
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
As propostas Emerald e Diamond propõem soluções de maior qualidade estética que se procura em projectos que requeiram um design mais atractivo e sofisticado. Tudo isto sem renunciar às prestações isolantes dos painéis.
Os acabamentos Emerald e Diamond da ISOPAN oferecem uma nova textura delicada e nobre, onde as faces inclinadas reflectem a luz e as cores com um efeito único, ao mesmo tempo que melhoram as prestações mecânicas do painel sanduíche. “A estrutura e a rigidez das superfícies geram um efeito que adiciona uma grande dimensão de profundidade e sensação táctil ao aço pré-acabado, ajudando a minimizar o reflexo da luz. Com estas novas propostas, consegue-se transmitir mais valor estético com um design moderno e vanguardista e mais versatilidade na hora de se adaptar às necessidades de aparência de cada projecto arquitectónico”, justifica a empresa.
(Isopan Diamond na imagem)
Especificamente, o acabamento estético Diamond, tal como o seu próprio nome indica, apresenta um perfil em forma de diamante com um aspecto tridimensional elegante e consistente na superfície dos painéis sanduíche, enquanto o acabamento Emerald se caracteriza pela utilização de um perfil duplo micro-acanelado e micro-laminado e foi criado para oferecer um padrão que combina uma nova funcionalidade com uma aparência contemporânea no produto final.
Ainda que a forma específica dos dois novos acabamentos tenha sido concebida para transmitir um maior valor estético às fachadas e paredes interiores, também aumenta as prestações mecânicas do painel sanduíche, uma vez que é reduzido o efeito de dilatação térmica (também em cores escuras), que afecta todos os painéis sanduíche de núcleo de poliuretano (PU) e, em particular, os de espuma de poliisocianurato (PIR), devido à diferente natureza e comportamento perante a temperatura (coeficiente de dilatação) dos dois materiais (aço e PU).
Tanto no acabamento Diamond como no Emerald podem ser utilizados nos painéis ISOPARETE e ISOBOX, quer sejam com fixação à vista ou oculta. Também são compatíveis com a gama de pré-lacados Isopan premium em diferentes cores RAL, desenvolvida pelo Departamento de I+D da ISOPAN e com categoria de resistência à corrosão RC4 que se determina mediante um ensaio de névoa salina e categoria de resistência à radiação ultravioleta RUV4 que se estabelece com um ensaio de envelhecimento acelerado QUV. Ambos os resultados fazem parte de uma escala de valores que vai do 1 ao 5, sendo este último o que mostra uma resistência mais alta.