Volume de Fusões e Aquisições regista diminuição de 20% no primeiro trimestre de 2022
O mercado transaccional português registou no primeiro trimestre de 2022, 98 operações com valor total de 977 milhões de euros. Estes números representam uma diminuição de 20% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 74% do capital mobilizado

CONSTRUIR
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
ADENE lança versão portuguesa do relatório ‘Financiamento de Energias Limpas em África”
Devo vender a casa sozinho ou recorrer a uma imobiliária? Prós e contras
MCA celebra contrato de 15M€ com linha de crédito britânica
O mercado transaccional português registou no primeiro trimestre de 2022, 98 operações com valor total de 977 milhões de euros, no qual 43% do total das transacções possuem os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do Transactional Track Record em colaboração com o Intralinks.
Estes números representam uma diminuição de 20% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 74% do capital mobilizado. Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo no primeiro trimestre, com 25 transacções, seguido pelo sector de Business & Professional Support Services, com 10 operações.
No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal no período, contabilizando 10 transacções. Em segundo lugar está os Estados Unidos com oito operações. Em sentido inverso, as empresas portuguesas escolheram a Itália e a França como principal destino de investimento, com três e duas transacções, respectivamente.
As empresas norte-americanas diminuíram em 11% suas aquisições no mercado português, no primeiro trimestre de 2022. As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet diminuíram 25% em comparação ao mesmo período de 2021.
Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, houve uma diminuição de 60% no período.
Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
No primeiro trimestre foram contabilizadas quatro transacções Private Equity com um total de 26 milhões de euros. Tendo-se registado uma diminuição de 42% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2021.
Em Venture Capital, foram realizadas 15 rodadas de investimentos com um total de 70 milhões de euros, representando uma diminuição de 42% no número de transacções. No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 29 transacções com um valor de 400 milhões de euros, representando uma queda de 17% no número de operações.
Transacção do trimestre
A transacção destacada pelo TTR no primeiro trimestre de 2022 foi a conclusão da venda pela Atlantia, de participação de 17,21% na Lusoponte, para a VINCI Highways e Lineas – Concessões de Transportes, subsidiária da Mota-Engil. O valor da transacção é de 55,70 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados; Sérvulo & Associados e CS’Associados; e VdA – Vieira de Almeida.