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    Zehnder Group apresenta novo sistema de cores

    A Zehnder analisou tendências em áreas como arquitectura, design de interiores, casas de banho, espaços de estar, superfícies e materiais, tendo resultado cinco tonalidades: The Sanctuary, The Mystical Home, Neo Green, Mother Earth e Mono Material Concrete

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    A Zehnder Group apresenta o seu novo sistema de cores com tonalidades “inspiradoras e duradouras”. A nova gama de cores assegura que “o sistema está sempre actualizado e em equilíbrio entre modismos e tendências a longo prazo”.

    O novo sistema de cor Zehnder oferece aos utilizadores todas as opções disponíveis para coordenar a cor dos seus radiadores com as últimas tendências de design de interiores, integrando-os perfeitamente em qualquer ambiente.

    As cores básicas foram desenvolvidas a partir das tonalidades e acabamentos metálicos existentes e foram também expandidas para incluir novas cores. A nova paleta apresenta diferentes tonalidades de cores quentes e frias, expandindo assim a possibilidade de encontrar a tonalidade certa para que o radiador decorativo combine com o resto da sala.

    Para o desenvolvimento do conceito, a Zehnder recorreu à perícia da reconhecida consultora de estratégia de cor Juliette Baumgartner. Analisou tendências em seis áreas: arquitectura, design de interiores, casas de banho, espaços de estar, superfícies e materiais, do qual resultaram cinco tonalidades: The Sanctuary, The Mystical Home, Neo Green, Mother Earth e Mono Material Concrete.

    The Sanctuary

    Superfícies irregulares, acabamentos escovados, esmaltes mistos e materiais naturais criam pequenos santuários. Os tons naturais de branco, castanho-claro e cinzento são a chave para um ambiente acolhedor para relaxar. Os metais escovados como o latão combinados com a madeira criam um contraste moderno. Formas arredondadas e texturas suaves temperam a austeridade.

    The Mystical Home

    Superfícies irregulares e naturais contrastam com desenhos refinados. A textura irregular do betão misturado com superfícies de pedra polida cria uma experiência multissensorial. Tons negros e cinzentos escuros, grafite e taupe são a chave para um lar místico. As salas monocromáticas são acentuadas com tons azuis-escuros e metal escovado. Esta paleta de cores destina-se a gerar um espaço tranquilo para rituais de bem-estar.

    Neo Green

    Reflectindo o apelo de um ambiente natural. Os tons de verde ajudam a reconciliar o nosso desejo pela natureza nas nossas vidas. Paredes e pavimentos, assim como têxteis e decoração, imergem em tons de verde. As cores suaves e delicadas da menta ou grafite reflectir o nosso desejo de um ambiente natural. Tons nus, castanhos claros e cinzentos criam harmonia e tranquilidade.

    Mother Earth

    A terracota ajuda a criar um aspeto quente e terroso, tanto como material como cor. A qualidade da terracota altamente pigmentada e as cores sólidas saturadas, embora desbotadas pelo sol, criam um aspecto natural e sofisticado. Os tons de algodão branco, ocre, vermelho tijolo e castanho combinam-se para produzir uma paleta de cores terrosas. Terracotta simboliza a terra em que vivemos e o nosso forte desejo de a proteger.

    Mono Material Concrete

    A continuidade do espaço: rústico, sem costura, expressivo. A utilização de um único material cria um aspecto uniforme, sem costura e um espaço silencioso, livre de ruído visual. O betão bruto flui do interior para o exterior, dando continuidade ao espaço. Os excêntricos tons naturais laranja e castanho produzem um contraste moderno. Os acessórios domésticos em metal escovado estão perfeitamente combinados.

