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Digitalização e tecnologia foram as protagonistas do ano para o operador logístico Luís Simões, de acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2021. “Através do caminho da transformação a empresa seguirá até ao futuro, capacitando-a para fazer frente aos desafios e oportunidades do sector”, refere a empresa em comunicado. Com este compromisso, a empresa conseguiu fazer de 2021 “um ano de crescimento”, registando um aumento de 7% nos seus resultados económicos em comparação com o exercício anterior. Para tal, o Grupo desenvolveu uma estratégia empresarial orientada pela digitalização, tecnologia e sustentabilidade, com um duplo objectivo: aumentar a qualidade do serviço oferecido aos clientes e promover o desenvolvimento do talento interno.
“2021 foi um ano de transformação, durante o qual nos conseguimos superar, criando valor para a sociedade e para os nossos clientes e colaboradores. O sector da logística está a atravessar uma época de grandes desafios à escala ibérica e global, e queremos posicionar-nos na vanguarda para continuarmos a oferecer a melhor qualidade nos nossos serviços e processos,” explica José Luís Simões, presidente da Luís Simões. “A nossa forma de evoluir passa por transformar a nossa actividade e investir na inovação”.
No âmbito tecnológico, destaca-se o Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara, que ficou em pleno funcionamento durante este ano. Composto por três grandes armazéns, este eficiente COL dispõe de um armazém totalmente automatizado que aloja as operações logísticas de clientes multinacionais de grande consumo, como a Nestlé.
Para além disso, registou-se também um investimento na automatização dos processos nos restantes armazéns, com a missão última de aumentar a qualidade do serviço e a eficiência energética. Por exemplo, nas instalações de Cabanillas del Campo foram implementados sistemas AGV para a operação e movimentação de paletes, que permitiram reduzir o consumo de energia (graças à utilização de baterias de lítio), aumentar a produtividade e reforçar a segurança das operações.
Outra das grandes apostas da Luís Simões foi a transformação digital. O Grupo implementou várias iniciativas neste âmbito, nomeadamente caixas de correio para centralizar as operações externas, itinerários digitais e sistemas de e-CRM, que permitiram aumentar a rastreabilidade das mercadorias, simplificar a gestão de processos e melhorar a comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes.
Durante o último ano, o operador manteve também o seu compromisso de contribuir para um futuro logístico mais responsável do ponto de vista ambiental. Neste contexto, destacam-se dois novos megacamiões, perfazendo um total de 14 unidades em circulação, que reduzem em até 30% as emissões de GEE por tonelada transportada. Além disso, manteve-se a renovação da frota, através da aquisição de veículos mais eficientes.
Por fim, destacar ainda que a empresa partilha o seu desempenho de sustentabilidade com os seus clientes através das plataformas Ecovadis e SEDEX.