Grupel fecha ano com aumento de 40% no seu volume global de negócios
A empresa portuguesa que produz e comercializa geradores eléctricos e torres de iluminação portáteis regista em 2022 um aumento de 40% no volume de encomendas. O investimento na modernização da unidade produtiva, na optimização dos processos e na resposta às exigências do mercado internacional foram o motor do crescimento
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O investimento que a Grupel tem vindo a fazer nos últimos anos na modernização da sua unidade produtiva (uma das maiores unidades produtivas de geradores de energia do país) com tecnologia de última geração e na integração de todos os sistemas – desde o chão de fábrica, à engenharia ou à logística – permitem uma melhor interligação de todos os departamentos, em todas as fases, desde o processo de produção, à comercialização e logística. Uma aposta que deu à empresa capacidade de responder à crescente demanda do mercado.
2022 ficou ainda marcado pela parceria com o Kaizen Institute, com o início de um trabalho de melhoria dos fluxos internos de trabalho e pelo acordo com a multinacional Cummins Inc, líder mundial no sector da geração de energia, para o desenvolvimento e fabrico de toda a gama de grupos geradores até 700kVA da Cummins, destinados a servir o mercado europeu.
Ao longo de 2022, a Grupel retomou as visitas a clientes e a presença em feiras e eventos ligados ao sector, fulcrais para reforçar laços de proximidade com a sua rede de distribuidores e clientes a nível mundial. A equipa comercial visitou parceiros em diversos países da Europa, América Latina, Médio Oriente, África e Austrália. A empresa portuguesa participou, ainda, em eventos como o Africa Energy Forum, onde pôde angariar novos contactos em mercados onde a Grupel tem já uma larga história e espera fazer crescer a sua presença, e a Bauma, uma aposta estratégica, com o objectivo de consolidar a notoriedade da marca nos mercados europeus. “É fundamental garantir que a rede de distribuição está capacitada do know-how técnico para assegurar a instalação, manutenção e reparação dos equipamentos. Por esse motivo, a equipa técnica da empresa visitou parceiros e clientes, em diversos pontos do mundo, como a América Latina e a Região Báltica, para acompanhamento de projectos, e também para promoção de formação técnica”, justifica a empresa em comunicado.
No que diz respeito a projectos especiais, a empresa destaca alguns de apoio a centrais eléctricas, como Marlim Azul (no Brasil) e Termocandelaria (na Colômbia), na área do Turismo como o fornecimento de cinco geradores para o WOW – World of Wine, em Portugal, ou destinados a fins militares, como os 30 geradores adaptados a veículos militares que fornecemos para a Star Defence (Espanha) ou a instalação de 72 geradores para modernização das subestações eléctricas a nível nacional para a Red Eléctrica de España. A empresa destaca ainda o fornecimento de geradores de grandes potências para apoio a data centres.
No caminho para um futuro mais sustentável, a Grupel lançou, em 2022, uma gama de geradores com motores STAGE V, com emissões reduzidas, em conformidade com as normas europeias para máquinas móveis não rodoviárias, por forma a reduzir as emissões dos geradores e torres de iluminação da marca. Ao mesmo tempo, reformulou a sua gama Rental, especialmente concebida para empresas dedicadas ao mercado do aluguer deste tipo de equipamentos.
2022 foi, por tudo isto, ”um ano de desenvolvimento, mudança e investimento na optimização de processos e operações, que culminou num crescimento de cerca de 40% no volume de encomendas, reforçando a posição da Grupel como uma marca de referência mundial no segmento dos geradores eléctricos”, destaca a empresa portuguesa.