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SIIT-Suisse já tem data marcada para 2023

A cidade de Lausanne vai receber a nova edição do Salão do Imobiliário, Investimento e Turismo Portugal – Suíça

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O Salão do Imobiliário, Investimento e Turismo Portugal – Suiça (SIIT-Suisse), organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Suíça – Portugal,  volta a reunir os profissionais do sector em Lausanne no Centro de Congressos Beaulieu, entre os dias 31 de Março e 2 de Abril de 2023.

Serão três dias de exposição, um ‘swiss-portuguese’ fórum com mais de 30 conferências sobre seis grandes temas e dois eventos paralelos: um networking cocktail e uma cerimónia de entrega dos SIIT-Suisse Awards, que visa distinguir os profissionais dos sectores do imobiliário, turismo, inovação e sustentabilidade.

“Este salão tem como destinatários empresários e investidores internacionais em busca de novas oportunidades de investimento e de parcerias, visando igualmente um público de particulares que desejam descobrir as atracções turísticas, estudar, trabalhar ou simplesmente estabelecer-se em Portugal”, reforça a organização.

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W Algarve (Albufeira)
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Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline

Entre projectos mais urbanos e resorts, Portugal vai receber, nos próximos cinco anos, 15 novos projectos hoteleiros e residenciais associados a marcas de luxo, um mercado que já coloca o País no Top 3 das preferências dos investidores

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De acordo com o mais recente estudo da Savills Global Residential Development Consultancy – Branded Residences: Portugal Snapshot 2025, Portugal é o país da Europa com mais projectos de branded residences em pipeline para os próximos cinco anos, traduzindo-se em mais 1.200 unidades residenciais distribuídas por 15 novos projectos.

Números que indicam que as perspectivas para este mercado em Portugal permanecem “muito optimistas, com uma taxa de crescimento “extraordinária”, reflectindo a “confiança dos investidores e utilizadores” e que já coloca Portugal no top 3 da preferência dos investidores. À frente está apenas o Reino Unido e Espanha.

O actual panorama global do segmento foi discutido em Lisboa e no Porto, em eventos  organizados pela Savills Portugal juntamente com a equipa de Global Residential Development Consultancy da Savills, sediada no Reino Unido.

A oferta neste segmento em Portugal é diversificada e contempla resorts de golfe, como o Viceroy no Ombria Algarve e projectos urbanos cosmopolitas, como o Hyatt Regency Lisbon. À semelhança do que se verifica na maior parte do Mediterrâneo, a procura pelo estilo de vida costeiro continua a ser a força motriz, com os resorts a representarem 72% dos 11 empreendimentos já em operação no País. No entanto, olhando para o pipeline actual, Algarve e Lisboa continuam a ser as áreas mais procuradas pelos investidores. A região do Algarve irá contar com sete novos projectos, o que equivale à introdução de mais de 800 unidades de alojamento. Já na região de Lisboa irá contar com quatro novos projectos (174 unidades). As restantes dividem-se entre Comporta e Borba.

Paula Sequeira, head of Consultancy & Valuation da Savills, destaca: “Para além das localizações já estabelecidas em Portugal, como o Algarve e Lisboa, a região da Comporta tem-se vindo a posicionar como o próximo destino de referência para projectos residenciais de marca. A região está claramente preparada para um mercado bem consolidado, competindo com outros destinos de referência na bacia do Mediterrâneo. No entanto, identificamos outras regiões com potencial para este tipo de projecto, nomeadamente a cidade do Porto, um destino urbano cada vez mais reconhecido a nível global para negócios, turismo e novos residentes”.

Em termos ibéricos, Espanha apresenta números semelhantes a Portugal, tanto em  número de projetos branded residential concluídos como em desenvolvimento.

No entanto, num total de 25 esquemas projectados em cada país até 2031, Portugal apresenta projectos de dimensão superior, com um número total de unidades residenciais de aproximadamente 2.300, em comparação com as 1.300 de Espanha.

