CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Daikin Europe N.V. assinou uma parceria “histórica” com o município de Manchester, em Inglaterram para reequipar até mil habitações com equipamento com um baixo nível de emissão de carbono. O acordo, que é o primeiro do género entre uma cidade-região britânica e uma empresa japonesa, permitirá ao município de Manchester tornar-se um “banco de ensaio” para novas tecnologias e serviços com um consumo quase zero líquido de energia, ao mesmo tempo que impulsiona o investimento e a criação de emprego na cidade-região.
“Através das experiências no município de Manchester, a Daikin pretende criar soluções exemplares de aquecimento, ar condicionado, ventilação e refrigeração (AVAC&R) no Reino Unido. A parceria tem a duração de cinco anos”, indica a marca.
A ligação entre o município de Manchester e a Daikin remonta a 2013, quando colaboraram num projecto liderado pela Organização para o Desenvolvimento da Nova Energia do Japão (NEDO). Nessa altura, a Daikin instalou centenas de bombas de calor em habitações sociais em Wigan, Bury e North Manchester. Naquele que foi considerado o maior projecto do género na Europa, e que teve a duração de quatro anos, pretendeu-se demonstrar os efeitos de poupança de energia proporcionada pelo aquecimento com bombas de calor e a eficácia de um sistema de agregação para regular a procura de eletricidade.
No âmbito desta parceria, a Daikin planeia fornecer soluções AVAC&R para acelerar a descarbonização de edifícios no município de Manchester. Ou seja, soluções que incluem a instalação de sistemas comerciais de aquecimento e arrefecimento utilizando tecnologia de bomba de calor em edifícios públicos e fornecendo controlo de poupança de energia através de monitorização remota.
O protocolo inclui, ainda, o desenvolvimento de programas de formação com escolas e centros de desemprego do município de Manchester, bem como a criação de um sistema de qualificação oficial, a monitorização remota dos sistemas de AVAC&R e a utilização de dispositivos de uso pessoal alimentados por IA para os trabalhadores, para tornar mais fácil a reparação de equipamento numa abordagem completamente diferente do passado.
Masatsugu Minaka, Presidente do Conselho de Administração da Daikin Europe N.V. e Diretor Executivo Sénior da Daikin Industries, Ltd., afirmou:
“Com quase 100 anos de história, a Daikin tem uma tecnologia superior de bombas de calor é o único fabricante no mundo a conceber e produzir equipamento de aquecimento, arrefecimento, ventilação e refrigeração, bem como os compressores e fluidos frigorigéneos utilizados nestes mesmos equipamentos. Estamos empenhados em dar um contributo significativo para a descarbonização do município de Manchester. Continuaremos a participar em parcerias público-privadas e, como empresa líder no mercado europeu de bombas de calor, iremos implementar novas tecnologias ambientais em todo o Reino Unido e no resto da Europa”, afirmou Masatsugu Minaka, presidente do Conselho de Administração da Daikin Europe N.V. e director executivo sénior da Daikin Industries.