Panasonic acelera investimento na produção de bombas de calor na fábrica checa
Com o objectivo de reforçar a produção de bombas de calor ar-água (A2W), devido à crescente procura por estes equipamentos no mercado europeu, a empresa pretende aumentar a sua capacidade de produção anual para as 500 mil unidades

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Panasonic Corporation anunciou que irá investir cerca de 145 milhões de euros na sua fábrica checa para o exercício que termina em Março de 2026, com o objectivo de reforçar a produção de bombas de calor ar-água (A2W), devido à crescente procura por estes equipamentos no mercado europeu.
Actualmente, a Europa está a passar por uma rápida mudança nas fontes de energia, reduzindo o gás e outros combustíveis fósseis, o que permite uma maior electrificação. Devido a uma maior consciência ambiental e às recentes circunstâncias em torno do fornecimento de electricidade, a Panasonic teve de adaptar a sua capacidade de produção para responder a esta procura crescente.
A Panasonic iniciou a produção de unidades interiores A2W na sua fábrica de Plzen, na República Checa (Panasonic AVC Networks Czech [PAVCCZ]), em 2018. Desde então, para além de satisfazer as necessidades do mercado europeu, tem impulsionado a poupança de emissões de CO2 através da produção para os mercados locais na Europa.
Este novo investimento permitirá à PAVCCZ produzir unidades exteriores no próximo exercício, para além das unidades interiores que já fabricam. O objectivo da empresa é aumentar a sua capacidade de produção anual para as 500 mil unidades para o exercício que termina em Março de 2026.
O sistema de bomba de calor A2W da Panasonic possui uma tecnologia única que permite manter a sua capacidade de aquecimento mesmo com baixas temperaturas exteriores.
A empresa lançou, também, um negócio de manutenção baseado na IoT na Dinamarca no último exercício, e continuou a expandir a sua actividade através de uma ampla estrutura de vendas em cada país.
Nos próximos anos, a Panasonic quer impulsionar fortemente o seu crescimento no setor do aquecimento, arrefecimento e ventilação, sendo um dos seus pilares para contribuir para o cuidado ambiental e para a redução do aquecimento global.