Volume de Fusões e Aquisições regista diminuição de 20% no primeiro trimestre de 2022
O mercado transaccional português registou no primeiro trimestre de 2022, 98 operações com valor total de 977 milhões de euros. Estes números representam uma diminuição de 20% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 74% do capital mobilizado
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O mercado transaccional português registou no primeiro trimestre de 2022, 98 operações com valor total de 977 milhões de euros, no qual 43% do total das transacções possuem os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do Transactional Track Record em colaboração com o Intralinks.
Estes números representam uma diminuição de 20% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 74% do capital mobilizado. Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo no primeiro trimestre, com 25 transacções, seguido pelo sector de Business & Professional Support Services, com 10 operações.
No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal no período, contabilizando 10 transacções. Em segundo lugar está os Estados Unidos com oito operações. Em sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Itália e a França como principal destino de investimento, com três e duas transacções, respectivamente.
As empresas norte-americanas diminuíram em 11% suas aquisições no mercado português, no primeiro trimestre de 2022. As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet diminuíram 25% em comparação ao mesmo período de 2021.
Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, houve uma diminuição de 60% no período.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
No primeiro trimestre foram contabilizadas quatro transacções Private Equity com um total de 26 milhões de euros. Tendo-se registado uma diminuição de 42% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2021.
Em Venture Capital, foram realizadas 15 rodadas de investimentos com um total de 70 milhões de euros, representando uma diminuição de 42% no número de transacções. No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 29 transacções com um valor de 400 milhões de euros, representando uma queda de 17% no número de operações.
Transacção do trimestre
A transacção destacada pelo TTR no primeiro trimestre de 2022 foi a conclusão da venda pela Atlantia, de participação de 17,21% na Lusoponte, para a VINCI Highways e Lineas – Concessões de Transportes, subsidiária da Mota-Engil. O valor da transacção é de 55,70 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados; Sérvulo & Associados e CS’Associados; e VdA – Vieira de Almeida.