
CONSTRUIR
Olhar para as “Oportunidades Portugal 2030 & Horizon Europe”
APDL adjudica implementação do Porto Seco da Guarda por 3,7M€
40 startups na Construmat “impulsionam” mudança para uma nova forma de construir
Governo prepara empréstimo de 1000M€ para obras em escolas
Greenvolt lidera seis instalações de energia renovável para a Logifrio
Novo ‘Condominhas Urban Living’ nasce entre a Foz do Douro e o centro histórico do Porto
Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos com mais imóveis transaccionados pela Remax
Portugal consolida posição na captação de investimento imobiliário
“The Concave” é um exercício de adaptação [c/galeria de imagens]
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Em linha com a crescente procura global por soluções de aquecimento e arrefecimento energeticamente eficientes, a Panasonic amplia a sua gama de bombas de calor ar-água Aquarea, cuja apresentação aconteceu durante a Interclima 22, em Paris, onde o Grupo marcou presença.
Esta nova geração de soluções Aquarea é o resultado das últimas inovações concebidas nos centros de I&D da Panasonic e “está alinhada com uma visão de criação de tecnologias para uma sociedade com emissões reduzidas de carbono”, explicou Masaharu Michiura, presidente da Heating & Ventilation A/C Company Panasonic Corporation. Estes novos modelos estarão disponíveis na Primavera de 2023.
A nova Aquarea K utiliza o refrigerante R32, tornando-a uma solução ideal para novas habitações. Por outro lado, a Aquarea geração L utiliza o refrigerante natural R290, que tem um potencial de aquecimento global (PAG) de apenas 3
“O novo design das unidades exteriores da nova geração da Aquarea proporciona um elevado nível de segurança em ambas as séries, uma vez que a unidade é hermeticamente selada para uma instalação fácil e flexível”. Além disso, a Aquarea K estabelece a ligação entre a unidade exterior e interior através da refrigeração, enquanto a Aquarea L o faz a partir de uma ligação hidráulica.
Adicionalmente, a nova série L foi concebida para maximizar as propriedades do refrigerante R290, permitindo uma temperatura de saída da água até 75 °C, mesmo a uma temperatura exterior de -10 °C. Assim sendo, estas unidades são particularmente adequadas para aplicações onde é necessária uma temperatura elevada para a AQS e radiadores, especialmente em renovações.
As novas séries da Aquarea apresentam um nível de ruído muito reduzido, até -8 dB(A), e um desempenho ainda mais elevado, com um COP melhorado de até 5,33, proporcionando uma poupança de energia maior.
O design interno das unidades também proporciona acessibilidade, praticidade e flexibilidade para uma fácil instalação e manutenção. Por outro lado, as unidades exteriores foram completamente redesenhadas com novos chassis de cor antracite, de forma a adaptarem-se às habitações que procuram mais elegância.
As novas gerações da Aquarea destacam-se por fornecerem um controlo inteligente e uma monitorização do consumo de energia, disponível para instaladores e empresas de manutenção, permitindo a monitorização remota em tempo real.
Além disso, para os utilizadores finais, a Aquarea Smart Cloud oferece um controlo intuitivo das bombas de calor a partir de um smartphone, tablet ou computador.