Futuro da sustentabilidade no turismo discutido na Porto Business School
Paulo Vaz, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, docente da Porto Business School e principal dinamizador deste evento, salientou que “a relevância dos critérios ESG enquanto linguagem de gestão e o seu impacto no dia a dia e saúde das empresas”
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
O turismo tem um impacto significativo na economia portuguesa e, por isso, é urgente promover o debate sobre como tornar este negócio mais sustentável nas suas diversas dimensões. Neste sentido, a Porto Business School realizou a conferência ‘O Futuro da Sustentabilidade no Turismo’, onde o foco foi perceber qual “um caminho mais sustentável e a importância dos desafios que os ESGs trazem ao sector turístico”.
Com a participação de Elisabete Félix, do Turismo de Portugal, de Anabela Vaz Ribeiro da Global Compact Network Portugal e de Francisco Moser da Vilamoura World, a sessão de encerramento do evento foi conduzida pela secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços Rita Marques.
A conferência, que foi aberta ao público, partiu da visão do turismo como um negócio sustentável, sendo desenhado como um caminho ousado para a mudança. Para Patrícia Teixeira Lopes – associate dean da Porto Business School e codirectora do programa Gestão Sustentável “é um privilégio promover o debate sobre a importância das boas práticas ESG e a reflexão sobre o papel das empresas nesta jornada para a sustentabilidade, em particular, das empresas que encaram de modo consciente o impacto que as suas próprias decisões têm no sector, na sociedade e no planeta”.
Neste sentido, a Escola de Negócios do Porto criou os programas executivos de Sustentabilidade no Turismo e Sustentabilidade no Imobiliário, pensados para capacitar os empresários e os gestores para a gestão do século XXI, com o propósito de promover a profissionalização da gestão sustentável nestes sectores, a melhoria dos resultados e o alinhamento com os referenciais internacionais.
Paulo Vaz, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, docente da Porto Business School e principal dinamizador deste evento, salientou que “a relevância dos critérios ESG enquanto linguagem de gestão e o seu impacto no dia a dia e saúde das empresas, nomeadamente nas componentes financeiras, fiscais contribuem de forma assertiva para redesenhar os Propósitos, as Visões e as Missões das empresas do sector”.
Na sessão de encerramento, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, sublinhou que “enquanto responsabilidade partilhada por todos, sem excepção, a Sustentabilidade será o principal factor de desenvolvimento e evolução que permitirá ao nosso país ser, no futuro, o destino turístico mais sustentável do planeta! Essa é a nossa meta e a sustentabilidade nas suas diversas vertentes, o instrumento de trabalho”.