
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
No mês de Novembro, as empresas que compõem os diferentes sectores da Fileira Casa estarão representadas em dois dos principais certames franceses para estas indústrias. Inicialmente, a EquipHotel, de 6 a 10, acolherá 29 empresas portuguesas dedicadas à produção de mobiliário para os sectores da hotelaria e restauração e, entre 19 a 22, decorre a Espritmeuble, que contará com 13 marcas nacionais a procurarem promover a respectiva oferta junto dos compradores do mercado francês.
França posiciona-se, há vários anos, como o principal destino de exportação das diversas indústrias da Fileira ‘Casa Portuguesa’. Em 2021, representou cerca de 34% das vendas ao exterior, com 603 milhões de euros gerados. Valor que deverá ser batido no corrente ano, com um crescimento homólogo de 8% das exportações para esta geografia no período entre Janeiro e Julho.
Apesar das dificuldades causadas pela inflação, pela disrupção da cadeia logística internacional e pelo conflito na Europa de Leste, o cluster do mobiliário e afins mantém o ritmo de crescimento das exportações. Nos primeiros sete meses do ano, o sector gerou 1,2 mil milhões em vendas ao exterior, superando em 9% o valor gerado em igual período do ano passado.
Neste quadro, “é com naturalidade que os certames realizados em França se afigurem como particularmente atractivos para as empresas portuguesas, cuja qualidade é plenamente reconhecida junto dos profissionais franceses deste cluster”.
“A EquipHotel é, historicamente, uma feira muito importante para o ramo de contract, cuja relevância para as empresas de mobiliário e design de interiores portuguesas é cada vez maior, impulsionado pelo boom turístico”, afirma Joaquim Carneiro, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), que lidera a participação nacional em ambos os certames.
“A Espritmeuble caracteriza-se pelo ecletismo, incluindo empresas de mobiliário e de interiores para toda a Casa. Esta complementaridade está alinhada com a estratégia de promoção que temos traçado para a Fileira, visando divulgar internacionalmente uma oferta integrada dos diferentes sectores deste cluster”, explica Joaquim Carneiro.