Arranque da empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha
A empreitada é desenvolvida no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, e representa um investimento de 38,4 milhões de euros, comparticipado com fundos da União Europeia no âmbito do COMPETE 2020
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“Os atrasos que hoje temos na Linha do Oeste são de décadas e a diferença hoje, face a estas décadas, é que não estamos a dizer que vamos fazer. Hoje estamos a assinar a consignação deste troço e já temos o anterior em obra”, afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. O Ministro falava na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação do Troço Torres Vedras – Caldas da Rainha (Modernização da Linha do Oeste), nas Caldas da Rainha.
O investimento, em execução, na modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha tem como principais objectivos o reforço da capacidade e eficiência do serviço de transporte ferroviário, através da melhoria dos níveis de disponibilidade e da redução dos tempos de percurso.
O projecto foi dividido em duas grandes empreitadas. A primeira corresponde à electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, no valor de 61,5 milhões de euros está já em execução. A segunda empreitada, que agora arranca visa a modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.
A capacitação da Linha do Oeste, até Caldas da Rainha, para a utilização de material circulante de tracção eléctrica, de modernos sistemas de sinalização e telecomunicações e a optimização do traçado de via, possibilitarão a redução do tempo de viagem entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos. A infraestrutura estará habilitada para permitir o aumento da oferta, das actuais 16 circulações para 48 (2 sentidos) no troço a sul das Caldas da Rainha.
A empreitada de modernização da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha consiste na electrificação integral do troço e modernização da via numa extensão de 44 quilómetros. A presente acção integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Oeste – Modernização do Troço Meleças-Caldas da Rainha”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 38,74%.
Pedro Nuno Santos afirmou que este investimento se insere “numa grande revolução que estamos a fazer na ferrovia», relembrando que Portugal tem «praticamente toda a nossa rede ferroviária em obra”. “O primeiro objectivo do nosso investimento esteve concentrado no transporte de mercadorias e na electrificação da rede ferroviária, mas o próximo ciclo, que já começamos a dar os primeiros passos, estará mais focado no passageiro”, afirmou.
Segundo o Ministro, o distrito de Leiria beneficiará, assim, “de um dos maiores investimentos ferroviários que o País alguma vez conheceu ou vai conhecer”, uma vez que a nova linha – que ligará Lisboa ao Porto – permitirá uma viagem entre a capital e Leiria em 35 minutos.