A ascensão de marcas  não hoteleiras tem sido, também, uma tendência observada internacionalmente, representando actualmente 21% do segmento, com maior representação nos centros urbanos. Portugal tem, igualmente, registado este formato com os projectos previstos de Karl Lagerfeld e do YOO Studio, com cinco projectos a desenvolver através das submarcas YOO Studio e YOO inspired by Starck, nos próximos cinco anos.

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Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta

Incorporando um aumento de 4 mil m2 de área comercial e um portefólio de marcas reforçado, o projecto pretende “elevar a experiência” de compras na região, tanto para residentes como para os turistas

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Operado pela ROS Retail Outlet Shopping, o Design Outlet Algarve anuncia a expansão do espaço, cuja obra já está em curso, e o reforço da oferta, com a abertura de novas lojas ainda este Verão. Incorporando um aumento de quatro mil metros quadrados (m2) de área comercial e um portefólio de marcas reforçado, o projecto pretende “elevar a experiência” de compras na região, tanto para residentes como para os turistas que escolhem o Algarve ao longo do ano.

O novo design da área comercial continuará a privilegiar um ambiente a céu aberto e um conceito arquitectónico inspirado nas vilas algarvias, garantindo uma experiência de compras diferenciadora.

Para Mireia Rodriguez Burguera, directora de Leasing da ROS, “o nosso objectivo é continuar a diferenciar a experiência de shopping no Algarve, com um portefólio de marcas cada vez mais alinhado com as expectativas do consumidor moderno. Esta expansão permite-nos atrair novas insígnias que valorizam a localização e o conceito premium do Designer Outlet Algarve. Estamos a trabalhar para integrar novas opções nas categorias de moda premium e lifestyle e este crescimento consolida o nosso posicionamento como destino de compras diversificado, capaz de atrair tanto residentes como turistas que valorizam experiências diferenciadoras”.

A crescente atractividade da região reflecte-se também na recuperação do turismo. Em 2024, o Algarve não só voltou aos níveis pré-pandemia como também bateu recordes históricos, com 5,2 milhões de visitantes e 9,8 milhões de passageiros no Aeroporto de Faro. Este crescimento contínuo do sector turístico, impulsionado pelo interesse de viajantes europeus, reforça, ainda, mais a posição do Algarve como um destino de férias de eleição.

Com a expansão do centro, o Designer Outlet Algarve irá reforçar a sua posição no mercado, aumentando a sua quota de mercado e expandindo a sua área de abrangência. Isto atrairá uma base de clientes mais ampla e consolidará ainda mais o centro como o principal destino de outlets premium no Sul de Portugal e Espanha.

A expansão terá também um impacto positivo na economia local, criando cerca de 150 novos postos de trabalho.

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Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado

Portugal continua, assim, na trajetória de redução de NPL, contrariando a tendência predominante na Europa, onde o crédito em incumprimento aumenta há já seis trimestres consecutivos

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Portugal registava no terceiro trimestre de 2024, um volume de 5.000 milhões de euros de crédito malparado no seu sistema financeiro, uma fatia que corresponde a 2,4% do total de créditos concedidos no País, no valor de 211.100 milhões de euros. Verifica-se, assim, um a redução de 10,7% no stock de crédito em incumprimento face ao mesmo período de 2023, o que corresponde a uma redução de 600 milhões de euros. Estes são os dados mais recentes apresentados na edição de 2025 da Prime Yield do seu estudo “Keep an Eye on the NPL & REO Markets”. Um documento que analisa a evolução dos principais indicadores do crédito não performativo (NPL – Non-Performing Loans) em Portugal, Espanha, Grécia e Brasil, além de apresentar uma projecção da dinâmica de transacções deste tipo de portfólios.

O País continua, assim, na trajetória de redução de NPL, contrariando a tendência predominante na Europa, onde o crédito em incumprimento aumenta há já seis trimestres consecutivos.

