Otovo inicia operações em Portugal e lança modelo de subscrição para sistemas de painéis solares e baterias
A plataforma digital norueguesa de instalações solares e baterias para o mercado residencial oferece a possibilidade de subscrever a energia solar como um serviço, ao lançar um modelo de subscrição mensal,
CONSTRUIR
Sector PBSA continua atractivo para investidores
Alenquer recebe novo empreendimento na Quinta do Bravo
Turismo residencial gera 15 mil milhões de euros em receitas fiscais
Câmara de Lagos lança concurso para ampliação e requalificação da Escola das Naus
Mundicenter adquire Alto das Amoreiras
Openbook: A reestruturação da Firma
Oeiras aprova orçamento de 335M€ para 2025 com foco na Habitação
‘Els Club Vilamoura’ será o primeiro clube de golfe Ernie Els na Europa
Piquet Realty reforça presença no Algarve com novo escritório
Novo crédito à habitação cresce 34,7% em Setembro
Otovo arranca oficialmente hoje em Portugal. A plataforma digital europeia de instalações
solares e baterias para o mercado residencial oferece a possibilidade de subscrever a energia
solar como um serviço, ao lançar o modelo de subscrição mensal, sem necessidade de investimento inicial.
Portugal é o décimo país a receber a empresa norueguesa cotada na euronext growth, com
uma capitalização de mercado de cerca de 350 milhões de euros. A entrada no mercado nacional surge numa altura em que o mundo enfrenta uma crise energética global com a subida constante dos preços e é justificada pelo enorme potencial que Portugal tem neste domínio. Mais de 54% os portugueses vivem em casa independente ou geminada, mas apenas 3,5% da energia consumida actualmente provém de fontes renováveis. É esta larga maioria do mercado residencial nacional que a Otovo dirige o seu foco. “Acreditamos que um acesso fácil e economicamente viável ao autoconsumo é a chave para ajudar as famílias a reduzir os seus custos com energia assim como a sua dependência da rede e da volatilidade do mercado. A Otovo quer ser a primeira opção para as famílias escolherem energia solar. Estamos a introduzir, pela primeira vez em Portugal, o modelo de subscrição mensal que permite às famílias terem poupanças imediatas na sua factura energética sem investimento inicial”, sublinha Manuel Pina, director geral da Otovo em Portugal.
Além de poderem adquirir o equipamento solar na sua totalidade, os consumidores podem optar apenas pelo modelo de subscrição mensal, através do qual têm a possibilidade de aceder à energia solar nas suas casas, sem a necessidade de um investimento inicial, mas com a opção de adquirir o sistema em qualquer altura numa data posterior.
Desta forma, “os consumidores podem poupar na sua factura energética desde o primeiro mês, com uma garantia da Otovo sobre o equipamento e a instalação durante toda a duração da subscrição. O objectivo é que o cliente seja capaz de aumentar o seu autoconsumo tanto quanto possível ao tornar-se menos dependente da rede e da volatilidade dos preços da electricidade”, explica a empresa.
O acesso é simples. Na plataforma Otovo, os clientes podem introduzir a sua morada e confirmar o telhado para ter acesso a uma primeira oferta e às poupanças estimadas.
A plataforma irá analisar o potencial do telhado sem a necessidade de uma visita a casa, e irá encontrar o melhor preço e instalador para o cliente, com base num processo de licitação automática entre os instaladores disponíveis.
A Otovo oferece uma garantia de 5 anos para instalações, acima dos 3 anos exigidos por lei. O modelo de subscrição oferece uma garantia total de equipamento e instalação durante toda a duração do contracto, bem como um apoio contínuo.
Em expansão está a rede de instaladores inscrita na plataforma. Por enquanto são apenas quatro as empresas instaladoras qualificadas e certificadas que integram a rede e com capacidade para dar uma resposta a nível nacional, mas este é um número que deverá crescer em breve. “Para os instaladores, trabalhar com a Otovo permite a estas empresas locais de instalação de painéis solares concentrarem-se naquilo que fazem melhor: a instalação. Através da plataforma os instaladores conseguem poupar tempo e dinheiro em angariação de novos clientes, dimensionamento e orçamento de projectos, assim como em outros custos de marketing. A Otovo envia os projectos prontos a instalar aos instaladores e trabalha com eles de forma contínua para melhorar a sua capacidade de instalação”, sublinha.