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    Asaval com novo secretário-geral

    Com cerca de 40 anos de experiência profissional em várias áreas de negócio, nomeadamente na Banca, no mercado Automóvel e nas áreas do Leasing, Factoring, Bancassurance e Canal de Mediação, Carlos Rocha assume a Secretaria-Geral da Asaval, Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal

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    Com cerca de 40 anos de experiência profissional em várias áreas de negócio, nomeadamente na Banca, no mercado Automóvel e nas áreas do Leasing, Factoring, Bancassurance e Canal de Mediação, Carlos Rocha assume a Secretaria-Geral da Asaval, Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal

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    “Carlos Rocha reúne a experiência e o conhecimento que entendemos fundamentais para o desempenho da função de secretário-geral da AsavaL. Estamos certos que o seu contributo será muito importante para a execução dos objectivos que a ASAVAL pretende atingir nos próximos anos”, sublinha Paulo Barros Trindade, presidente da direcção da associação

    Carlos Rocha iniciou o seu percurso de trabalho no início dos anos oitenta, e passou por empresas como o Millenium BCP, Grupo Salvador Caetano, Banco Popular, Popular Factoring e Heller Factoring, Mello Leasing, Arthur Andersen & Co (actual Accenture), entre outras organizações. Tem um percurso centrado na Gestão Geral, com forte ligação à Área Comercial, criação e desenvolvimento de modelos de negócio, definição da Estratégia Comercial, Gestão de Risco de Crédito, Rentabilidade, Processos e Desenvolvimento de Pessoas. Negociação e desenvolvimento de Parcerias com stakeholders.

    Carlos Rocha é Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e conta com diversas formações profissionais e programas específicos nas seguintes disciplinas: Coaching, Mentoring, Avaliação 360º, Perfil e Modelos de Liderança, Assessement, Modelos de Gestão de Desempenho.

    “A Asaval, com um percurso de doze anos, tem já uma história rica em iniciativas para seus associados, com claros benefícios directos para os mesmos e para o universo em que se insere. A ASAVAL desenvolve-se neste percurso em constante construção, na procura de reduzir o individualismo, para obter um maior sentido de coletivo, resultante de mais participação dos seus associados, no seu processo de diferenciação desta, por um maior profissionalismo e, consequentemente, um melhor serviço aos seus parceiros de negócio. Espero contribuir com a minha experiência profissional e pessoal para a continuação deste percurso, será o meu desafio e motivação como Secretário-Geral desta prestigiada associação”, refere o novo secretário-geral da Asaval.

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    Mexto Property patrocina ARCOLisboa 2024 pelo terceiro ano consecutivo

    O envolvimento da Mexto surge em diferentes momentos da feira, a começar pela Abertura Oficial, seguido pela After-Party no dia 23 de Maio e que terá lugar num dos seus edifícios na Rua Castilho e a participação na exposição colectiva World African Artists United

    A promotora imobiliária Mexto renovou a sua participação na ARCO Lisboa 2024 pelo terceiro ano consecutivo. A feira de arte contemporânea tem lugar na Cordoaria Nacional, de 23 a 26 de Maio, e transformará Lisboa num “centro global de arte contemporânea”, exibindo obras de mais de 70 galerias internacionais e com uma experiência imersiva.

    O envolvimento da Mexto surge em diferentes momentos da feira, a começar pelo cocktail da Abertura Oficial, seguido pela After-Party no dia 23 de Maio e que terá lugar numa das  propriedades da promotora na Rua Castilho, 0 Castilho 3, que passará por uma extensa reabilitação já este Verão para habitação de luxo, e que tem servido como espaço para exposições temporárias, tendo recebido o nome de NOT A MUSEUM.

    Há mesma hora será inaugurada, no mesmo espaço, e em simultâneo, uma exposição colectiva de arte plástica e arte contemporânea – World African Artists United – onde se incluem artistas africanos de renome e outros em ascensão.

    De entre os artistas presentes, destaque para os artistas Mahi Binebine, Amadou Opa Bathily, Dieudonne Djiela Kamgang, Houda Terjuman, Alice Marcelino, Fídel Évora, Gonçalo Mabunda e Kwame Sousa. A exposição temporária permanecerá aberta ao público até ao dia 7 de Junho.

    Ainda no âmbito desta iniciativa, a Mexto e a WAAU (projecto que tem como missão promover e amplificar a presença de arte africana no mundo), terão um stand na ARCOLisboa, onde os participantes poderão votar numa peça de arte decorativa do renomado artista Pedro Pires para instalação no O’LIVING, localizado perto do Parque das Nações.

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    Cláudia Rosado

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    Cláudia Rosado assume direcção do Departamento de Pessoas da MAP Engenharia

    Com mais de 20 anos de experiência na área dos Recursos Humanos e com uma longa carreira internacional, a responsável já passou, por países como a Guiné, Ruanda e Angola em empresas como a Mota-Engil, a Eurotrials, PSA Peugeot Citroen, e a Diaverum

    A MAP Engenharia, empresa especializada em construção e reabilitação, tem uma nova directora de Pessoas. Cláudia Rosado foi o nome escolhido para assumir o cargo. Com mais de 20 anos de experiência na área dos Recursos Humanos e com uma longa carreira internacional, a responsável já passou, no desempenho destas funções de direcção durante vários anos, por países como a Guiné, Ruanda e Angola em empresas como a Mota-Engil, a Eurotrials, PSA Peugeot Citroen, e a Diaverum.

    Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada, Cláudia Rosado tirou uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos no ISCSP, tem um mestrado executivo da Católica Lisbon School of Business & Economics, e frequenta o mestrado em Gestão de Recursos Humanos no ISCSP.

    Toda a sua experiência na liderança de Recursos Humanos são os motivos pelos quais a empresa decidiu avançar com a sua nomeação, aliada a uma visão estratégica que a MAP Engenharia acredita que será fundamental para elevar a presença do grupo no mercado imobiliário.

    José Rui Meneses e Castro, cofundador e managing partner da MAP Engenharia, refere que a experiência de Cláudia Rosado “será fundamental para elevar a MAP a outro patamar e acima de tudo tentar minimizar o impacto de um problema inerente ao sector e que todos sabemos, mão de obra qualificada e retenção de talento”.

    Com uma facturação anual em 2023 de cerca de 40 milhões de euros, a empresa estima em 2024 superar os 70 milhões de euros, tendo actualmente, em produção, uma carteira diversificada de obras superior a 100 milhões de euros.

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    Lisboa foi a terceira cidade do Mundo com mais congressos em 2023

    De acordo com o estudo da International Congress and Convention Association(ICCA), Lisboa recebeu 151 congressos. Já a nível nacional, Portugal ocupa o nono lugar na lista mundial de países, com 303 congressos organizados

    A cidade de Lisboa recebeu 151 congressos em 2023, tendo sido a terceira cidade do Mundo, e a segunda da Europa, que mais eventos recebeu, de acordo com o estudo da International Congress and Convention Association(ICCA). Já a nível nacional, Portugal ocupa o nono lugar na lista mundial de países, com 303 congressos organizados.

    As duas cidades do Mundo que mais eventos receberam, de acordo com a ICCA, foram Paris (1º lugar com 156 congressos) e Singapura (2º com 152), enquanto que o País que registou maior número de congressos foram os Estados Unidos da América (690 eventos).

    Dos 151 congressos realizados em Lisboa, 51, ou seja, 33,8% realizaram-se no Centro de Congressos de Lisboa (CCL) ou na FIL – Feira Internacional de Lisboa, espaços detidos e geridos pela Fundação AIP.

    Estes 51 congressos, que não incluem feiras, registaram uma assistência média de 5.283 participantes por evento. Do total de eventos, 36 foram mundiais, 13 foram europeus e dois foram ibéricos.

    Este resultado realça as características que definem Lisboa enquanto “cidade de excelência” para receber congressos nacionais e internacionais, onde se destacam a “qualidade e a dimensão” dos espaços e serviços, destaca a AIP.

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    Nova identidade visual da Gree reforça valores da “tecnologia” e “inovação”

    Com esta nova estratégia, a Gree pretende criar uma personalidade mais “arrojada”, destacando-se como uma marca que investe “fortemente” em encontrar novas soluções

    tagsGREE

    A imagem corporativa da Gree foi actualizada. A nova identidade visual apresenta um design “sóbrio, refinado e elegante”, em sintonia com os valores de tecnologia e inovação da marca.

    No mesmo sentido, a marca alterou, também, o seu website corporativo para se “ajustar à sua nova identidade visual” e que apresenta a empresa e todo o seu catálogo de produtos de “forma clara e coerente”.

    “O website, agora numa versão responsiva, facilita o acesso e a navegação para utilizadores e profissionais, reforçando a conexão direta entre a tecnologia mais recente e os consumidores especializados”, destaca a marca em comunicado.

