dstgroup oferece mestrados e doutoramentos aos trabalhadores
À semelhança do que aconteceu em outros anos lectivos anteriores, dstgroup volta a reforçar a aposta na educação e formação dos seus trabalhadores, disponibilizando, gratuitamente, mestrados e doutoramentos especializados, em diferentes áreas
CONSTRUIR
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
A aposta na formação e captação de talento não se cinge aos trabalhadores do grupo, já que os diversos protocolos estabelecidos entre o grupo e várias instituições de ensino tem como objectivo contribuir para profissionalizar o mercado em diversas áreas de especialidade.
“Consideramos que a educação e a formação são um investimento capaz de impulsionar a nossa actividade económica e competitividade no mercado. por isso, disponibilizamos formação em áreas core, como a engenharia, a gestão, a economia, mas também focada nas soft skills e áreas técnicas complementares inseridas no plano anual de formação, diversificadamente enriquecedoras do ponto de vista social e intelectual, como é o caso da filosofia, da neurociência e da saúde mental”, destaca José Machado, director de Recursos Humanos.
O grupo estabeleceu parcerias com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa. Numa aposta a longo prazo, o objectivo do dstgroup é prolongar as parcerias e cursos para que a formação chegue ao maior número de trabalhadores possível.
“Um dos protocolos que mais se tem desenvolvido é o que mantemos com o IPCA desde 2018. Já contabilizamos quatro edições do curso de soldadura avançada e, em 2021, iniciámos a primeira edição do curso técnico superior profissional de preparação e gestão de obra”, acrescenta José Machado. Aos seus colaboradores o dstgroup paga integralmente o valor das propinas, mas os cursos podem ser frequentados por outros profissionais.
Com o arranque do novo ano lectivo o grupo de Braga dá a conhecer a nova oferta. Em Outubro arrancam novas edições dos cursos que registaram mais procura por parte dos trabalhadores. Entre eles o curso filosofia, que vai iniciar a segunda edição de “Filosofia para o Novo Século”, com duração de três anos, assim como da área de saúde mental, que promove a quarta edição do curso “Primeiros Socorros para Doença Mental”. Para além disso, destacam-se outras propostas formativas do grupo, no que diz respeito a mestrados profissionais, cursos técnicos superiores profissionais e formações especializadas.
Em Novembro arrancam os mestrados profissionais. Com a chancela do IPCA, estes mestrados são constituídos por um semestre curricular e um semestre de estágio/projecto e aplicam-se a trabalhadores licenciados com mais de 5 anos de experiência na área de especialização. Abrangem os cursos de gestão fiscal, gestão de operações, gestão para executivos, logística e gestão de cadeia de abastecimento, modelação 3D, fabrico aditivo e tecnologias de apoio à educação Steam.
Ainda no âmbito da parceria estabelecida com o IPCA vão ter início em Outubro os cursos técnicos superiores profissionais nas áreas de energias renováveis e sistemas sustentáveis, gestão de redes e telecomunicações avançadas, soldadura avançada e preparação e gestão de obras. Estes cursos têm a duração de dois anos, as aulas são em regime pós-laboral e conferem um diploma de nível 5. A parceria concretiza ainda o acolhimento dos alunos, no final do curso, para a realização de um estágio de seis meses.
Juntamente com a Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho, o dstgroup lançou este ano um curso de formação especializada em “tecnologia de fachadas e envolvente de edifícios”. Lesionado por especialistas da bysteel fs, empresa do dstgroup especializada nesta área, e por professores da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho, a formação abrange desde os aspectos legais até à manutenção de fachadas e envolventes, passando pelos materiais e pelo fabrico. Conta ainda com a participação na partilha de conhecimento de várias entidades do tecido empresarial e de associações com diferentes posicionamentos da cadeia de valor.
“Estarmos próximos das instituições de ensino faz parte da nossa estratégia. Apenas criando um ecossistema de partilha de conhecimento e recursos é que conseguiremos dar resposta às necessidades do mercado de trabalho e formar um clima de inovação que potencie a criação de novos produtos e serviços.”, comenta Ricardo Portela, administrador da bysteel.