Cluster ferroviário com foco nos investimentos a realizar
Marcado por um contexto de expectativa quanto ao futuro do sector ferroviário em Portugal e na Europa, “PORTUGAL RAILWAY SUMMIT” focou-se nos planos de investimento, nos desafios da sustentabilidade e em discutir as prioridades
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Em Matosinhos terminou hoje, 17 de Maio, o “PORTUGAL RAILWAY SUMMIT”, organizado pela PFP – Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia.
Marcado por um contexto de expectativa quanto ao futuro do sector ferroviário em Portugal e na Europa, o evento focou-se nos planos de investimento e nos desafios da sustentabilidade, proporcionando a discussão de prioridades e novas perspectivas de inovação ferroviária.
Este encontro assume particular importância para a discussão de prioridades, novas perspectivas de inovação ferroviária, para o desenvolvimento do sector e toda a sua cadeia de valor, focando os planos de investimento que se avizinham e os desafios ecológicos a enfrentar.
Foi proposto ao Governo […] que fosse antecipada a ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, e que os comboios de alta velocidade pudessem chegar mais cedo não só a Campanhã, mas depois a uma nova estação no aeroporto”, afirmou Carlos Fernandes. O Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, IP, foi um dos oradores no Painel sobre Investimentos Nacionais, onde a empresa tem tido papel fundamental nos últimos anos, decorrente do Programa Ferrovia 2020, e que terá também futuramente, na concretização do investimento a realizar através do Programa Nacional de Investimento – PNI2030.
A proposta de antecipação, que o responsável anunciou, relaciona-se com a possível disponibilidade de verbas proveniente do adiamento de investimentos na ligação à estação do Oriente, em Lisboa. “Estavam previstas duas fases, a IP propôs ao Governo a constituição de uma terceira fase”, que corresponde ao troço Carregado – Lisboa, para que este “seja atrasado, provavelmente, para depois de 2040”, disse.
Segundo Carlos Fernandes, os dois ou três minutos de viagem perdidos com a não execução dessa obra até Lisboa permitiram alocar verbas para a ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, que serve o Porto, o Norte do país e a Galiza.
O projecto de alta velocidade ferroviária está previsto ser finalizado até 2030, com a primeira fase, correspondente ao troço Porto – Soure (Coimbra), com obras entre 2026 e 2028. O aeroporto estava inicialmente previsto na segunda fase, envolvendo a ligação a Vigo, mas é agora pretensão da IP antecipá-la. A estação em Gaia será a primeira estação da Área Metropolitana do Porto.
Ao longo dos dois dias de encontro tiveram lugar seis painéis, tendo o primeiro dia sido dedicado ao tema “Investimentos Nacionais e Internacionais” e às “Inovações e Desafios Tecnológicos”. No dia 17 de Maio a “Intermodalidade” e o “Fórum de Clusters” dominaram os trabalhos.
O PORTUGAL RAILWAY SUMMIT, é o fórum de discussão anual das tendências do sector Ferroviário. Pontos de encontro privilegiados para a criação de oportunidades de negócio e parcerias estratégicas focadas nos tópicos definidos pelo European Rail Research Advisory Council e pela Agenda Estratégica de Investigação e Inovação Ferroviária, “RAIL 2030 – Research and Innovation priorities”: Digitalização, Automação, Nova Mobilidade Soluções, Mobilidade Mais Verde e Sustentável. Ferrovia, a espinha dorsal da Mobilidade 2030.