    Esta mudança de identidade está assente na redefinição do posicionamento da Gree centrado em três pilares: uma abordagem emocional, onde se propõe ser a escolha mais acertada para o consumidor; uma abordagem racional, relacionando-se com o consumidor através da tecnologia de ponta; e uma abordagem racional com o produto, que é considerado de última geração

    Com esta nova estratégia, a Gree pretende criar uma personalidade mais “arrojada”, destacando-se como uma marca que investe “fortemente” em encontrar novas soluções e melhorar a performance dos seus produtos. Um exemplo disso é a aposta em inteligência artificial com a tecnologia patenteada G-AI, orientada para “Aprender Mais, Consumir Menos, Poupar Mais”.

    Presente em mais de 160 países, a Gree Products Portugal comemora este ano cinco anos como importador exclusivo da marca no mercado português, tanto doméstico quanto industrial. Mundialmente, a marca conta com mais de 80 mil colaboradores, 16 mi engenheiros, 102.835 patentes tecnológicas e 500 milhões de utilizadores.

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    Porto Business School mantém-se no top 50 da formação executiva

    Porto Business School alcançou a 44ª posição na categoria Open e a 47ª na Custom, do Ranking Executive Education 2024 do Financial Times

    A Porto Business School volta a figurar entre as 50 melhores escolas de formação executiva a nível mundial, segundo o ranking Executive Education 2024, publicado pelo Financial Times, que avalia 90 instituições. Este ano, a escola de negócios da Universidade do Porto alcançou a 44ª posição na categoria Open e a 47ª na Custom.

    Na categoria Open, a Porto Business School consagrou-se como a melhor escola de negócios portuguesa do ranking em diversos indicadores-chave, nomeadamente nos “métodos e materiais de ensino” (39ª), na “qualidade do corpo docente” (40ª), na “percentagem de participação feminina” (47ª), em termos de “escolas parceiras” (8ª) e na “satisfação geral” com uma pontuação destacada de 9,26 em 10.

    Refira-se que no inquérito aos participantes, comparativamente com 2023, a Porto Business School revelou crescimento na “qualidade dos participantes” e, também, em termos de “novas competências e aprendizagem”, subindo 4 e 3 posições respectivamente. Já no inquérito escolar, face ao período homólogo, a escola cresceu exponencialmente no que diz respeito ao critério da “localização internacional”, subindo 47 posições.

    Relativamente à categoria Custom, a Porto Business School conquistou a melhor classificação, entre todas as escolas de negócios a nível nacional, no indicador “crescimento” (66ª), sendo que o índice de “satisfação geral” também aumentou, face ao ano anterior.

    Ainda no âmbito Custom, o inquérito aos participantes, comparado com 2023, indica que a PBS aumentou as posições em termos de “objectivos alcançados” (53ª), “novas competências e aprendizagem” (51ª), “métodos e materiais de ensino” (42ª) e “desenho e preparação dos programas” (39ª). Relativamente ao inquérito escolar, comparando com o ano passado, a Porto Business School aumentou as posições em praticamente todos os critérios. Sublinhe-se, ainda, que a Porto Business School foi a escola portuguesa que mais significativamente aumentou as posições relacionadas com “programas no estrangeiro”.

    Para José Esteves, dean da Porto Business School, “figurar entre as 50 melhores escolas de formação executiva a nível mundial é um testemunho do nosso compromisso com a excelência”. E acrescenta, “os programas open e custom da Porto Business School partilham um denominador comum: o foco nas competências essenciais para os líderes actuais. Estamos orgulhosos dos nossos métodos de ensino inovadores, do nosso corpo docente de reconhecida qualidade e da satisfação dos nossos alunos. Continuaremos a elevar os padrões da formação executiva em Portugal e no mundo”, destaca.

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    ALER e GreenVenture discutem o financiamento da UE para energia renovável em África

     O webinar, organizado pelas duas entidades está agendado para 4 de Junho e terá como foco a nova estratégia da UE para acelerar a transição energética em África e os riscos a serem mitigados para atrair investidores privados para o mercado

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    A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) em parceria com a GreenVenture, que se dedica ao desenvolvimento de projectos de energia renovável organizam a conferência “A Energizar África: Como o Financiamento da UE está a Mudar o Panorama Renovável?”. Este evento, que decorre online visa esclarecer os novos mecanismos e programas de financiamento da União Europeia para projectos de energia renovável em África, destacando o papel da Europa como um jogador estratégico no sector, e promovendo o investimento tanto em território nacional quanto africano.

    Através da iniciativa Global Gateway, a União Europeia almeja apoiar mais investimentos em infraestruturas de qualidade que respeitem os padrões sociais e ambientais em países em desenvolvimento. Actualmente, África é o continente com maior carência energética, onde mais de 640 milhões de pessoas não têm acesso à energia, fazendo com que o aumento da produção de electricidade e a eficiência energética sejam urgentemente necessários.

