ArClasse monitoriza consumos energéticos e de água da Quinta da Fonte
O sistema implementado é um forte contributo para obter as certificações de sustentabilidade, como neste caso a BREEAM in use, que mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, entre outros parâmetros ESG

CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
A ArClasse implementou e encontra-se a realizar a monitorização dos consumos energéticos e de água da Quinta da Fonte, o parque de escritórios situado no concelho de Oeiras. A empresa da ENGIE é especializada na concepção, instalação e manutenção de soluções eficientes no sector da climatização.
Com o objectivo de reduzir a pegada de carbono da Quinta da Fonte, o projecto de eficiência liderado pela ArClasse envolve a monitorização energética e de água de 15 edifícios do complexo empresarial, permitindo conhecer os perfis de consumo da instalação, avaliar as ineficiências dos equipamentos e detectar anomalias nos níveis de consumo. O objectivo a longo prazo é impactar todo o parque empresarial.
O projecto também prevê a reformulação dos sistemas mais obsoletos nas áreas dos equipamentos de climatização e sistemas de automação e controlo, permitindo o aumento da eficiência energética, o armazenamento e tratamento de águas para efeitos de rega e a utilização de equipamentos modernos para reduzir o consumo e a dependência do gás natural dos edifícios.
“O projecto permite dotar os edifícios da Quinta da Fonte com as práticas mais avançadas ao nível da eficiência energética e do aproveitamento da água, contribuindo decisivamente para a sustentabilidade do edificado e do espaço envolvente, de forma a cumprir o objectivo de atingir a neutralidade carbónica. O sistema implementado permite outras mais valias, como a adopção de novas estratégias de utilização de energia para outros fins, nomeadamente o carregamento de veículos eléctricos através da energia produzida por painéis fotovoltaicos, mas também a utilização das águas pluviais dos níveis freáticos para a rega”, destaca Eric Ortelbach, CEO da ArClasse.
“O sistema que temos instalado, e que permite monitorizar o consumo de energia em tempo real dos nossos edifícios, reaproveitar as águas para outros fins e reduzir as emissões de carbono, tudo isto associado a GTC modernas e sensorização com algoritmos para tirar o máximo partido de cada sistema, é um passo fundamental para garantir a eficiência energética em tudo o que fazemos. A agenda Ambiental é um dos nossos pilares, procurando garantir que as nossas práticas estão alinhadas com as políticas nacionais e internacionais de sustentabilidade, razão pela qual confiamos na expertise e na competência da ArClasse para nos ajudar a atingir os nossos objetivos. Queremos ser um exemplo a seguir”, sublinha Luís Rocha Antunes, Managing Director da Acacia Point Capital Advisors Portugal.
O sistema implementado é um forte contributo para obter as certificações de sustentabilidade de elevada classificação, como neste caso a BREEAM in use, que mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, entre outros parâmetros ESG.