Efacec reforça posição na Escandinávia com contrato no valor de 45 M€
A Efacec e a construtora sueca Multibygg Sydost AB, assinaram um contrato com a Mönsterås Biogasproduktion, para a construção de uma Central de Produção de Biogás. O valor de contrato é de 45M€, a participação da empresa portuguesa na joint venture corresponde a 66%
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A Central de Produção de Biogás de Mönsterås irá produzirá 30 toneladas de biogás líquido (LBG) por dia e tratará cerca de 300.000 toneladas de matéria orgânica por ano, principalmente de origem bovina, suína e aviária, transformando-a em biogás e biofertilizantes.
O projecto agora ganho pela joint venture formada pela empresa portuguesa Efacec e a construtora sueca Multibygg Sydost AB engloba a concepção, fornecimento, montagem, testes e entrada em funcionamento da nova Central de Produção de Biogás de Mönsterås. O âmbito da Efacec corresponde a mais de 30 milhões de euros, o equivalente a 66% da sua participação no valor global do contrato, cabendo a restante parte ao parceiro sueco.
A unidade de biogás será construída em Grimhult, no município de Kalmar, Suécia, indo ao encontro de uma necessidade crescente de descarbonização. Através da conversão de matéria orgânica em energia renovável e sustentável, conseguir-se-á uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
Com este contrato a Efacec reforça a sua presença na região na área do Ambiente iniciada em 2019, com a participação no projecto de construção na maior central de biogás da Europa, em Kroskro, que se somam aos projectos na área de Transportes, como os metros da Dinamarca e Noruega e as passagens de nível na Suécia, estas últimas premiadas com Red Dot Award em 2021.