    O webinar, que ocorrerá em 4 de Junho, reunirá instituições financeiras de desenvolvimento da UE e o tecido empresarial, para discutir o papel do financiamento da UE no apoio a mais projectos de energia limpa. O programa abordará a nova estratégia da UE para acelerar a transição energética em África e os riscos a serem mitigados para atrair investidores privados para o mercado.

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    NBS Summit com descarbonização do sector imobiliário na agenda

    O tema servirá de mote à intervenção de Francisco Rocha Antunes, presidente da gestora de cooperativas de habitação, MOME, que irá abordar nature-based solutions no modelo cooperativo

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    A MOME, a empresa gestora de cooperativas de habitação vai marcar presença na NBS Summit para dar a conhecer a importância da descarbonização do sector imobiliário. O evento, que decorre nos dias 23 e 24 de maio, na Super Bock Arena, no Porto, irá reunir especialistas, investigadores e profissionais de diversos sectores com o objectivo de debater o papel das nature-based solutions (soluções baseadas na natureza) no desenvolvimento urbano sustentável.
    Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente da MOME participa no painel “Building Sustainable Cities”. O especialista dará a conhecer a gestora profissional de cooperativas de habitação, assim como os eixos de sustentabilidade, intrinsecamente ligados aos projectos da empresa.

    Francisco Rocha Antunes

    Actualmente, a MOME conta com dois empreendimentos de habitação de carácter cooperativo, Pedras.coop, em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e o Hera.coop, no Carvalhido, Porto, que representam um investimento cooperativo conjunto de cerca de 40 milhões de euros. Num horizonte de cinco anos, a MOME pretende construir cerca de 1.500 novas casas, dinamizando entre quatro e cinco novas cooperativas por ano a partir de 2024, num total de investimento cooperativo de 700 milhões de euros.

    A sustentabilidade assume um estatuto imperativo nos projectos da MOME, os quais privilegiam a utilização de métodos modernos de construção, como a construção off-site e o uso de materiais sustentáveis, e a implementação de práticas e princípios ESG em todas as fases do processo. Na sua intervenção Francisco Rocha Antunes abordará o modelo cooperativo e a construção sustentável de habitação a preço de custo. O foco estará na implementação de nature based solutions (soluções com base na natureza) capaz de materializar benefícios na eficiência dos imóveis e no bem-estar da comunidade a quem servem, gerando um impacto positivo na comunidade e no planeta.

    A MOME é membro do Urban Land Institute Portugal, do BCSD, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, e subscreveu o Pacto do Porto para o Clima. É igualmente membro da ANCV (Associação Nacional das Coberturas Verdes) e da APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial).

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    Nova loja do Lidl recupera antiga gare rodoviária

    Com um investimento de 14 milhões de euros, a nova loja foi implementada na antiga gare rodoviária, datada de 1970, que se encontrava em avançado estado de degradação

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    No seguimento do investimento que tem vindo a fazer na cidade de Lisboa, onde muito recentemente abriu uma loja no estádio do Restelo, o Lidl inaugurou esta quinta-feira, dia 16 de Maio, uma nova loja na Avenida Casal Ribeiro, na zona do Saldanha, sob um conceito de maior proximidade. Com um investimento de 14 milhões de euros, esta é a 17ª loja na cidade de Lisboa.

    A nova loja foi implementada na antiga gare rodoviária, datada de 1970, que se encontrava em avançado estado de degradação, a loja respeita as características urbanas do bairro e a preocupação foi levada ao detalhe no sentido de reduzir ao mínimo o impacto no funcionamento na zona.

    De acordo com Pedro Almeida, director geral da Regional Centro do Lidl Portugal, “Esta é a segunda loja que o Lidl abre em Lisboa em menos de um mês, reabilitando espaços que outrora estavam degradados ou inutilizados”.

    Com uma área de quase 1200 metros quadrados (m2), a loja apresenta um design arquitectónico funcional, com três pisos de estacionamento, para 123 lugares, e dois pisos acima do solo completamente modernizados, com áreas amplas.

    Permitindo poupança de tempo, disponibiliza ainda, para além das caixas convencionais, seis caixas com sistema self-checkout, de pagamento rápido, para os clientes que preferem esta opção.

    Reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a loja está equipada com iluminação LED e painel fotovoltaico, e no parque de estacionamento disponibiliza dois postos de carregamento de viaturas eléctricas.

