MatosinhosHabit revê medidas de acesso ao apoio ao arrendamento
A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, criaram novas medidas de acesso ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, para “responder às principais necessidades da população no mercado de arrendamento”

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Com vista a promover soluções e apoiar a população de Matosinhos no que diz respeito ao mercado de arrendamento, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, têm previsto ao longo do ano de 2023, aplicar a todas as famílias que integram o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), a introdução de uma nova fórmula de cálculo do apoio, sendo expectável que se traduza num aumento do valor do apoio mensal atribuído pelo município a cada família.
De acordo com Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, “esta nova fórmula de cálculo inclui a alteração dos rendimentos base de acesso ao programa, adequando o regulamento ao actual contexto socioeconómico, priorizando ainda determinadas situações sociais, nomeadamente vítimas de violência doméstica. Uma das grandes novidades é também, a majoração em 10% do valor do apoio das candidaturas dos jovens”, explica.
Ao longo dos dois últimos anos, o programa tem registado uma procura crescente, dado que se apresenta como uma resposta célere e adequada a muitas famílias que, embora com dificuldades económicas, reúnem condições para se manter no mercado de arrendamento privado. O objectivo definido para este Programa em 2023 é o apoio efectivo a uma média de 800 famílias por mês.
O PMAA apoia economicamente os munícipes beneficiários, através de uma comparticipação mensal de uma parte do valor da renda. A operacionalização deste programa, está delegada na empresa municipal desde 2009, sendo efectuada pelos serviços a análise das candidaturas e a sua constante reavaliação, conforme regulamento.