Futuro da sustentabilidade no turismo discutido na Porto Business School
Paulo Vaz, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, docente da Porto Business School e principal dinamizador deste evento, salientou que “a relevância dos critérios ESG enquanto linguagem de gestão e o seu impacto no dia a dia e saúde das empresas”

CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
O turismo tem um impacto significativo na economia portuguesa e, por isso, é urgente promover o debate sobre como tornar este negócio mais sustentável nas suas diversas dimensões. Neste sentido, a Porto Business School realizou a conferência ‘O Futuro da Sustentabilidade no Turismo’, onde o foco foi perceber qual “um caminho mais sustentável e a importância dos desafios que os ESGs trazem ao sector turístico”.
Com a participação de Elisabete Félix, do Turismo de Portugal, de Anabela Vaz Ribeiro da Global Compact Network Portugal e de Francisco Moser da Vilamoura World, a sessão de encerramento do evento foi conduzida pela secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços Rita Marques.
A conferência, que foi aberta ao público, partiu da visão do turismo como um negócio sustentável, sendo desenhado como um caminho ousado para a mudança. Para Patrícia Teixeira Lopes – associate dean da Porto Business School e codirectora do programa Gestão Sustentável “é um privilégio promover o debate sobre a importância das boas práticas ESG e a reflexão sobre o papel das empresas nesta jornada para a sustentabilidade, em particular, das empresas que encaram de modo consciente o impacto que as suas próprias decisões têm no sector, na sociedade e no planeta”.
Neste sentido, a Escola de Negócios do Porto criou os programas executivos de Sustentabilidade no Turismo e Sustentabilidade no Imobiliário, pensados para capacitar os empresários e os gestores para a gestão do século XXI, com o propósito de promover a profissionalização da gestão sustentável nestes sectores, a melhoria dos resultados e o alinhamento com os referenciais internacionais.
Paulo Vaz, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, docente da Porto Business School e principal dinamizador deste evento, salientou que “a relevância dos critérios ESG enquanto linguagem de gestão e o seu impacto no dia a dia e saúde das empresas, nomeadamente nas componentes financeiras, fiscais contribuem de forma assertiva para redesenhar os Propósitos, as Visões e as Missões das empresas do sector”.
Na sessão de encerramento, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, sublinhou que “enquanto responsabilidade partilhada por todos, sem excepção, a Sustentabilidade será o principal factor de desenvolvimento e evolução que permitirá ao nosso país ser, no futuro, o destino turístico mais sustentável do planeta! Essa é a nossa meta e a sustentabilidade nas suas diversas vertentes, o instrumento de trabalho”.