Grupel fecha ano com aumento de 40% no seu volume global de negócios
A empresa portuguesa que produz e comercializa geradores eléctricos e torres de iluminação portáteis regista em 2022 um aumento de 40% no volume de encomendas. O investimento na modernização da unidade produtiva, na optimização dos processos e na resposta às exigências do mercado internacional foram o motor do crescimento

CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
O investimento que a Grupel tem vindo a fazer nos últimos anos na modernização da sua unidade produtiva (uma das maiores unidades produtivas de geradores de energia do país) com tecnologia de última geração e na integração de todos os sistemas – desde o chão de fábrica, à engenharia ou à logística – permitem uma melhor interligação de todos os departamentos, em todas as fases, desde o processo de produção, à comercialização e logística. Uma aposta que deu à empresa capacidade de responder à crescente demanda do mercado.
2022 ficou ainda marcado pela parceria com o Kaizen Institute, com o início de um trabalho de melhoria dos fluxos internos de trabalho e pelo acordo com a multinacional Cummins Inc, líder mundial no sector da geração de energia, para o desenvolvimento e fabrico de toda a gama de grupos geradores até 700kVA da Cummins, destinados a servir o mercado europeu.
Ao longo de 2022, a Grupel retomou as visitas a clientes e a presença em feiras e eventos ligados ao sector, fulcrais para reforçar laços de proximidade com a sua rede de distribuidores e clientes a nível mundial. A equipa comercial visitou parceiros em diversos países da Europa, América Latina, Médio Oriente, África e Austrália. A empresa portuguesa participou, ainda, em eventos como o Africa Energy Forum, onde pôde angariar novos contactos em mercados onde a Grupel tem já uma larga história e espera fazer crescer a sua presença, e a Bauma, uma aposta estratégica, com o objectivo de consolidar a notoriedade da marca nos mercados europeus. “É fundamental garantir que a rede de distribuição está capacitada do know-how técnico para assegurar a instalação, manutenção e reparação dos equipamentos. Por esse motivo, a equipa técnica da empresa visitou parceiros e clientes, em diversos pontos do mundo, como a América Latina e a Região Báltica, para acompanhamento de projectos, e também para promoção de formação técnica”, justifica a empresa em comunicado.
No que diz respeito a projectos especiais, a empresa destaca alguns de apoio a centrais eléctricas, como Marlim Azul (no Brasil) e Termocandelaria (na Colômbia), na área do Turismo como o fornecimento de cinco geradores para o WOW – World of Wine, em Portugal, ou destinados a fins militares, como os 30 geradores adaptados a veículos militares que fornecemos para a Star Defence (Espanha) ou a instalação de 72 geradores para modernização das subestações eléctricas a nível nacional para a Red Eléctrica de España. A empresa destaca ainda o fornecimento de geradores de grandes potências para apoio a data centres.
No caminho para um futuro mais sustentável, a Grupel lançou, em 2022, uma gama de geradores com motores STAGE V, com emissões reduzidas, em conformidade com as normas europeias para máquinas móveis não rodoviárias, por forma a reduzir as emissões dos geradores e torres de iluminação da marca. Ao mesmo tempo, reformulou a sua gama Rental, especialmente concebida para empresas dedicadas ao mercado do aluguer deste tipo de equipamentos.
2022 foi, por tudo isto, ”um ano de desenvolvimento, mudança e investimento na optimização de processos e operações, que culminou num crescimento de cerca de 40% no volume de encomendas, reforçando a posição da Grupel como uma marca de referência mundial no segmento dos geradores eléctricos”, destaca a empresa portuguesa.