default
ArClasse monitoriza consumos energéticos e de água da Quinta da Fonte
O sistema implementado é um forte contributo para obter as certificações de sustentabilidade, como neste caso a BREEAM in use, que mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, entre outros parâmetros ESG
CONSTRUIR
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
A ArClasse implementou e encontra-se a realizar a monitorização dos consumos energéticos e de água da Quinta da Fonte, o parque de escritórios situado no concelho de Oeiras. A empresa da ENGIE é especializada na concepção, instalação e manutenção de soluções eficientes no sector da climatização.
Com o objectivo de reduzir a pegada de carbono da Quinta da Fonte, o projecto de eficiência liderado pela ArClasse envolve a monitorização energética e de água de 15 edifícios do complexo empresarial, permitindo conhecer os perfis de consumo da instalação, avaliar as ineficiências dos equipamentos e detectar anomalias nos níveis de consumo. O objectivo a longo prazo é impactar todo o parque empresarial.
O projecto também prevê a reformulação dos sistemas mais obsoletos nas áreas dos equipamentos de climatização e sistemas de automação e controlo, permitindo o aumento da eficiência energética, o armazenamento e tratamento de águas para efeitos de rega e a utilização de equipamentos modernos para reduzir o consumo e a dependência do gás natural dos edifícios.
“O projecto permite dotar os edifícios da Quinta da Fonte com as práticas mais avançadas ao nível da eficiência energética e do aproveitamento da água, contribuindo decisivamente para a sustentabilidade do edificado e do espaço envolvente, de forma a cumprir o objectivo de atingir a neutralidade carbónica. O sistema implementado permite outras mais valias, como a adopção de novas estratégias de utilização de energia para outros fins, nomeadamente o carregamento de veículos eléctricos através da energia produzida por painéis fotovoltaicos, mas também a utilização das águas pluviais dos níveis freáticos para a rega”, destaca Eric Ortelbach, CEO da ArClasse.
“O sistema que temos instalado, e que permite monitorizar o consumo de energia em tempo real dos nossos edifícios, reaproveitar as águas para outros fins e reduzir as emissões de carbono, tudo isto associado a GTC modernas e sensorização com algoritmos para tirar o máximo partido de cada sistema, é um passo fundamental para garantir a eficiência energética em tudo o que fazemos. A agenda Ambiental é um dos nossos pilares, procurando garantir que as nossas práticas estão alinhadas com as políticas nacionais e internacionais de sustentabilidade, razão pela qual confiamos na expertise e na competência da ArClasse para nos ajudar a atingir os nossos objetivos. Queremos ser um exemplo a seguir”, sublinha Luís Rocha Antunes, Managing Director da Acacia Point Capital Advisors Portugal.
O sistema implementado é um forte contributo para obter as certificações de sustentabilidade de elevada classificação, como neste caso a BREEAM in use, que mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, entre outros parâmetros ESG.