No agregado europeu, o volume de NPL ascendeu a 376 mil milhões no terceiro trimestre de 2024, mais 3,7% do que em igual período do ano anterior e mais 0,7% do que no segundo trimestre de 2024. Em termos absolutos, isso significa que no último ano o crédito em incumprimento na Europa aumentou em 13.300 milhões, dos quais 2.600 milhões entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024.

O volume de NPL na Europa corresponde a 1,9% do total de crédito concedido. Este indicador, chamado de rácio de NPL, agravou face ao período homólogo quando era de 1,8%. Já em Portugal, o rácio de NPL comprimiu, comparando-se os actuais 2,4% com os 2,8% do terceiro trimestre de 2023. Ainda assim, o País mantém o peso do incumprimento sobre o total dos créditos superior à média europeia.

A nova redução de NPL em Portugal deve-se ao desempenho do sector das empresas, que concentra 54% do crédito malparado no país, no valor de 2.700 milhões. Este montante reduziu 22,9% face ao registado no terceiro trimestre de 2023 (3.500 milhões de euros) e encontra-se, na sua maioria, alocado ao setor de PME’s, responsáveis por dois mil milhões em créditos faltosos. De notar ainda que 41% do crédito que as empresas têm em incumprimento, no valor de 1.100 milhões de euros, está garantido por imobiliário corporativo.

Já o segmento de famílias aumentou o incumprimento no último ano. Representando 42% do volume de NPL em Portugal, no valor de 2.100 milhões, o crédito não performativo das famílias no 3º trimestre de 2024 apresentava um aumento de 10,5% face aos 1.900 milhões incumpridos no período homólogo. Cerca de metade do incumprimento das famílias (52%) está alocado ao crédito à habitação. No terceiro trimestre de 2024, este segmento somava 1.100 milhões em incumprimento, mais 10,0% do que os 1.000 milhões registados no período homólogo.

Ainda assim, o peso do crédito malparado sobre o total dos empréstimos mantém-se bastante menor no segmento das famílias do que no das empresas. No terceiro trimestre de 2024, o incumprimento nas famílias correspondia a 2,0% do total de crédito concedido e, em específico, no segmento do crédito à habitação, esse peso é de 1,3%. No sector das empresas, apesar da redução, o incumprimento representa 5,1% do montante financiado.

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Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI

O antigo convento da Chamusca, fundado em 1519 já foi hotel, residência artística e casa de férias. Encontra-se agora à venda por 3.6 milhões de euros

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A rede imobiliária tem à venda um convento histórico situado na Chamusca, perto da Golegã, que foi fundado em 1519 pelo Rei D. Manuel I, em plena época das navegações. Inserida num terreno com quase três hectares no coração do Ribatejo, a propriedade, inicialmente concebida como um retiro espiritual para frades, foi construída numa antiga ermida votiva a Santo António.

Após a extinção das ordens religiosas em 1834, o convento foi convertido em propriedade privada, tendo sido alvo de várias intervenções que o adaptaram à vida contemporânea sem perder o seu carácter histórico. A última grande renovação ocorreu na década de 1970, quando foi adquirido pela família do actual proprietário.

Com uma área útil de 1.726 metros quadrados, a propriedade inclui oito quartos, seis casas de banho e uma diversidade de espaços sociais. No piso térreo, encontram-se duas salas de jantar, uma sala principal, cozinha e copa, uma cozinha antiga e uma sala de pequenos-almoços. O claustro central, com acesso directo à igreja, é um convite à contemplação e ao relaxamento num local permeado de história.

O piso superior acolhe a área privada, com sete quartos, três deles em suíte, além de um apartamento independente com dois quartos e cozinha própria. O exterior é igualmente impressionante, com um jardim cuidado, uma grande piscina panorâmica, uma fonte de água e um pomar. A propriedade inclui ainda uma casa de hóspedes ou de empregados com dois quartos e estacionamento para várias viaturas.

Com um preço de 3.600.000 €, esta propriedade é sinónimo de exclusividade. No passado, o convento foi explorado como hotel, residência artística e casa de férias, denotando uma grande versatilidade.

