Mota-Engil prepara novo Conselho de Administração
O Grupo Mota-Engil anunciou a saída de António Mota, presidente do Conselho de Administração, e Gonçalo Moura Martins, presidente da Comissão Executiva. Carlos Mota Santos será o sucessor, assumindo ambos os cargos, a partir de 1 de Fevereiro
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil, António Mota, e presidente da Comissão Executiva, Gonçalo Moura Martins, renunciaram aos seus cargos na empresa para dar início a “um processo de mudança geracional” no Grupo.
O anúncio surge após a alteração da estrutura accionista, verificada em 2021, e da aprovação do Plano Estratégico para o período 2022-26, Building 26, e foi “totalmente concertada, consensualizada e participada” pelos accionistas de referência do Grupo.
António Mota, que iniciou a sua actividade profissional em 1976, sucedeu em 1995 ao seu Pai, Manuel António da Mota, fundador do GRUPO em 1946. Foi o obreiro, visionário e empreendedor de um projecto empresarial que sob a sua liderança tornou-se líder incontestado do sector em Portugal e a uma, ainda muito mais expressiva, multinacional do sector das infraestruturas, prestigiada, independente e com marca reconhecida em três continentes.
Por sua vez, Gonçalo Moura Martins, faz parte dos últimos 33 anos de história do Grupo, os últimos dez dos quais como Presidente da Comissão Executiva, tendo tido um reconhecido papel no desenvolvimento e crescimento da Mota-Engil, após a mais severa crise no sector em Portugal.
No âmbito do plano de renovação geracional do GRUPO, será proposto, em próxima reunião do Conselho de Administração, a designação do Senhor Eng.º Carlos Mota Santos para Presidente do Conselho de Administração, bem como para Presidente da Comissão Executiva.
Carlos Mota Santos, membro da terceira geração da Família fundadora e accionista de referência do Grupo, até agora vice-presidente da Comissão Executiva, assumirá a partir de 1 de Fevereiro o comando do Grupo, após reunião do Concelho de Administrador e da Assembleia Geral, que deverão ter lugar em Janeiro.
Segundo o comunicado enviado pela Mota-Engil, António Mota e Gonçalo Moura Martins “continuarão fortemente comprometidos com o desenvolvimento e acompanhamento do Grupo, doravante numa maior vertente de supervisão e estratégia, como Vice-Presidentes do Conselho de Administração, participando activamente nos seus grandes desígnios, desde logo dando o seu contributo ao cumprimento do Plano Estratégico Building 26, cujo primeiro ano de aplicação tem sido um sucesso e que deixa antever um muito promissor futuro”.