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    A COBOD lança nova versão de impressora 3D

    A COBOD International lança o seu terceiro modelo de impressora 3D, a impressora de construção 3D BOD3. Já testado a nível global está presente e operacional em 3 países: Angola, Indonésia e Bahrein

    A COBOD International, especialista em tecnologia de impressão 3D para construção, apresenta com orgulho a impressora de construção 3D BOD3 para impressão 3D de betão real. Equipado com um sistema de carris extensível no solo, o BOD3 faz avançar o processo de construção, eliminando o tempo de inactividade da impressora entre vários edifícios no mesmo local, estabelecendo um novo padrão de produtividade e eficiência. O BOD3 é uma solução para construções baixas e de alto volume e uma alternativa muito eficaz aos métodos de construção convencionais.
    O coração e a principal característica da nova impressora 3D BOD3 é o avançado sistema de calhas extensíveis baseadas no solo. Este sistema permite a extensão ilimitada ao longo dos eixos Y (comprimento), expandindo a área de impressão para cobrir 2 ou 3 edifícios e reduzindo o tempo de configuração para uma única instalação para projectos de vários edifícios. Permite uma impressão contínua e ininterrupta em grandes locais, aumentando a eficiência para a produção em grande volume e em massa a uma maior escala.

    O BOD3, o terceiro modelo de impressora COBOD, é o resultado de anos de investigação dedicada, desenvolvimento e estreita colaboração com os clientes. Para a empresa “é um avanço vital na tecnologia de construção automatizada, atendendo directamente à urgente procura global por soluções de construção mais rápidas, inteligentes, eficientes e sustentáveis. Como qualquer impressora 3D COBOD, o design modular da BOD3 oferece personalização, permitindo que se adapte facilmente aos desejos de qualquer tamanho do cliente, além de ir ao encontro dos diferentes tamanhos de estaleiros de construção em qualquer parte do mundo”.

    Já implementado no mercado global, o BOD3 está actualmente em actividade na Indonésia, pela empresa Modula Tiga Dimensi, em Angola, pela Power2Build, e no Bahrein, pela Ab’aad 3D. Os clientes relatam uma execução de projecto mais rápida, com um tempo de inactividade quase nulo entre edifícios individuais no mesmo local. Diferentes projectos que demonstram a capacidade do BOD3 de acelerar a construção e imprimir com betão real, com 99% de materiais de origem local e 1% do D.fab, uma solução desenvolvida em conjunto pela COBOD e Cemex para tornar o betão imprimível em 3D.

    “A crise global da habitação exige uma solução de construção mais eficiente que seja mais rápida, mais eficiente e escalável. O BOD3 é a nossa resposta a este desafio. Com base em anos de investigação e experiência, concebemos o BOD3 com características inovadoras, tornando-o o nosso modelo mais económico e eficiente para edifícios baixos. O seu design suporta a produção linear de alto volume de casas, permitindo a produção em massa sem comprometer a qualidade. O facto de já terem sido vendidas seis unidades antes do seu lançamento oficial diz muito sobre a procura do mercado do BOD3 e a confiança que os nossos clientes depositam na nossa tecnologia”, sublinha Henrik Lund-Nielsen, fundador e director geral do COBOD.

    A COBOD entrou no mercado português “pela mão” da Havelar, mais recentemente a empresa angolana Power2Build anunciou também a sua intenção de também entrar no mercado da construção modular português.

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    CICCOPN forma trabalhadores da Mota-Engil

    A Mota-Engil escolheu o CICCOPN para a formação e (re)qualificação dos seus trabalhadores, tendo apostado em acções de formação nas áreas de língua inglesa, gestão de projectos e ferramentas de cálculo avançada

    Ao reconhecer a importância da qualificação contínua dos seus profissionais, a Mota-Engil, uma das principais empresas do sector da Construção em Portugal, tem apostado no desenvolvimento das competências dos seus trabalhadores, através de formações promovidas pelo Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN).

    Desta forma, ao longo dos últimos meses, o centro tem organizado diversas acções de formação, tanto online como presenciais, destinadas a dotar os trabalhadores da Mota-Engil de novas capacidades técnicas, em áreas de formação que incluem língua inglesa, gestão de projectos e ferramentas de cálculo avançada

    “Estas formações foram desenhadas para acompanhar a evolução tecnológica e as necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. A aposta na qualificação dos trabalhadores, como a Mota-Engil tem feito, é fundamental para garantir a eficiência, a segurança e a sustentabilidade nas operações de qualquer empresa. O CICCOPN reforça assim o seu compromisso em preparar os trabalhadores para os desafios atuais, assegurando que empresas como a Mota-Engil mantêm a sua posição de liderança, através do desenvolvimento contínuo das suas equipas”, refere o centro.

