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A 7ª edição da Homeing – Interior Design and Home Living, apresentou ao mercado tendências actuais e soluções eco-friendly em segmentos de mercado voltados para a decoração e design de interiores. Com o mote “Metamorphosis”, numa alusão à mudança e à transformação que começa no interior dos espaços, o evento teve lugar no Pavilhão Carlos Lopes, de 29 de Setembro a 1 de Outubro, e contou com mais de 3700 visitantes e cerca de 60 expositores.
“Esta edição representou, uma vez mais, uma reafirmação da vontade que os profissionais tinham de retomar os formatos presenciais das feiras. Foram feitos muitos contactos e assistimos a apresentações de soluções sustentáveis e eco-friendly destinadas ao mercado do design e da arquitectura de interiores que geraram bastante interesse por parte de um visitante cada vez mais atento às demandas do futuro. A área da sustentabilidade está em crescimento neste mercado, e esta feira conseguiu reforçar a atenção neste sentido, que era um dos nossos grandes propósitos para este ano”, afirmou Amélia Estevão, directora de Marketing da Exponor.
Além da componente expositiva, a edição contou, ainda, com um programa de palestras – Let’s Talk About – em que o principal foco foi a sustentabilidade e o design circular. Para Ana Mestre, professora auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e oradora do debate sobre “Design Circular & Bio Estratégias para a Circularidade”, “todos os recursos têm valor e podem ser reintegrados no sistema. O design deve pensar o contexto todo, não só o objecto, como por exemplo, o transporte, a matéria-prima e os desperdícios”.
Para João Barreiros, CEO da marca Barreiros & Barreiros, presente na exposição pela sétima vez consecutiva, “estes encontros setoriais continuam a ser importantes para o setor, muito porque o nosso cliente está sempre a mudar. Estamos sempre a receber novos arquitectos que têm curiosidade em vir a este tipo de exposições à procura de soluções diferentes. Através do digital, torna-se mais complicado, porque é sempre melhor ver o produto presencialmente, e mesmo para afirmar novas tendências é importante possibilitarmos o toque no produto”.
A Azulima, também presente na Homeing desde a primeira edição, voltou a juntar-se este ano. Mário Mesquita, responsável pela marca, efectua um balanço positivo da sua presença na feira, destacando que “estas feiras são importantes, porque o nosso cliente é o arquitecto e, portanto, promovemos os nossos produtos junto deles e dos gabinetes de arquitetura. Uma vez que esta feira é para profissionais, tínhamos mesmo que estar presentes e sentimos que nos ajudam também a promover algumas das nossas soluções mais distintas”.
Marcaram presença no evento diversas marcas que apostam em produtos e soluções mais sustentáveis, servindo-se da Homeing como palco para apresentação da sua visão sobre o futuro. Neste sentido. Nuno Barbosa, responsável pela área de projecto da Ferreira de Sá, considera que “a sustentabilidade é um processo bastante importante para a marca. Trabalhamos com fibras naturais e as que não são naturais, são fibras regeneradas. Neste momento, a empresa está a meio de um processo de certificação que envolve uma série de processos produtivos neste alinhamento de ter uma indústria mais verde”.
A bplan esteve presente na Homeing com uma linha de produtos minimalista, aliada à sustentabilidade, nomeadamente na embalagem e no transporte. “As nossas peças são montadas à base de um encaixe, o que permite que a embalagem seja mais plana e pequena, o que acaba por ser mais amigo do ambiente”, referiu Maria João Rodrigues, técnica de Marketing da marca.