APCMC realiza seminário ‘Integração Digital nos Materiais de Construção’
Além da apresentação das principais conclusões sobre os processos de digitalização da construção, o seminário vai dar a conhecer o guia digital, integrado no projecto “MC Digital, construção”, apoiado pelo Norte2020
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A APCMC – Associação Materiais de Construção, vai realizar o seminário “MC Digital – Acelerar a Digitalização dos Processos nos Materiais de Construção”, na próxima quarta-feira, dia 26 de Outubro, no Sheraton Porto Hotel & Spa, com início às 10 horas.
O encontro vai permitir mostrar o conjunto de ferramentas em desenvolvimento, que se destinam a promover a integração digital dos processos nas empresas deste sector, com destaque para apresentação do guia “Integração Digital nos Materiais de Construção”, um trabalho que é parte integrante do projecto “MC Digital” e que visa melhorar a eficiência dos processos comerciais e logísticos das empresas através de actividades que se interligam e aumentar os seus níveis de qualificação, fundamentais para a competitividade da oferta, assim como promover a visibilidade e o posicionamento da oferta endógena da região Norte nos mercados internacionais.
O guia vai ser apresentado por Júlia Brito, da Pamésa Consultores, entidade que trabalhou na sua elaboração e que tem como propósito “contribuir para ajudar as empresas a ganhar consciência sobre os desafios tecnológicos e digitais nos materiais de construção, a dar indicações sobre como desenvolver modelos de negócio nos canais digitais, a implementar a classificação de produtos de acordo com os standards internacionais já vigentes em diversos mercados de referência e a obter ganhos de eficiência organizativa pela automatização dos processos”.
Como segundo painel destaca-se o “Sistema de Classificação ETIM e a construção de fichas técnicas harmonizadas para os materiais de construção”, que ficará a cargo de Pedro Mêda, investigador do Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O instrumento ETIM permite a identificação de produtos de forma rápida e concisa, facilitando assim a troca de dados e características técnicas dos produtos entre as partes que operam internacionalmente, independentemente do idioma.
Segue-se a apresentação da ferramenta PIM para os materiais de construção, a cargo de António Lima, da consultora Dogoodtoo. A Gestão de Dados do Produto (em inglês, Product Information Management) permite a recolha, tratamento e valorização das informações de cada produto, que podem depois ser distribuídos pelas diferentes entidades em formato digital.
O encontro termina com a apresentação das principais conclusões sobre os processos de digitalização da construção.
De salientar que a APCMC tem também em desenvolvimento, na área da digitalização, um outro projecto, o “Speed Up” Materiais de Construção 4.0, cofinanciado pelo COMPETE 2020, onde se destaca a plataforma digital APCMC Datacheck, que assegura, de forma gratuita, um serviço para que os fabricantes partilhem com os seus clientes o acesso a toda a informação sobre os respectivos produtos, fazendo que esta chegue também aos construtores, projetistas e clientes finais. Neste momento a plataforma conta a participação de seis fabricantes, contudo mais de 30 empresas estão a preparar os dados para avançar com a adesão.