    Localizado no concelho da Maia, o CICCOPN ocupa uma área de 85 800 m², dispondo de infraestruturas modernas, como oficinas para prática simulada, biblioteca, espaço desportivo, refeitório, alojamento para formandos de outras regiões, além de um Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção (LGMC). O CICCOPN tem vindo a potenciar a sua capacidade instalada, permitindo uma organização flexível, disponibilizando equipamentos adequados às diferentes necessidades da formação e respeitando os princípios básicos de acessibilidade, condições de segurança e higiene gerais e específicas a cada tipologia de intervenção e respectiva saída profissional.

    Com uma abordagem pedagógica inovadora, o Centro foca-se no desenvolvimento de competências essenciais nos seus formandos. Possui espaços de aprendizagem modular e transdisciplinar, inspirados no projecto “Future Classroom Lab”, da European Schoolnet, o qual prevê o desenvolvimento de contextos de aprendizagem apoiados em seis cenários bem definidos: investigação, desenvolvimento, colaboração, apresentação, criação e interacção. Pretende-se, desta forma, motivar os formandos para as competências definidas para o século XXI, nomeadamente o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração.

    O CICCOPN inaugurou, em Fevereiro de 2024, um polo na localidade de Telões, em Amarante, no Tâmega Park, em instalações que resultam de uma parceria de proximidade com o IEFP., em articulação com o Centro de Emprego do Tâmega e Sousa. Nestas instalações, já se iniciaram diversas acções de formação, especificamente viradas para formandos da região.

    No âmbito da sua actividade, o CICCOPN oferece uma vasta gama de percursos formativos, incluindo cursos de educação e formação para jovens, cursos de especialização tecnológica e formação modular certificada. para adultos que procuram requalificação, o centro disponibiliza cursos de educação e formação de adultos e faz ainda parte da rede de centros qualifica. além disso, disponibiliza formações especializadas em áreas como o gás e desenvolve soluções formativas à medida para empresas

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    Prome investe 13,5M€ para dobrar capacidade de armazenagem 

    A Prome, que actua no comércio por grosso e distribuição de electrodomésticos em Portugal, acaba de anunciar um investimento de 13,5 milhões de euros para expandir as suas operações e atender à crescente procura dos sectores profissionais, em particular a construção, a promoção imobiliária e o turismo

    Com sede na zona industrial de Condeixa-a-Nova, a empresa portuguesa está a duplicar a sua capacidade de armazenagem, consolidando-se como um dos maiores players no sector, com 34.000m² de área logística nos próximos dois a três anos.

    Com quase 30 anos de experiência, a Prome detém actualmente um armazém de 17.000m², gerindo um stock médio de 16 milhões de euros e uma oferta de 14.000 referências de produtos. Este novo investimento visa não apenas modernizar as suas instalações, mas também aumentar a capacidade de resposta às crescentes exigências dos sectores da construção, promoção imobiliária e hotelaria. Graças ao seu vasto portfólio, que permite entrega de grandes quantidades em menos de 48 horas, e ao seu aconselhamento profissional, a Prome tem sido um parceiro fundamental para grandes empreendimentos.

    “Este investimento representa um marco decisivo para a Prome, permitindo-nos não só duplicar a nossa capacidade de armazenagem, mas também fortalecer o nosso compromisso com os sectores em crescimento da construção, imobiliário e hotelaria, tanto a nível nacional como internacional”, refere Ezequiel Ferreira, CEO da Prome. “Prepara-nos para o futuro e permite-nos garantir que estamos posicionados para continuar a responder a todas as necessidades do mercado profissional com ainda mais rapidez e eficiência, assegurando que mantemos a nossa posição de parceiro de confiança na entrega de soluções completas de electrodomésticos”, acrescenta.

