Simpósio internacional discute “Nova construção com pedras”
Uma discussão que irá juntar, no dia 1 e 2 de Março, arquitectos, engenheiros estruturais e partes interessadas da indústria e que pretende ser um contributo relevante para a utilização futura de um material nobre. A organização é da faculdade de engenharia da Universidade da Beira Interior

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
“As pedras naturais têm um elevado potencial para novas construções devido a algumas propriedades mecânicas e físicas excepcionais. Simultaneamente, a nova construção com pedras pode ser mais um caminho para a construção sustentável, no que diz respeito à produção de materiais e uma melhor adequação aos requisitos de durabilidade”. Este é o ponte de partida para o simpósio internacional “Nova construção com Pedras”, que terá lugar entre os dias e 1 e 2 de Março, na faculdade da Engenharia da Universidade da Beira Interior.
A utilização de pedras em aplicações estruturais relevantes, numa perspectiva inovadora, ao contrário das abordagens clássicas, parece justificar uma discussão multidisciplinar com tópicos como o comportamento mecânico, desenho arquitectónico, desenho estrutural, técnicas de extracção e técnicas de construção. Essa discussão integrada abrange os diferentes passos para uma utilização estrutural moderna, eficiente e sustentável das pedras naturais, com o objectivo de avaliar o estado actual do conhecimento e definir os caminhos futuros para desenvolvimentos científicos e técnicos.
Uma discussão que irá juntar arquitectos, engenheiros estruturais e partes interessadas da indústria e que pretende ser um contributo relevante para a utilização futura de um material nobre, que faz parte da história do desenvolvimento da sociedade.
O objectivo adicional da discussão proposta corresponde a uma avaliação das possibilidades para um maior desenvolvimento económico.
Programa aqui