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Francisco Maria Correia, director de Marketing e Empreendimentos
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Grupo Convictus anuncia novo director de Marketing e Empreendimentos

Com uma carreira consolidada no sector imobiliário e uma vasta experiência em marketing e estratégia, Francisco Maria Correia chega para “reforçar” o posicionamento do Grupo Convictus no segmento premium e “potenciar” novos empreendimentos de sucesso

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O Grupo Convictus acaba de anunciar a nomeação de Francisco Maria Correia como o novo director de Marketing e Empreendimentos. Com uma carreira consolidada no sector imobiliário e uma vasta experiência em marketing e estratégia, Francisco Maria Correia chega para “reforçar” o posicionamento do Grupo Convictus no segmento premium e “potenciar” novos empreendimentos de sucesso.

Com mais de uma década de experiência em Marketing com foco no mercado imobiliário de alto padrão, Francisco Maria Correia tornou-se especialista em branding, marketing digital e posicionamento estratégico, construiu uma trajectória sólida neste mercado.

Durante o seu percurso profissional, destacou-se pelo seu papel como director de Marketing na Remax Collection Portugal, onde contribuiu significativamente para o crescimento e reconhecimento da marca no sector de luxo. Antes disso, desempenhou funções de Marketing na Portugal Sotheby’s International Realty, consolidando a sua reputação como um dos principais especialistas em marketing imobiliário de luxo em Portugal.

“Estou muito entusiasmado por integrar o Grupo Convictus e contribuir para a sua estratégia de crescimento. O mercado imobiliário está em constante evolução, e acredito que a inovação e um posicionamento sólido são fundamentais para o sucesso dos nossos imóveis. Pretendo aplicar toda a minha experiência e visão para elevar ainda mais o nível dos projectos do Grupo”, afirmou Francisco Maria Correia.

Para Luís Matias, CEO do Grupo Convictus, esta nomeação reflecte o compromisso da empresa com a excelência e o crescimento contínuo: “Estamos confiantes de que esta nova liderança irá trazer uma visão estratégica alinhada com os objectivos do grupo, fortalecendo a nossa posição no sector e impulsionando assim os nossos e novos empreendimentos”.

A chegada de Francisco Correia marca um novo capítulo para o Grupo Convictus, que reforça o seu compromisso com a excelência, inovação e liderança no sector imobiliário. O seu know-how será essencial para impulsionar novos projectos, consolidar a posição do grupo no mercado e desenvolver estratégias diferenciadas que agreguem valor aos empreendimentos da empresa.

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JLL e WORX acompanham Banco Julius Baer na sua expansão em Lisboa

Localizado no Edifício Vitória, na Avenida da Lisboa, para o Banco Julius Baer, a distribuição do espaço permite a ter duas áreas distintas, respondendo à necessidade do cliente de ter uma zona dedicada à equipa e outra especialmente concebida para o atendimento aos seus clientes

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A JLL assessorou a colocação do Banco Julius Baer no Edifício Victoria, o maior banco independente em gestão de patrimónios global, situado na Avenida da Liberdade, uma das localizações corporativas mais prestigiados de Lisboa. Com sede na Suíça e presença em mercados-chave em todo o mundo, distingue-se pela abordagem centrada no cliente e pela sua expertise no sector financeiro. A operação, conduzida pela equipa da JLL, contou com a representação do proprietário, Victoria Seguros, a cargo da Worx.

A ocupação incide sobre um espaço de 791 metros quadrados (m2) num piso elevado, que combina uma localização central, beneficiando de bons acessos e transportes públicos, além da oferta de comércio e serviços nas suas imediações.

Para o Banco Julius Baer, a localização foi um factor decisivo. Além disso, a distribuição do espaço permite a criação de duas áreas distintas, respondendo à necessidade do cliente de ter uma zona dedicada à equipa e outra especialmente concebida para o atendimento aos seus clientes.

