TUMO é pretexto para reabilitar edifício dos Antigos Correios em Coimbra
O primeiro centro de tecnologias digitais e criativas, TUMO, do país vai ficar instalado no histórico edifício dos Antigos Correios em Coimbra. A reabilitação do edifício está a cargo da CONSTRU, do Grupo Casais, sendo a TUU o parceiro responsável pela gestão de projecto e obra
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O centro de tecnologias digitais e criativas TUMO será responsável pela implementação de um programa educativo inovador, permitindo a alunos, entre os 12 e os 18 anos, desenvolverem, de forma gratuita e voluntária, competências na área da tecnologia e da criatividade, tudo a acontecer no histórico edifício dos Antigos Correios de Coimbra.
O projecto une um grupo de mecenas como a Critical Software, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai), o Licor Beirão, a Oxy Capital, a Câmara Municipal de Coimbra, a Altice Portugal, o BPI | Fundação ‘’la Caixa’’, a Fundação Santander e a Fundação Calouste Gulbenkian.
“Poder integrar, a par de outros parceiros, desde a primeira hora, um projecto desta dimensão, assumindo toda a Gestão de Projecto e Obra, a Fiscalização e a Coordenação de Segurança em Obra, da empreitada de reabilitação do edifício, tem um valor incalculável para a TUU pelo legado que deixará para as futuras gerações e para Coimbra”. Para Hélder Loio, CEO da TUU, “o TUMO tem a ambição de alterar a forma como as próximas gerações se vão relacionar, não só com a tecnologia, com as artes e com o empreendedorismo, mas também com temas como a cidadania, o desenvolvimento sustentável ou a responsabilidade social. Agradecer a todos os que acreditaram que era possível fazer isto acontecer em Coimbra, é pouco! Este projecto é da matéria de que se fazem os sonhos!”.
(na imagem: Hélder Loio, CEO da TUU)
A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre vários parceiros, aconteceu a 25 de Janeiro tendo os trabalhos de reabilitação do edifício, arrancado nessa mesma data. A intervenção destina-se a preparar 2000 m2 do edifício centenário com equipamento tecnológico ultramoderno para receber os primeiros jovens em Setembro de 2023.
“Coimbra vai ganhar, assim, especial dinâmica com a presença destes 1500 jovens que terão a oportunidade de conceber um percurso de aprendizagem individual e personalizado. Este projecto vai permitir ainda a atracção de mais talentos ao concelho, nas mais diversas áreas”, sublinhou José Manuel Silva residente da CM de Coimbra. O autarca lembrou ainda a dinâmica que este projecto vai trazer para a zona central da cidade, contribuindo para a revivificação da Baixa de Coimbra e do Mercado Municipal D. Pedro V.
O TUMO foi fundado em 2011 em Erevan, na Arménia. O projecto tem vindo a expandir-se com grande sucesso em todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e a França, num total de 14 Centros e 25.000 alunos activos. Em 2023, abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.
A abertura em Coimbra marca o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional. Prevê-se a abertura de mais centros em Portugal nos próximos anos.