    O ano em curso será um ano de consolidação da actividade, com a Prome a prever alcançar os 75 milhões de euros de facturação já em 2025, reflexo do crescimento sustentado ao longo dos últimos anos. Este novo impulso financeiro permitirá à empresa não só expandir para o mercado externo, mas também integrar algumas novas marcas ao seu portefólio, que já inclui nomes conceituados como Bosch, Siemens, Samsung, Whirlpool, LG, TEKA, HAIER, AEG, Vulcano, entre muitas outras.

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    Melom e QMACO: Lisboa lidera em remodelações

    Entre Janeiro e Junho de 2024 as marcas receberam 4.322 pedidos de intervenção e viram adjudicados mais de 25 milhões de euros a nível nacional. O concelho de lisboa é a região onde se registam mais pedidos (929) e onde se assinala maior volume de adjudicações, 16,4M€

    Segundo dados apurados pela Melom e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) nos primeiros seis meses de 2024 a marca somou 4.322 pedidos de remodelação e adjudicou obras no valor de mais de 25 milhões de euros. A maioria da procura incidiu em obras de remodelação geral (cozinhas, salas e instalações sanitárias) em apartamentos familiares. Lisboa é região onde mais se aposta em remodelações com 929 pedidos registados e mais 16 milhões de euros de adjudicações.

    Além de Lisboa, no primeiro semestre de 2024, Sintra, Porto e Loures foram os outros concelhos onde se registou o maior número de pedidos de remodelação. Desta forma, a MELOM e QMACO receberam um total de 2.312 contactos. Durante este período, nestes quatro concelhos registaram-se 396 adjudicações e o volume total de intervenções foi de 20.384.810,60€. O valor médio por obra foi de 35.623,67€.

    Lisboa lidera como o concelho que mais apostou em remodelação, com 196 obras adjudicadas, 27,03% do total registado pelas marcas. Seguem-se os concelhos de Cascais e Loures (ambos 12,14%), Sintra (12%), Torres Vedras (7,72%), Oeiras (7,17%), Vila Franca de Xira (6,07%), Seixal (5,24%), Amadora (4%), Porto
    (3,45%) e Almada (3,03%).

    Relativamente aos trabalhos mais solicitados, a maioria dos pedidos recai em projectos de remodelação geral, para interior de apartamentos, nomeadamente as cozinhas, salas e instalações sanitárias. Regista- se ainda alguma procura por remodelações dos espaços exteriores, como as varandas, terraços e jardins.

    “Cada vez mais as pessoas gostam de passar tempo em casa. Gostam de viver a casa e de receber amigos e familiares em casa. O conforto, a modernidade, a estética e a funcionalidade são fundamentais, hoje são sinónimos de qualidade de vida”, sublinha João Carvalho, co-fundador da Melom.

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    Portugal marca presença em feira de mobiliário na Alemanha

    Arranca a 22 de Outubro a Orgatec. A feira que decorre até dia 25, em Colónia, na Alemanha, recebe as principais tendências e inovações em ambiente de trabalho. Portugal leva sete marcas nacionais, numa organização da AIMMP

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    Portugal reforça a sua presença internacional no sector do mobiliário de escritório com a participação na Orgatec 2024, que decorre de 22 a 25 de Outubro, em Colónia, Alemanha.  Organizada pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, AIMMP, a delegação portuguesa é composta por sete marcas portuguesas de mobiliário e design de espaços de trabalho: Bloma, Cadeinor, Design By Miguel Soeiro, Fenabel, MBN Group, More Contract e X8 Solutions Group.

    Reconhecida como uma plataforma global para tendências e inovações em ambientes de trabalho, a feira será palco para a apresentação das mais recentes soluções em design de mobiliário, destacando a qualidade, inovação e sustentabilidade das empresas portuguesas.

    A participação na Orgatec 2024 representa assim mais um passo estratégico da presença portuguesa nos mercados internacionais, nomeadamente num mercado estratégico como é a Alemanha, promovendo a excelência da indústria nacional. Estas marcas serão responsáveis por representar a diversidade, qualidade e visão inovadora que têm posicionado Portugal como líder na indústria de mobiliário de escritório e espaços de trabalho, apostando fortemente na sustentabilidade e na adaptação às novas exigências dos mercados internacionais.