“A Avenida da Liberdade continua a ser um dos mercados mais competitivos, onde a disponibilidade de escritórios é extremamente limitada e muitos espaços nem chegam a ser colocados no mercado. Para identificar soluções que pudessem corresponder às necessidades do Banco Julius Baer, a JLL desenvolveu um trabalho proactivo de investigação, antecipando oportunidades futuras. O Edifício Victoria revelou-se a opção ideal, garantindo um equilíbrio perfeito entre localização, qualidade e flexibilidade do espaço”, afirma Carolina Villax, head of Tenant Representation na JLL.

“Foi um privilégio fazer parte do arrendamento do novo escritório da Banco Julius Baer em Lisboa. Este negócio reforça a atractividade da cidade e, mais concretamente, da Avenida da Liberdade para instituições financeiras de prestígio. O Edifício Victoria, um exclusivo da Worx, revelou-se a escolha ideal para este projeto, pois oferece uma localização privilegiada e características que se alinham perfeitamente com as necessidades do Banco Julius Baer. Na Worx demonstrámos novamente a nossa capacidade de identificar oportunidades e de concretizar transações de elevado valor.”, afirma, também, Bernardo Martins, transaction senior advisor consultant na Worx Real Estate Consultants.

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Portugal é um dos destinos mais atractivos para investimento hoteleiro na Europa

A nível de cidades, Lisboa entra directamente para o 4º lugar das cidades mais atractivas para investimento hoteleiro. Refira-se que, em 2024, a capital portuguesa não constava no ranking, o que demonstra uma evolução “significativa” da sua competitividade e do apelo junto dos investidores

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Portugal alcançou a terceira posição no ranking dos destinos mais procurados para investimento em hotelaria, depois de Espanha e Itália, no primeiro e segundo lugares, respectivamente, evidenciando um interesse crescente dos investidores internacionais. Esta é uma das conclusões do estudo European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, que, de uma forma geral, considera que o “mercado hoteleiro europeu se mantém como um sector-chave para os investidores”

A nível de cidades, Lisboa entra directamente para o quarto lugar das cidades mais atractivas para investimento hoteleiro, destacando-se pela sua crescente relevância no panorama europeu. Em 2024, a capital portuguesa não constava no ranking, o que demonstra uma evolução significativa da sua competitividade e do apelo junto dos investidores.

“O sector hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflecte o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”, afirma Duarte Morais Santos, director de Hotéis da CBRE Portugal.

Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica seja o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao sector.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento, pelo segundo ano consecutivo, apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada. A Itália ultrapassou o Reino Unido, ocupando o segundo lugar do ranking. O crescente interesse no sector hoteleiro italiano é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional. Portugal e o Reino Unido ficaram, conjuntamente, em terceiro lugar, enquanto França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respectivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou ainda mais o seu estatuto de segunda cidade mais atractiva para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top5.

Os investidores continuam a procurar o produto urbano, com 65% dos inquiridos a considerarem o CBD e as cidades de entrada os locais mais atractivos, afirmando o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes.

As cidades secundárias ganharam também maior procura e, de acordo com este estudo da CBRE, 12% dos inquiridos afirmaram que são as oportunidades de investimento mais atractivas, impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem.

“O actual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um factor-chave para o sector”, refere Kenneth Hatton, director de Hotéis Europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores activos, reflectidos nos volumes de investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual para qualquer sector na região”.

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Investimento em imobiliário comercial segue com tendência ascendente

A Cushman & Wakefield antecipa um aumento de 8% no volume de investimento em imobiliário comercial em 2025, com um total estimado de 2.560 milhões de euros

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A Cushman & Wakefield (C&W), consultora líder global em serviços imobiliários, apresenta a 44ª edição do Marketbeat Portugal (Primavera 2025), onde analisa a evolução do mercado em 2024 e antecipa as principais tendências para este ano. As projecções para 2025 apontam para a continuidade do crescimento do investimento em imobiliário comercial, com um aumento estimado de 8% face a 2024.

“O mercado imobiliário demonstrou a sua resiliência em 2024, com um aumento significativo do volume transaccionado e um forte contributo do capital estrangeiro. Para 2025, antecipamos um crescimento mais sustentado, impulsionado por um contexto de maior estabilidade macroeconómica, nomeadamente pela redução gradual das taxas de juro, que favorecerá a retoma da actividade transaccional. A convergência entre as expectativas de compradores e vendedores deverá dinamizar o mercado, enquanto a compressão das yields prime, já observada no sector de retalho, poderá estender-se a outras classes de ativos, mantendo o interesse dos investidores internacionais”, comenta o director-geral da Cushman & Wakefield em Portugal, Eric van Leuven.

A distribuição do capital investido em 2024 (2.380 milhões de euros, segundo os dados apurados pela Cushman & Wakefield) confirmou a recuperação do sector de retalho, que representou metade do volume total transaccionado. Seguiram-se os sectores de hotelaria e escritórios, com um peso de 21% e 14%, respectivamente. Também os chamados activos alternativos consolidaram a sua presença no mercado em 2024, representando 11% do volume total do investimento, com destaque para o segmento de residências para estudantes.

O capital estrangeiro, que em 2024 representou mais de 70% do investimento total, deverá continuar a desempenhar um papel determinante, com os investidores internacionais a manterem um forte interesse no mercado imobiliário em Portugal. A maioria do capital internacional teve origem na Europa, com os mercados francês e espanhol a representarem, em conjunto, metade do volume estrangeiro.

De forma transversal a todos os sectores, o ano de 2024 foi também um ano de consolidação da sustentabilidade e da integração de critérios de Environmental, Social e Governance (ESG) nos processos de tomada de decisão do mercado imobiliário nacional. No mercado português, nomeadamente ao nível da banca, já se assiste à aplicação de diferentes taxas de juro aos financiamentos, de acordo com a sustentabilidade do investimento. Em 2025, as tendências ESG no sector imobiliário estarão focadas na descarbonização, adaptação climática, transparência financeira e preservação da biodiversidade.

“O sector imobiliário encontra-se no epicentro de uma profunda transformação, impulsionada por rigorosas exigências regulatórias e pela crescente procura por edifícios sustentáveis e alinhados com as práticas ESG. A integração desses critérios nas decisões de investimento tornou-se um imperativo estratégico para 2025, com fundos de investimento ESG a ganhar destaque e a atrair capital significativo. Estas tendências reflectem uma mudança estrutural no sector, onde a sustentabilidade não é mais uma opção, mas um requisito essencial para a competitividade e o sucesso económico a médio-longo prazo”, sublinha Eric van Leuven.

No âmbito dos certificados de edificação sustentável, nomeadamente BREEAM e LEED, o número de certificações emitidas em 2024 quase triplicou quando comparado com o número total de certificações emitidas durante o ano anterior, com prevalência dos setores de escritórios e retalho. Relativamente à certificação WELL, focada na utilização do edifício e bem-estar dos seus ocupantes, em 2024 foram emitidas cinco distinções a nível nacional, todas elas em edifícios de escritórios. Este setor continua a dominar a certificação futura, encontrando-se registados perto de 60 edifícios.

Principais tendências para 2025

De acordo com a Cushman, no Retalho a localização continuará a ser o factor decisivo na expansão das marcas, com um forte foco nos centros urbanos turísticos e empresariais. A competição por espaços privilegiados está a impulsionar o aumento das rendas, reflectindo a disposição das marcas para investir em posicionamento estratégico. Paralelamente, cresce a valorização de marcas com propósito, que integram práticas sustentáveis e responsabilidade social para fortalecer a ligação com os consumidores. As lojas flagship estão a apostar na automação e na integração entre os canais físicos e digitais, optimizando operações e melhorando a experiência do cliente. Já o segmento de athleisure mantém-se em forte crescimento, com as marcas a diversificarem a oferta para responder à procura por moda confortável e funcional.

O mercado de escritórios em 2025 continuará a ser moldado por critérios de bem-estar e ESG, com empresas a privilegiarem edifícios certificados. Flexibilidade na ocupação e a preferência por flex offices ganham destaque, enquanto as empresas procuram hubs mais atractivos para reter talento. A escassez de oferta qualificada em Lisboa e no Porto deverá pressionar as rendas prime, uma vez que só é esperada nova oferta significativa para 2027/2028. Contratos mais estruturados, com prazos longos e opções de saída intermédias, tornam-se uma tendência para garantir estabilidade e optimização de custos.

O sector hoteleiro continuará a expandir-se com a diversificação de operadores internacionais, especialmente nos segmentos full service e luxury, e o crescimento dos serviced apartments para estadias mais prolongadas. O turismo reforça a sua competitividade através de experiências focadas em natureza, gastronomia e cultura. O mercado norte-americano ganha relevância, enquanto o asiático mantém um elevado potencial de crescimento. No investimento, espera-se um aumento das transacções, incluindo vendas de portefólios e plataformas operativas, com investidores dispostos a pagar prémios por projectos alinhados com políticas ESG.

O sector industrial e logístico será impulsionado pela optimização operacional, com empresas a migrarem para espaços mais modernos e eficientes, antecipando o crescimento a médio/longo prazo. O nearshoring continuará a ganhar força, impulsionando a procura por unidades industriais e armazéns, sobretudo no sector das energias verdes. A escassez de oferta qualificada mantém a procura elevada por activos modernos e sustentáveis, com foco em eficiência, ESG e funcionalidades que melhorem a operação e retenção de talento. Os segmentos de self storage e data centres estão em expansão, beneficiando da adaptação de edifícios e terrenos existentes e ainda das vantagens estratégicas de Portugal no sector tecnológico.

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Preços das casas no Algarve com crescimento de 13,8% em 2024

Região registou um aumento superior à média do país, mais do que duplicando o crescimento em Lisboa e Porto. Além de ter intensificado o ritmo de valorização, revela a Confidencial Imobiliário

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Os preços de venda das casas no Algarve aumentaram 13,8% em 2024, considerando a taxa de variação homóloga do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário para o 4º trimestre do ano. A região registou, assim, um crescimento de preços superior à média do país, que foi de 11,0% no mesmo período, bem como ao de Lisboa, 5,5%, e ao do Porto, 7,8%.

A valorização do Algarve acelerou face a 2023, ano em que atingiu 9,2%, com a região a contrariar quer a tendência nacional quer a de Lisboa e Porto, onde o ritmo de subida em 2024 foi menor. Em 2023, os preços da habitação subiram 11,8% no cômputo nacional, 6,3% em Lisboa e 10,7% no Porto, taxas superiores às registadas pelos respectivos mercados em 2024.

O comportamento dos preços no agregado do Algarve reflecte o desempenho da maioria dos mercados da região, onde 13 dos 16 concelhos registou uma aceleração da valorização. Entre eles, os mercados mais caros, como Loulé, Tavira e Lagos, com subidas de 12,6%, 12,8% e 18,6% em 2024, respectivamente, bem como Faro, com uma valorização de 11,5%. Vila Real de Santo António registou a maior subida de preços do Algarve em 2024, com um crescimento de 26,0%. Apesar desta tendência predominante, em três concelhos do Algarve a subida de preços perdeu tracção face a 2023 e, entre estes, incluem-se dois dos mais importantes mercados residenciais da região, nomeadamente Albufeira e Portimão. Em Albufeira, os preços travaram a fundo, entrando mesmo em terreno negativo, com uma variação de -0,6% em 2024, enquanto em Portimão, a desaceleração resultou num aumento de apenas 4,7%. O outro mercado com uma suavização da valorização foi Silves, onde ainda assim os preços aumentaram 10,8% em 2024.

