Garland aumenta parque fotovoltaico em mais de 160%
Até ao final do ano, o Grupo irá instalar mais 535 painéis solares, dos quais 400 no Centro Logístico de Gaia II e 135 no Centro Logístico de Aveiro I. Ao todo serão 1.173 painéis, com uma potência instalada para autoconsumo de 470 kWp

CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
Numa altura pautada por uma crise energética em que a aposta nas energias renováveis é apontada como uma solução de futuro, o Grupo Garland vai ampliar a potência do seu parque fotovoltaico em mais de 160% até ao final do ano. Até Dezembro, juntam-se aos 638 painéis solares instalados mais 535, dos quais 400 no Centro Logístico de Gaia II e 135 no Centro Logístico de Aveiro I, perfazendo um total de 1.173 painéis, com uma potência instalada para autoconsumo de 470 kWp, que permitirão suprir cerca de 25% das necessidades energéticas diárias da empresa. Até ao momento, a Garland investiu meio milhão de euros na criação e manutenção do parque fotovoltaico da empresa.
Desde a criação da política “Rumo à Sustentabilidade”, em 2012, a Garland já instalou 638 painéis fotovoltaicos nos vários centros logísticos, tendo renovado também 100% da frota de viaturas ligeiras para veículos elétricos e híbridos. A implementação de um sistema de monitorização e gestão do consumo de energia, assim como a instalação de sensores de presença para controlo da iluminação, que privilegia a iluminação natural na construção de novas instalações, foram outras das medidas levadas a cabo pela empresa.
Também em todas as suas instalações, o Grupo Garland utiliza energia verde, proveniente de fontes 100% renováveis. A funcionar recentemente, está o Centro Logístico de Valadares, o terceiro armazém da empresa em Vila Nova de Gaia, com uma área de construção de 38.000 m2, e que obedece a todas as boas práticas de inovação e sustentabilidade ambiental e energética, com o objetivo de se tornar um dos primeiros centros logísticos em Portugal com certificação internacional BREEAM New Construction.
Além da redução do consumo de energia, o lado mais visível, todos estes investimentos da Garland visam reduzir os custos associados ao consumo de energia e a dependência energética das operações. Em estudo estão ainda outras novas medidas a introduzir pela empresa, a curto e médio prazo, relativas à poupança de energia, quer ao nível do consumo de combustível nos serviços de transporte, como na otimização energética das instalações.
Para a continuação da estratégia corporativa de sustentabilidade, salientar ainda a implementação de um sistema de gestão ambiental, suportado pela norma ISO 14001, cujo processo de certificação está em curso.