    “A participação portuguesa na Orgatec 2024 reforça a nossa aposta na internacionalização e na promoção da excelência do mobiliário português no exigente mercado alemão. As nossas empresas estão preparadas para dar resposta às tendências globais, combinando inovação, sustentabilidade e qualidade. Esta presença em Colónia demonstra o compromisso de Portugal com o futuro dos ambientes de trabalho, com soluções de design que respondem às necessidades do mercado global”, sublinha Vítor Poças, presidente da AIMMP

    Nos últimos anos, o sector de madeira e mobiliário de Portugal tem registado um crescimento significativo nas exportações, com especial destaque para os segmentos de mobiliário de escritório e ambientes de trabalho. A participação na Orgatec 2024 surge como mais uma oportunidade de consolidação e expansão, permitindo a Portugal explorar novas oportunidades num mercado em constante evolução e onde a inovação é uma exigência.

    A presença integra o Inter Wood & Furniture, o plano de internacionalização da AIMMP que prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que desde 2010 duplicou as suas exportações.

     

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    Zome realiza 4ª Meet Up dedicada à tecnologia nos negócios imobiliários

    A 4ª Meet Up da Zome contará com a participação de Rui Barbosa, CEO da Devscope e da Beedigital, e de Fernando Domingues Jr, Head in Portugal da 12AI (International Association of Artificial Intelligence). O evento semi-presencial com emissão live streaming, tem lugar a 23 de Outubro, no Coimbra iParque

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    tagsZome

    A Zome organiza mais uma conferência sobre temas relacionados com o sector imobiliário. Sob o título ‘Da Lead ao Deal: Tecnologia que Fecha Negócios Imobiliários”, no Coimbra iParque, a 23 de Outubro, às 14h30, a marca pretende debater soluções inovadoras com recurso a novas tecnologias criadas para agilizar os processos e melhorar os resultados no sector.

    O evento semi-presencial com emissão live streaming em todas as redes sociais da Zome, enquadra-se num ciclo de conferências que assinala o quinto aniversário da marca.  

    O evento contará com um privilegiado painel de oradores, nomeadamente, Carlos Santos , CEO e CTO da Zome, Rui Barbosa, CEO da Devscope e da Beedigital, Fernando Domingues Jr., head in Portugal da 12AI (International Association of Artificial Intelligence) e Frederico Silva, digital marketing manager da Zome.

    Moderado por Ricardo Lopes, presidente do Coimbra iParque, o painel de especialistas irá debruçar-se sobre temas transversais a todas as etapas do negócio, como o próprio título do evento sugere. Serão abordados os impactos da tecnologia, nomeadamente, do marketing digital, da inteligência artificial e do tratamento de dados na otimização dos processos, desde a geração de leads até à experiência do cliente e fecho do negócio.

    Segundo Carlos Santos, CEO da Zome, “a aposta nas soluções digitais permite que o sector agilize a sua forma de actuação, apresentando um maior conforto e praticidade durante os processos, tanto para cliente como para consultor. Temos vindo a observar que, ao contrário do que se poderia imaginar há uns anos, as tecnologias têm estreitado a relação que temos com os nossos clientes porque apresentamos soluções que facilitam e aceleram o processo do ‘lead’ ao ‘deal’, que tende a ser visto como demorado e muito burocrático”.

    A Zome tem vindo a diferenciar-se no mercado pelo investimento na criação de tecnologia própria. De entre as várias soluções criadas pela empresa, destacam-se a Assinatura Digital Certificada, que permite a assinatura de documentos sem deslocação presencial, com a mesma validade e segurança, a Zome NOW, uma ferramenta que possibilita a realização imediata de propostas online ou a reserva directa de imóveis no site da empresa, o Cryptohouses, by Zome, um site pioneiro no mercado imobiliário europeu, permitindo a compra de propriedades com criptoactivos e o o Hub Zome Metaverse, que proporciona visitas virtuais aos imóveis.

    O ciclo de “Meet Ups” da Zome percorreu o País ao longo dos últimos meses, tendo passado por Lisboa, Braga, Porto e agora Coimbra.

