AEP volta ao Canadá com 10 empresas nacionais
O país, que já é um importante parceiro à escala global e para o comércio português, vai receber uma missão empresarial portuguesa com o objectivo de potenciar as oportunidades de negócio num mercado cada vez mais receptivo às empresas portuguesas

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A comitiva da AEP – Associação Empresarial de Portugal integra 10 empresas de diversos sectores de actividade e irá dividir-se entre Montreal, a maior cidade da província de Quebec, e Toronto, o centro financeiro de um país que ocupa grande parte da América do Norte.
“Portugal tem uma longa relação com o Canadá devido à vasta comunidade de emigrantes portugueses. O país é um importante mercado para o comércio português devido ao seu elevado potencial de crescimento, o que torna cada vez mais relevante a aposta da AEP. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial, constituindo um importante parceiro em termos de investimento à escala global”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Esta é a sétima missão empresarial organizada pela AEP ao Canadá. A última deslocação foi em 2019.
Durante a missão, as empresas portuguesas terão oportunidade de estabelecer contactos com potenciais parceiros locais, através de reuniões já agendadas.
As empresas que integram esta missão são a Dune Blue (meias), Catari Indústria (estruturas metálicas), Binomio – Produtos Alimentares (chocolate e produtos de confeitaria), NeiperHome (têxteis-lar), Lumatex – Indústria Textil (têxteis-lar), Cheer Up Viagens e Turismo (turismo), Prinemo (engenharia), Emotions at Home (têxteis-lar), Arch Valadares (cerâmica sanitária) e Sinuta (aparelhos e equipamentos para comunicações).
Com uma população a rondar os 38 milhões de habitantes, o Canadá é a 9ª maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos. Integra o G7 – que reúne os países mais industrializados e desenvolvidos do mundo -, tem uma economia sólida, aberta, competitiva e transparente e possui um elevado nível de vida.
Em 2021, segundo dados do INE, o Canadá foi o 14º cliente das exportações portuguesas de bens, ocupando a 19ª posição ao nível das importações. Entre 2017 e 2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 13,9% e de 0,03% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável a Portugal, tendo apresentado um excedente de 172 milhões de euros.
Na estrutura das exportações destacam-se os produtos alimentares, as matérias têxteis, os plásticos e borracha, os metais comuns e os produtos químicos. Os principais grupos de produtos importados foram os produtos agrícolas, os veículos e outros materiais de transporte, as máquinas e aparelhos, os produtos químicos e os metais comuns.