“Lisboa, A Cidade dos Vales” arranca ciclo de debates do CIUL em 2023
As sessões têm início a 16 de Fevereiro e irão abordar questões urbanísticas relacionados com o Vale de Alcântara, de Chelas, de Santo António, da Ajuda e de Almirante Reis
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) organiza em 2023 mais uma edição do Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo, a ter lugar no auditório do CIUL, localizado no Picoas Plaza. Tendo como tema “Lisboa, A Cidade dos Vales”., o ciclo centra-se na reflexão sobre a cidade na óptica do urbanismo.
Ao longo de seis sessões, uma por cada mês e ao final do dia, pelas 18 horas, um painel de técnicos e especialistas é convidado a apresentar experiências e perspectivas sobre as temáticas lançadas, abrindo-se espaço ao debate e à troca de ideias.
Trata-se de uma oportunidade de reflectir e dar a conhecer a visão para o desenvolvimento e requalificação de alguns vales da cidade de Lisboa e respetivas áreas envolventes, partindo de uma noção de contraponto com as colinas que, historicamente, têm balizado as várias áreas de referência da cidade.
À excepção da primeira sessão que terá um caracter mais global, cada uma das sessões será dedicada a um dos vales que integram a cidade e serão revisitados temas abordados em edições anteriores, tais como a sustentabilidade, a requalificação, a mobilidade, a paisagem, o património e a coesão social.
A primeira sessão tem lugar já no próximo dia 16 de Fevereiro e conta com a participação de Paulo Pardelha, do Departamento de Planeamento Urbano da Câmara Municipal de Lisboa, como moderador, Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente, e da Transparência e Prevenção da Corrupção, Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais e Jorge Gaspar, geógrafo.
As restantes acontecem dia 23 de Março, sobre o ‘Vale de Alcântara’, a 20 de Abril, sobre o ‘Vale de Chelas’, a 18 de Maio sobre o ‘Vale da Ajuda / Rio Seco’, a 15 de Junho sobre o ‘Vale Almirante Reis’ e termina a 6 de Julho com o debate sobre o ‘Vale de Santo António’.