CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Alguns dos melhores e mais inovadores produtos portugueses para o design e decoração de interiores estarão em exposição, entre os dias 6 e 11 de Junho, na cidade de Milão. A “Made in Portugal naturally” insere-se na Tortona Design Week, um evento anual dedicado a este cluster.
Localizada na Via Tortona, a mostra portuguesa inclui peças de mais de 40 empresas das diversas indústrias da Fileira Casa, como o mobiliário, colchoaria, têxteis-lar, cutelaria, cerâmica, iluminação e tapeçaria. Em conjunto, constroem um espaço único e acolhedor, que simula os ambientes de uma sala de estar e jantar, em conjunto com zona de bar.
A curadoria da exposição é da responsabilidade do designer luso-francês Christophe de Sousa. Com uma vasta experiência num conjunto alargado de sectores, soma múltiplos prémios na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), sendo admirado pela paixão pelos processos criativo e produtivo.
Um dos materiais mais tradicionais da indústria nacional, a cortiça merece lugar de destaque nesta mostra. Coordenada por Toni Grilo, um designer altamente reconhecido no seio da indústria do mobiliário nacional, uma das áreas desta exposição é inteiramente dedicada a produtos sustentáveis compostos por este material. Visando a promoção da economia circular, bem como do conhecimento e know-how dos artesãos portugueses, esta zona constitui um dos grandes pontos de atracção do espaço “Made in Portugal naturally”.
Após uma edição de grande sucesso no ano passado, a APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) e a AICEP decidiram realizar uma nova iniciativa, com vista à divulgação das marcas e produtos portugueses junto dos profissionais italianos, mas igualmente dos milhares de prescritores, agentes e decoradores que visitam a cidade de Milão durante esta semana.
“Não poderíamos ter recebido melhor feedback sobre a acção realizada em 2021, tanto dos visitantes como das marcas presentes. Este ano, com a retoma das viagens internacionais e eventos empresariais, as nossas expectativas são ainda maiores. Prevemos receber mais de 5000 profissionais e promover as nossas marcas nos nossos mercados tradicionais de exportação, mas também em mercados emergentes de grande potencial”, afirma Joaquim Carneiro, presidente da APIMA.
A Fileira Casa Portuguesa é constituída por mais de 7 500 empresas, que representam cerca de 61 mil postos de trabalho e um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros. Os diversos sectores que a integram são responsáveis por perto de 4,5% do total de exportações da economia nacional.