
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
(na imagem: Centro Juvenil Sputnik com sistema de fachada ADDWind com revestimento de madeira. Foto de Jordi Canosa)
ADDWind é uma proposta de construção em seco que pode incorporar painéis sanduíche de lã de rocha ou de poliuretano, dependendo das prestações de isolamento necessárias no projecto.
Os requisitos técnicos e estéticos das envolventes dos edifícios, e em especialmente as suas fachadas, devem crescer. Uma das tipologias de envolvente que consegue satisfazer os requisitos arquitectónicos em termos de sustentabilidade, segurança, protecção e desenho é a fachada ventilada. É o caso do novo sistema ADDWind da ISOPAN. Uma proposta que garante um equilíbrio positivo entre poupança e eficiência energética, proporciona coerência com o ciclo de vida dos materiais e permite a aplicação de infinitas opções de desenho no revestimento exterior do edifício.
ADDWind representa um tipo de sistema de construção que é caracterizado pela presença de uma câmara ventilada entre a parede perimetral do edifício e o revestimento exterior, instalada através de um sistema de ancoragem mecânica.
A estrutura da fachada ventilada ADDWind consiste em painéis sanduíche de poliuretano ou lã mineral de rocha que formam a camada isolante aplicada na parede ou estrutura perimetral do edificio, um sistema de fixação combinado em aço inoxidável e alumínio, que interliga os painéis isolantes com o revestimento e, dependendo da configuração da instalação, permite configurações universais, tanto com painéis sanduíche ondulados, colocados quer na vertical como na horizontal e um revestimento exterior. A variedade de acabamentos disponíveis permite não só satisfazer o gosto do cliente, mas também dar continuidade estética em relação ao contexto em que o edifício se encontra. Praticamente nenhum material é excluído: folhas perfuradas ou expandidas, HPL, WPC, fibrocimento, terracota, madeira, compósitos, etc.
Com fixações visíveis ou ocultas o sistema torna-se extremamente flexível e universal em relação ao tipo de acabamento escolhido pelo projectista.