digital das empresas, bem como a melhoria da sua sustentabilidade ambiental, vão poder beneficiar de um apoio global de 60 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência

CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Esta é uma das novidades introduzidas com a reprogramação do Programa de Recuperação e Resiliência (PPR) e consiste numa nova medida de apoio complementar a introduzir na componente 16 Empresas 4.0.
A nova medida visa apoiar projectos de investimento em tecnologias de indústria 4.0 com uma subvenção até 200 mil euros, contribuindo para a inovação organizacional e de processos em mais de 200 Pequenas e Médias Empresas (PME), destinados à implementação de soluções tecnológicas que se enquadrem em pelo menos uma das dez áreas de actuação abrangidas. Entre estas estão a “transição digital de processos operacionais incluindo a gestão e planeamento de produção e logístico”, “soluções para armazenamento, gestão e processamento avançado de dados”, “soluções de inteligência artificial aplicadas ao processo produtivo”, “Digital twins (novos modelos digitais), simulação, e modelação industrial, “desenho e manufactura aditiva” e “projectos de realidade aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos”. Áreas que têm conhecido um forte crescimento no sector AEC por força da revolução digital que o sector atravessa.
Com este apoio pretende-se demonstrar que a incorporação de tecnologias digitais nos processos pode trazer ganhos rápidos de produtividade também às PME, potenciando o seu crescimento.
A indústria 4.0 é uma das áreas em destaque na edição deste ano da Hannover Messe, a maior feira industrial do mundo, que termina a 21 de Abril.
Algumas das mais de 30 empresas presentes no certame apresentaram soluções industriais ligadas à digitalização, automação, robótica, realidade aumentada, gémeos digitais e inteligência artificial e confirmaram que Portugal possui capacidade para fornecer tecnologias avançadas nestes domínios.