
CONSTRUIR
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
ADENE lança versão portuguesa do relatório ‘Financiamento de Energias Limpas em África”
Devo vender a casa sozinho ou recorrer a uma imobiliária? Prós e contras
MCA celebra contrato de 15M€ com linha de crédito britânica
A APCMC – Associação Materiais de Construção vai realizar o seminário internacional Speed Up Materiais de Construção 4.0, no dia 31 Maio, no Porto. A sessão de apresentação do Speed Up Materiais de Construção 4.0 irá servir para reflectir e discutir a “A digitalização da ‘supply-chain’ dos materiais de construção na Europa”.
O painel, moderado por Johan Stevens, director geral da Sanitop, conta com a participação de dois importantes players europeus no sector dos materiais de construção. É o caso de Geert Nieuwenhuizen, da Content4all ebm b.v., que vai apresentar a sua experiência como distribuidor e de Thomas Heuchert, da Grundfos GMBH, que vai mostrar a visão do fabricante.
Destaque também para a participação no painel de Rui Monteiro, da AGEFE, associação nacional do sector eléctrico, e gestor da ETIM Portugal – sistema de classificação para produtos.
O encontro terá como ponto alto a apresentação da plataforma APCMC Datacheck, que ficará a cargo de António Lima, fundador da Wewow. A plataforma APCMC Datacheck – que está pronta e já está a ser disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores – é uma ferramenta de gestão que permite aceder a toda a informação sobre os produtos do sector dos materiais de construção, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, etc., bem como as respectivas actualizações.
José de Matos, Secretário-Geral da APCMC, destaca a importância deste encontro “que se destina a sensibilizar os agentes económicos do sector para as vantagens da digitalização dos vários processos internos das empresas e, também, para facilitar e tornar mais rigorosa e eficiente a relação entre fabricantes e distribuidores”.
Acrescenta que “o passo dado com a disponibilização desta ferramenta permitirá ir ainda mais longe no sentido de contribuir para melhorar a qualidade da informação disponibilizada aos projectistas e aos construtores e facilitar o respectivo acesso, nomeadamente às fichas técnicas de produtos, através de meios igualmente digitais e interoperáveis. A utilização de formatos e classificações standard permitirá, numa próxima fase, a implementação do EDI (Electronic Data Interchange) para enviar e receber documentos como notas de encomenda e facturas”.
O Speed Up Materiais de Construção 4.0 é um projecto desenvolvido no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Qualificação do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE.