
CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
A APCMC – Associação Materiais de Construção vai realizar o seminário internacional Speed Up Materiais de Construção 4.0, no dia 31 Maio, no Porto. A sessão de apresentação do Speed Up Materiais de Construção 4.0 irá servir para reflectir e discutir a “A digitalização da ‘supply-chain’ dos materiais de construção na Europa”.
O painel, moderado por Johan Stevens, director geral da Sanitop, conta com a participação de dois importantes players europeus no sector dos materiais de construção. É o caso de Geert Nieuwenhuizen, da Content4all ebm b.v., que vai apresentar a sua experiência como distribuidor e de Thomas Heuchert, da Grundfos GMBH, que vai mostrar a visão do fabricante.
Destaque também para a participação no painel de Rui Monteiro, da AGEFE, associação nacional do sector eléctrico, e gestor da ETIM Portugal – sistema de classificação para produtos.
O encontro terá como ponto alto a apresentação da plataforma APCMC Datacheck, que ficará a cargo de António Lima, fundador da Wewow. A plataforma APCMC Datacheck – que está pronta e já está a ser disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores – é uma ferramenta de gestão que permite aceder a toda a informação sobre os produtos do sector dos materiais de construção, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, etc., bem como as respectivas actualizações.
José de Matos, Secretário-Geral da APCMC, destaca a importância deste encontro “que se destina a sensibilizar os agentes económicos do sector para as vantagens da digitalização dos vários processos internos das empresas e, também, para facilitar e tornar mais rigorosa e eficiente a relação entre fabricantes e distribuidores”.
Acrescenta que “o passo dado com a disponibilização desta ferramenta permitirá ir ainda mais longe no sentido de contribuir para melhorar a qualidade da informação disponibilizada aos projectistas e aos construtores e facilitar o respectivo acesso, nomeadamente às fichas técnicas de produtos, através de meios igualmente digitais e interoperáveis. A utilização de formatos e classificações standard permitirá, numa próxima fase, a implementação do EDI (Electronic Data Interchange) para enviar e receber documentos como notas de encomenda e facturas”.
O Speed Up Materiais de Construção 4.0 é um projecto desenvolvido no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Qualificação do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE.