CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Com mais de 100 anos de percurso e uma grande experiência em interfaces, iluminação e controlo de luz, a multinacional Simon vai marcar presença, pela primeira vez, na feira Light& Building. O stand, localizado no pavilhão 11, “é um reflexo da sua filosofia onde os espaços estão no centro das experiências dos utilizadores”. Com um estilo completamente neutro, o suporte melhora o resultado do “controlo significativo” das luminárias na criação de ambientes e cenários, adaptando a luz a determinadas situações e estados de espírito inspiradores, realçando a arquitectura e utilizando-a para dotar qualquer espaço de emoção.
Com um portefólio de 360 produtos, a Simon irá dar a conhecer algumas das suas soluções para o âmbito residencial com uma série de mecanismos globais e séries inteligentes que permitem a personalização dos espaços, até soluções para o sector terciário com iluminação por contrato e controlo de luz, conectividade para postos de trabalho e iluminação exterior para a iluminação pública e privada. Além disso, a Simon apresenta a sua nova gama de carregadores de veículos eléctricos para os âmbitos privado e público.
Para a habitação, a Simon apresenta a experiência de casa conectada de forma simplificada. Entre as possibilidades oferecidas pela digitalização dos espaços, com a Simon iO, o novo sistema de controlo doméstico, ligam-se mecanismos inteligentes (interruptores, tomadas e termóstatos) para criar atmosferas personalizadas em todos os momentos. Estes são facilmente controlados a partir da aplicação Simon iOno smartphone ou com os assistentes de voz da Amazon, Alexa ou Hey Google, de forma a permitir um mundo de experiências únicas e adaptadas ao estilo de vida das pessoas, de forma fácil e mesmo sem modificar a instalação.
Os dispositivos Simon iO, como o Simon 100 e Simon 270, utilizam protocolos baseados em normas Wireless e podem comportar-se como interruptores tradicionais ou mecanismos inteligentes. Além das possibilidades de medição e gestão do consumo por parte do utilizador, o Simon 270 possui novas contribuições para a sustentabilidade: certificado Cradle to Cradle de nível bronze e toda uma nova proposta de embalagem sustentável que também lhes rendeu reconhecimento nos IF Awards e prémios Delta.
No que toca à mobilidade eléctrica, a empresa concebeu três novos pontos de carregamento de fácil instalação, mantendo o equilíbrio entre funcionalidade, preço, estética e grande durabilidade. Estão integrados numa plataforma própria de gestão de pontos de carregamento e possuem uma coroa de LED 360º para sinalização em parques de estacionamento exteriores em vias públicas. Está disponível com potências diferentes para parques de estacionamento em empresas e outros ambientes contratuais, como hotéis e centros comerciais. E um terceiro modelo concebido para o âmbito residencial, com a máxima simplicidade de utilização e a possibilidade de integração em sistemas de terceiros, desde habitações unifamiliares a condomínios.
Desde 2020, a ProtoPixel é a parceira tecnológica da Simon na sua jornada de digitalização da luz em todos os seus produtos físicos de forma a avançar para uma iluminação dinâmica e conectiva. Também esta empresa tem o seu próprio espaço no stand da Simon, onde é possível experimentar e viver na primeira pessoa a criação da unidade mínima da luz, o pixel. “É uma viagem experimental ao longo da qual podemos ver como o pixel ganha valor desde o momento em que entra na plataforma da ProtoPixel até atingir o seu objetivo final: materializar a visão da luz”.
A flexibilidade e o conforto são fundamentais na hora de pensar em como se conectar, seja num escritório privado, numa sala de reuniões de trabalho colaborativo ou numa área aberta. Para os locais de trabalho, a Simon possui uma vasta gama de soluções, desde a distribuição eléctrica sob o chão até aos postos de trabalho, passando por sistemas de cablagem personalizáveis com acesso à conectividade eléctrica, voz, dados e multimédia.
Com soluções universais compatíveis com as tecnologias de controlo padrão (1-10 V, DALI, PWM, KNX…) e para se adaptar ainda mais ao tipo de luminárias, no que diz respeito às óticas, difusores, reflectores, lentes e reflectores dos produtos Simon, permite oferecer luz de elevada qualidade, eficiente e confortável, adaptando-se às necessidades e aos efeitos de iluminação desejados.
Ainda em parceria com a Finsa, a Simon criou a Finsa & Simon CoLLab, a partir da qual desenvolveu murais conectivos. Pela primeira vez, fundiram dois elementos, iluminação e madeira, que juntos criam um sistema inovador. Os seus murais conectivos incorporam toda a tecnologia da Simon nas tábuas técnicas de madeira da Finsa.
Cada painel é especificamente concebido para satisfazer as diferentes necessidades arquitectónicas e de iluminação de qualquer projecto, através de um um sistema industrializado, pré-instalado, modular, prático e estético.