
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A sede da associação Juventude Desportiva do Lis vai receber uma nova Comunidade de Energia Renovável (CER) em colaboração com a CleanWatts. O objectivo passa atingir “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta associação desportiva e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.
Esta CER, que terá a sua central fotovoltaica instalada nos telhados da sede da associação, vem no seguimento de vários projectos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas.
Este projecto, com uma central fotovoltaica de 149.5kW, vai possibilitar ainda à associação um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética do clube: cerca de 40% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Além disso, com a criação desta CER, a Juventude Desportiva do Lis torna-se climate positive, gerando mais 795% de energia verde do que consome e evitando 58 toneladas equivalentes de CO2 por ano.
José Basílio Simões, vice-chairman e co-fundador da Cleanwatts, recordou ainda que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, que são projetos muito especiais”. Para o responsável, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts está a trabalhar”.
“Apesar de a implementação de um sistema fotovoltaico ser uma solução que nos agrada muito, o investimento inicial a que o clube estaria sujeito era difícil de suportar. Quando nos foi proposto pela Cleanwatts a implementação de uma Comunidade de Energia nas nossas instalações, sem investimento da nossa parte, esta solução tornou-se muito interessante para o clube poder baixar os custos com a energia elétrica”, frisa Cristóvão Morais, vice-presidente do clube, para quem as grandes vantagens são, “além da redução da factura, a redução de emissões de CO2 e permitir que várias famílias acedam a uma tarifa social de compra de energia bastante inferior à existente no mercado”.
Apesar de o projecto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo. “A Comunidade Energética da Juventude Desportiva de Lis irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da associação (produtor-âncora) após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Basílio Simões.
“A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa o responsável.