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    “Save Water” reduz em 13% o consumo de água pelo Turismo do Algarve

    Os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo “Save Water”, de eficiência hídrica, reduziram em 13% os consumos de água nos primeiros meses do ano

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    O terceiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o sector do turismo, elaborado pela Adene, indica que os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo “Save Water”, de eficiência hídrica reduziram em 13% os consumos de água nos primeiros meses do ano.

    A evolução registada indica que, entre 18 de Março e 30 de Setembro de 2024, houve uma redução de 13% no consumo global e de 16% no consumo específico, resultados positivos que contribuem para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve e revelam uma poupança financeira directa para os empreendimentos turísticos algarvios.

    De assinalar que os registos dos meses de Agosto e Setembro traduziram-se numa ligeira diminuição da tendência de melhoria do desempenho (menos 1% que a redução registada a 31 de Julho), mantendo-se, ainda assim, o alinhamento com o objectivo de redução global de consumo de 13%.

    No mesmo relatório, elaborado pela Adene, constata-se que aderiram à plataforma 93 empreendimentos turísticos, de um total de 650 ET (14%) que representam aproximadamente 30% das camas disponíveis na região. Os aderentes são maioritariamente hotéis.

    Até agora, os empreendimentos turísticos seleccionaram perto de 2500 medidas, cerca de metade das quais estruturantes, sendo as intervenções ao nível dos dispositivos e nos sistemas de rega as mais seleccionadas, seguidas de melhorias no sistema de gestão e manutenção e nos equipamentos. Das medidas adoptadas, cerca de metade já foram implementadas.

    De acordo com uma análise preliminar das poupanças financeiras associadas à poupança de água, os consumos registados entre Janeiro e Setembro de 2024 já conduziram a uma economia média de 3.400 euros por empreendimento, o que se traduz num potencial de poupança anual superior a sete mil euros/ano, considerando que algumas medidas ainda se encontram em implementação e que não estão a ser contabilizados os custos com energia associados ao consumo de água.

    Os trabalhos de alargamento às actividades de alojamento local estão a ser desenvolvidos pela Adene, em articulação com o Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve.
    Estes resultados constam do terceiro relatório de monitorização emitido pela Adene, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, que inclui o selo de eficiência hídrica “Save Water”.

    O selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal,  (TP), tendo a Adene, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.

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    Biocant Park e SES Energia desenvolvem Comunidade de Energia Renovável

    Esta colaboração prevê a valorização de uma central de energia fotovoltaica de 1MW, aumentando a autonomia energética do parque em mais de 50% e reduzindo a dependência da rede eléctrica

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    Biocant Park e a SES Energia celebraram um acordo de colaboração no sentido de criar uma Comunidade de Energia Renovável, que tem como ambição servir todo o ecossistema de empresas do centro de ciência e inovação. Esta colaboração prevê a valorização de uma central de energia fotovoltaica de 1MW, aumentando a autonomia energética do parque em mais de 50% e reduzindo a dependência da rede eléctrica. A medida terá um forte impacto ambiental, evitando a emissão anual de mais de 884 toneladas de CO2, o que equivale a plantar 40.160 árvores todos os anos.

    “Este projecto é um marco essencial na nossa estratégia de sustentabilidade. O parque é um grande consumidor de energia e queremos garantir que esta seja verde, com o menor impacto possível no meio ambiente. A parceria com a SES Energia visa dotar o parque de soluções responsáveis e sustentáveis, alinhadas com o nosso compromisso ambiental”, sublinha Delfina Moreira, CEO do Biocant Park.

    Localizado em Cantanhede, o parque de ciência e tecnologia dedicado exclusivamente à biotecnologia, funciona como um polo de inovação. O Biocant Park combina investigação científica e desenvolvimento tecnológico, proporcionando um ambiente dinâmico e de ponta para empresas e startups das áreas da biotecnologia, ciências da vida, saúde, agroalimentar e industrial. Com laboratórios modernos, o parque promove sinergias entre a investigação e o sector empresarial, ajudando as empresas a transformar ideias em soluções com impacto global.

