Simpósio internacional discute “Nova construção com pedras”
Uma discussão que irá juntar, no dia 1 e 2 de Março, arquitectos, engenheiros estruturais e partes interessadas da indústria e que pretende ser um contributo relevante para a utilização futura de um material nobre. A organização é da faculdade de engenharia da Universidade da Beira Interior
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“As pedras naturais têm um elevado potencial para novas construções devido a algumas propriedades mecânicas e físicas excepcionais. Simultaneamente, a nova construção com pedras pode ser mais um caminho para a construção sustentável, no que diz respeito à produção de materiais e uma melhor adequação aos requisitos de durabilidade”. Este é o ponte de partida para o simpósio internacional “Nova construção com Pedras”, que terá lugar entre os dias e 1 e 2 de Março, na faculdade da Engenharia da Universidade da Beira Interior.
A utilização de pedras em aplicações estruturais relevantes, numa perspectiva inovadora, ao contrário das abordagens clássicas, parece justificar uma discussão multidisciplinar com tópicos como o comportamento mecânico, desenho arquitectónico, desenho estrutural, técnicas de extracção e técnicas de construção. Essa discussão integrada abrange os diferentes passos para uma utilização estrutural moderna, eficiente e sustentável das pedras naturais, com o objectivo de avaliar o estado actual do conhecimento e definir os caminhos futuros para desenvolvimentos científicos e técnicos.
Uma discussão que irá juntar arquitectos, engenheiros estruturais e partes interessadas da indústria e que pretende ser um contributo relevante para a utilização futura de um material nobre, que faz parte da história do desenvolvimento da sociedade.
O objectivo adicional da discussão proposta corresponde a uma avaliação das possibilidades para um maior desenvolvimento económico.
Programa aqui