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A Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora rumou aos Estados Unidos para mais uma acção de promoção no mercado americano, tendo aproveitado ainda para promover o sector da pedra natural portuguesa na Feira The International Surface Event, o maior evento da indústria de pavimentos e revestimentos da América do Norte.
No âmbito do projecto “Portuguese Stone – The Natural Path”, cofinanciado pelo Portugal2020, a ANIET esteve nos Estados Unidos, de 30 de janeiro a 2 fevereiro, para reunir com diversos stakeholders da indústria e divulgar o potencial da pedra natural portuguesa no mercado americano.
Resultando numa grande oportunidade de networking e de conquistar potenciais clientes deste mercado, Jorge Mira Amaral, Presidente da ANIET, acredita que “somos um país rico em quantidade e diversidade de minerais e que temos capacidade para colocar a nossa pedra em monumentos e obras por todo o mundo. É por isso que ANIET procura estar presente e estudar os potenciais mercados, como os Estados Unidos, um dos principais importadores de pedra.”
De ressaltar que, em 2021, os Estados Unidos importaram mais de 3 mil milhões de dólares em pedra natural e representam o quinto mercado para onde o sector extractivo português mais exporta. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, nesse mesmo ano, Portugal exportou para o país 28 milhões de euros de rocha ornamental, principalmente Pedras de cantaria e de construção (83,8%), um crescimento de 24% comparativamente com 2020.