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    ‘Meet Up’ Lisboa

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    Zome organiza debate sobre manutenção de talento nas empresas no âmbito da 2ª Meet Up Zome

    Iniciativa decorre no âmbito do segundo ciclo de conferências ‘Meet Up Zome, que já passou por Lisboa, e chega agora a Braga, para depois passar pelo Porto, Coimbra e Albufeira

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    A Zome prepara-se para realizar o seu segundo “Meet Up”, parte de um ciclo de conferências com o mesmo nome, de forma a celebrar o quinto aniversário da marca. Agendado para 22 de Maio, em Braga, sob o título “Mimar, Apreciar e Cuidar, o evento irá decorrer no Auditório do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). A manutenção do talento no centro das organizações”, este encontro pretende reflectir sobre “as soluções que as empresas devem adoptar para captar e manter talento, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo”.

    A compor o painel de oradores estarão Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade e Rosana Barros, coordenadora de Voluntariado da Cruz Vermelha Portuguesa e André Vieira de Castro, CEO da Fábrica de Chocolates Not Guilty, especialistas com percursos distintos, que partilharão as suas visões sobre modelos de recrutamento e as melhores soluções para reter e premiar o talento interno, enquanto analisam o panorama actual do sector de recursos humanos. A moderação estará a cargo de Ana Fernandes, chief financial officer da Zome.

    Carlos Santos, CEO da Zome, sublinha que “esta conferência é de particular relevância, pois as pessoas são o elemento central da Zome e o desenvolvimento do seu talento é um factor crítico para o nosso sucesso”.

    O ciclo de “Meet Ups” vai percorrer o País ao longo dos próximos meses, debatendo uma variedade de temas relevantes para o sector.

    A 26 de Junho, o Porto recebe o tema “Ser um líder é como andar de bicicleta ou reaprendemos a sê-lo, todos os dias?”. Depois, a 23 de Outubro, em Coimbra o debate incide na “Tecnologia de A a Z: o que nos traz o futuro, agora?” e o último deste ciclo está agendado para 13 de Novembro, em Albufeira, com o tema “Empreendedorismo: Mais do que um desígnio, uma mentalidade necessária”.

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    Luísa Matos assume liderança da Cleanwatts

    Co-fundadora e, até agora chief innovation and product officer da climate tech de Coimbra, Luísa Matos é a nova CEO da Cleanwatts

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    Luísa Matos é a nova CEO da Cleanwatts, empresa climate tech de Coimbra, pioneira na implementação e gestão de Comunidades de Energia Renovável em Portugal. Co-fundadora da Cleanwatts e, até agora, chief innovation and product officer da empresa, Luísa Matos tem trabalhado activamente na transformação verde e digital para desenvolver e fornecer soluções de ponta para um sector de energia mais descarbonizado, descentralizado, digitalizado e democratizado.

    “É com enorme prazer que aceito esta missão para, em conjunto com a nossa equipa de mais de 80 profissionais distribuídos por diferentes geografias, responder aos desafios relacionados com a energia, de forma local e através de tecnologia digital avançada”, afirma. “Através da nossa experiência e tecnologia proprietária, que é um dos factores que nos diferencia no mercado, procuramos criar valor económico sustentável e ter um impacto positivo na sociedade. Enquanto pioneiros na implementação e gestão de Comunidades de Energia Renovável em Portugal, estamos cientes dos desafios deste modelo, como é o caso da integração na rede eléctrica e a importância das baterias, o seu financiamento e a participação de mais pessoas que possam usufruir de energia limpa e mais barata”, nota a nova responsável.

    Com mais de 15 anos de experiência, Luísa Matos foi responsável pela gestão de mais de 65 projectos de inovação, investigação e desenvolvimento de produto, entregando soluções para Virtual Power Plants (VPPs), cidades inteligentes e eHealth. Assessorou e avaliou muitos projectos de inovação disruptiva, inclusivamente para a Comissão Europeia.

    Formada em Economia, com mestrado e MBA em Gestão da Inovação, tendo ainda frequentado uma pós-graduação em Estratégia e Inovação na Saïd Business School, na Universidade de Oxford, Luísa Matos está a concluir o doutoramento em Estratégia e Marketing, com trabalhos de investigação sobre mercados locais de energia. Tem investigação publicada na área dos modelos de negócios dos mercados locais de energia e liderou o desenvolvimento de produtos para Comunidades de Energia Renovável.

    Nova sede em Coimbra
    Além da nomeação de Luísa Matos como nova CEO, a Cleanwatts muda em Maio a sede para a Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
    A incubadora do IPN é um espaço privilegiado de apoio ao empreendedorismo e à inovação, que visa ajudar startups e empresas em fase de crescimento a desenvolver os seus negócios de maneira mais rápida e eficiente.

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