
CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de construção
A tecnológica de energias renováveis Ecoinside é responsável pela instalação de um sistema fotovoltaico na Soguima, o sistema irá produzir 20,9% da energia total consumida pela empresa de ultracongelados.
O investimento na instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) na unidade industrial da empresa já estava a ser equacionado, mas a crise energética acelerou o processo. “A decisão já seria simples numa primeira altura em que pensámos avançar com a implementação da Unidade de Produção para Autoconsumo, UPAC, muito mais simples ficou depois de se impor uma crise energética, que atravessamos”, justifica Emanuel Guimarães, operations director da Soguima. Acresce que a “vantagem competitiva resultante do aforro energético foi também um factor de decisão”, sublinha o mesmo responsável. Segundo Emanuel Guimarães, a estratégia da empresa “passa por uma redução da pegada de carbono num espaço temporal de 5 anos”.
A solução concebida pela Ecoinside resultou na projecção de mais de 1800 módulos fotovoltaicos. A UPAC foi introduzida sobre as instalações da empresa vimaranense, que actua no mercado internacional do pescado, ocupando cerca de 3301 metros quadrados, equivalente aproximadamente a três campos de futebol.
“Ao contrário de outras empresas concorrentes, a Ecoinside apresentou um conjunto de valências técnicas e uma capacidade de resolução de alguns problemas estruturais que nos permitiram avançar com o projecto mais rapidamente sem mexer na estrutura edificada”, refere Emanuel Guimarães.
Mas esta não é aposta única da Soguima, já que a empresa adoptou uma estratégia e aposta na sustentabilidade da sua operação. Para além da redução de 1/5 da sua dependência de energia da rede de distribuição, a empresa iniciou o processo de electrificação da sua frota automóvel, substituição da iluminação por lâmpadas LED inteligentes, entre outras medidas.