Rua Direita lança novo concurso no valor de 2,275 milhões de euros
O concurso para a empreita de requalificação da Rua da Póvoa, no Porto, decorre até 17 de Fevereiro e tem um prazo de execução de 580 dias. Com um investimento municipal global de 21M€, o Rua Direita visa chegar a arruamentos e zonas de menor destaque na cidade
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A Rua da Póvoa, entre a Rua Aires de Ornelas e a Rua Dom Agostinho de Jesus e Sousa, será alvo de requalificação no âmbito do programa municipal Rua Direita. A obra contempla igualmente a Travessa da Póvoa, a Calçada da Póvoa e a Rua do Monte do Tadeu, entre a Rua Santos Pousada e a Rua da Póvoa, todas no Bonfim.
O concurso público para dar resposta à empreitada foi já publicado e o prazo para apresentação de propostas decorre até 17 de Fevereiro de 2023. A intervenção, com um prazo estimado de execução de 580 dias, procura ajustar estas artérias à realidade da sua evolução ao longo dos anos, adoptando soluções promotoras de igualdade na prioridade conferida a peões, ciclistas e automóveis.
No contexto destes trabalhos, o projecto prevê a renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais e telecomunicações, bem como a remodelação da rede de iluminação pública existente.
Serão também instalados pavimentos tácteis em todos os atravessamentos e colocadas papeleiras e outro mobiliário urbano em todos os arruamentos. A zona em causa passará ainda a ter pontos de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos.
O concurso tem um valor base é de 2,275 milhões de euros. Além deste concurso, encontram-se prestes a iniciar seis empreitadas do programa, outras quatro estão em curso, quinze em fase de projecto e outras cinco estão concluídas. Com um investimento municipal global de 21 milhões de euros, o Rua Direita visa chegar a arruamentos e zonas de menor destaque na cidade, mas com forte impacto e relevância na promoção da qualidade de vida dos portuenses.