De acordo com o Sistema de Informação Residencial, SIR, os preços médios de venda da habitação no Algarve atingiram 2.966€/m2 em 2024. Loulé consolidou-se como o mercado mais caro, com vendas a 4.138€/m2 em 2024, quando todos os outros transaccionaram abaixo dos 3.500€/m2. Lagos situou os preços em 3.460€/m2, Albufeira em 2.909€/m2, Faro em 2.685€/m2 e Portimão em 2.630€/m2.

Apesar do comportamento dos preços, a região manteve as vendas em linha com 2023, estimando-se a realização de 11.100 transações em 2024. Este volume traduz uma variação anual de -2,5%, ao contrário da tendência nacional, de Lisboa e do Porto, onde as vendas aumentaram face a 2023.

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Ricardo Sousa da Century 21 e José Cardoso Botelho da Vanguard Signature
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Corcoran em Portugal para apostar no segmento de luxo

A Everstone, que resulta de uma parceria entre a Vanguard Signature e ABNSouza, lança a mediadora imobiliária de luxo Corcoran em Portugal. A Corcoran Atlantic será responsável pela comercialização de empreendimentos imobiliários de referência em localizações estratégicas como Lisboa, Porto, Comporta, Algarve e Madeira

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A Vanguard Signature e a ABNSouza, por meio da empresa conjunta Everstone, anunciam o lançamento da mediadora imobiliária de luxo Corcoran em Portugal, em regime de exclusividade. A chegada da marca, que opera nos mercados de Nova Iorque, Hamptons e Palm Beach, reforça a aposta no segmento premium e de luxo do imobiliário português, um sector com elevado potencial de crescimento.

O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem registado uma procura crescente por activos de elevado padrão, impulsionada pelo dinamismo da economia nacional e por factores geopolíticos favoráveis ao país. Neste contexto, a introdução da Corcoran visa consolidar a presença da mediadora em localizações estratégicas como Lisboa, Porto, Comporta, Algarve e Madeira, oferecendo uma rede internacional robusta e um elevado poder de compra.

A Corcoran Atlantic será responsável pela comercialização de empreendimentos imobiliários de referência de múltiplos promotores e proprietários individuais, combinando um serviço altamente especializado com a experiência acumulada da marca em alguns dos mercados mais exigentes do mundo.

Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Signature, “a chegada da Corcoran a Portugal representa um passo natural na consolidação do nosso posicionamento no mercado imobiliário de luxo. Acreditamos profundamente no potencial do país para atrair investimento qualificado e clientes exigentes, e a parceria com uma marca com o prestígio e a história da Corcoran reforça a nossa ambição de elevar ainda mais os padrões do sector.

“O lançamento da Corcoran em Portugal é um marco importante. Queremos atrair clientes internacionais exigentes com um serviço exclusivo e altamente personalizado. Esta nova operação, autónoma, mas em perfeita sintonia com a nossa marca CENTURY 21, reforça o nosso compromisso com a profissionalização da mediação imobiliária e afirma Portugal como um destino único e de excelência”, afirma Ricardo Sousa, representante da ABNSouza e CEO da CENTURY 21 Portugal e Espanha.

Forte presença no mercado imobiliário de luxo internacional
A Corcoran é a principal mediadora imobiliária nos mercados altamente competitivos de Nova Iorque, Hamptons e Palm Beach. Fundada em Manhattan em 1973, a empresa começou com 30 agentes e, desde então, cresceu organicamente para mais de 5.000 agentes afiliados em mais de 120 escritórios, atendendo clientes nacionais e internacionais.

A filosofia da marca, “Live Who You Are”, é a base do seu sucesso, guiando os clientes na sua jornada para encontrar a casa ideal. Através do Corcoran Sunshine Marketing Group, a Corcoran tem sido pioneira na comercialização de novos empreendimentos residenciais de alto padrão, tendo promovido alguns dos projectos mais icónicos de Manhattan. A empresa é também a firma de marketing exclusiva para todas as vendas residenciais em Hudson Yards, o maior projecto de desenvolvimento privado na história dos Estados Unidos.

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