    “O Biocant Park é um dos principais parques de ciência e inovação do país, com um papel fundamental no apoio a empresas de valor acrescentado, especialmente na biotecnologia. Para a SES Energia, é um enorme orgulho colaborar com um parceiro tão empenhado em reduzir o consumo energético e a pegada ambiental”, destaca Bruno Fernandes, director de Desenvolvimento da SES Energia.

    O processo segue a fase de licenciamento, sendo expectável que o projecto esteja em operação até ao final do primeiro trimestre de 2025.

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    Danosa inaugura novas instalações e reforça “compromisso com sustentabilidade”

    As novas instalações marcam um importante marco na construção industrial em Portugal, sendo o primeiro edifício industrial do país certificado com o selo Passive House

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    A empresa Danosa anuncia a inauguração das suas novas instalações em Pombal. Com um investimento superior a 10 milhões de euros, a unidade industrial, totalmente reconstruída e modernizada irá impulsionar a produção de materiais de isolamento térmico, fortalecer a economia circular e contribuir para a descarbonização do sector da construção. Este projecto consolida a presença da Danosa em Portugal, reforçando o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

    As novas instalações da Danosa em Pombal marcam também um importante marco na construção industrial em Portugal, sendo o primeiro edifício industrial do país certificado com o selo Passive House. Este conceito de construção de alto desempenho visa a criação de edifícios com eficiência energética, proporcionando conforto e bem-estar aos seus ocupantes, reduzindo as emissões de CO2 e a dependência de combustíveis fósseis.

    Com uma área total de 55 mil metros quadrados (m2), a nova unidade em Pombal está equipada para aumentar significativamente a produção de isolamento térmico XPS e EPS, essenciais para melhorar a eficiência energética em edifícios, ao integrar mais de três mil toneladas de resíduos de EPS na produção de XPS.

    “As novas instalações em Pombal reforçam a nossa capacidade de produção e inovação, e apoiam a nossa missão de criar soluções sustentáveis e integradas para o sector da construção, em paralelo abrem espaço a melhorar o nosso serviço logístico quer pela localização privilegiada quer pelas instalações em si, optimizadas para uma maior eficiência na distribuição dos nossos produtos”, afirma Pedro Ribeiro, country manager da Danosa Portugal.

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    SunEnergy instala mais de 900 painéis na empresa Jamarcol

    Este projecto concretiza-se numa altura em que a Sunenergy está a lançar uma nova linha de soluções de armazenamento de energia para a indústria e empresas em geral, recorrendo a baterias de lítio de grande capacidade

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    A SunEnergy finalizou mais um projecto de autoconsumo de grande dimensão, desta vez, na empresa Jamarcol, uma empresa de Águeda, com quase 50 anos de história.

    Através deste projecto, foram instalados 962 painéis solares fotovoltaicos de 550W cada para produção de energia eléctrica a partir do sol. Com uma potência total de 530 kW, o projecto vai permitir uma redução significativa da factura energética na ordem dos 50 mil euros anuais, bem como uma estimativa de redução anual de 400 toneladas de emissões de CO2. A Jamarcol dedica-se à produção de componentes metálicos conformados, soldados, pintados ou cromados para fornecimento a clientes de diversas áreas de mercado, em especial do sector das motos.

    “A SunEnergy é uma das empresas em Portugal com mais experiência neste tipo de projectos, pelo que esta parceria faz-nos todo o sentido. A sustentabilidade tem sido um tema premente na Jamarcol e estamos entusiasmados por ter dado este passo, que, além de nos permitir reduzir substancialmente a nossa pegada ecológica, vai também contribuir para reduzir a factura energética”, afirma João Dias, da Jamarcol.

    “Continuamos a realizar grandes projectos com grandes empresas, que procuram uma mudança ao nível das fontes de energia, tornando-as mais sustentáveis”, afirma Rui Oliveira, director comercial da SunEnergy. “Este projecto concretiza-se numa altura em que a Sunenergy está a lançar uma nova linha de soluções de armazenamento de energia para a indústria e empresas em geral, recorrendo a baterias de lítio de grande capacidade que permitirão às empresas em geral aumentarem a sua autonomia energética em relação à rede eléctrica”.

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